CINEMA BRASILEIRO
Em quase 100 anos de existência, o cinema brasileiro já produziu mais de 2 mil filmes e conquistou mais de 50 prêmios internacionais.
E já encontrou muitas dificuldades para se estabelecer como indústria.
Com a chanchada, nos anos 30, começou a se formar um mercado consumidor.
Na produção, o investimento mais ousado foi a inauguração, em 1949, dos estúdios Vera Cruz.
A partir dos anos 50 e 60, o cinema novo introduziu temáticas e linguagens nacionais.
A criação da Embrafilme, organismo estatal que financiava, co-produzia e distribuia filmes, em 1969, criou condições para que a produção nacional se multiplicasse, e o país chegou nos anos 80 ao auge do cinema comercial, produzindo até 100 filmes em um ano.
No final da década o modelo estatal entrou em crise, que alcançou seu ápice com a extinção da Embrafilme, em 1990. À partir de 1993, aos poucos e com muita luta o cinema nacional foi ressurgindo.
Origem - Em 8/7/1896, apenas sete meses depois da histórica exibição dos filmes dos irmãos Lumière em Paris, realizou-se, no Rio de Janeiro, a primeira sessão de cinema no país. Um ano depois, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles inauguraram, na rua do Ouvidor, uma sala permanente.
Em 1898, Afonso Segreto rodou o primeiro filme brasileiro: algumas cenas da baía de Guanabara. Seguiu-se então pequenos filmes sobre o cotidiano carioca e filmagens de pontos importantes da cidade, como o Largo do Machado e a Igreja da Candelária, no estilo dos documentários franceses do início do século.
PRIMEIROS FILMES - Durante dez anos o cinema brasileiro praticamente inexistiu devido à precariedade no fornecimento de energia elétrica. A partir de 1907, com a inauguração da usina de Ribeirão das Lages, mais de uma dezena de salas de exibição foram abertas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A comercialização de filmes estrangeiros foi seguida por uma promissora produção nacional. Documentários em curta-metragem abrem caminho para filmes de ficção cada vez mais longos. "Os estranguladores" (1908), de Antônio Leal, baseado em fato policial verídico, com cerca de 40 minutos de projeção, é considerado o primeiro filme de ficção brasileiro, tendo sido exibido mais de 800 vezes. Esse filão é exaustivamente explorado, e outros crimes da época são reconstituídos como "Noivado de Sangue", Um Drama na Tijuca" e "A mala sinistra".
FORMAÇÃO DOS GÊNEROS - Forma-se, entre 1908 e 1911, um centro carioca de produção de curtas que, além da ficção policial, desenvolve vários gêneros: melodramas tradicionais (A cabana do Pai Tomás), dramas históricos (A república portuguesa), patrióticos (A vida do barão do Rio Branco), religiosos (Os milagres de Nossa Senhora da Penha), carnavalescos (Pela vitória dos clubes) e comédias (Pega na chaleira, As aventuras de Zé Caipora). A maior parte é realizada por Antônio Leal e José Labanca, na Photo Cinematographia Brasileira. Essa produção variada sofre uma sensível redução nos anos seguintes, sob o impacto da concorrência estrangeira. Há um êxodo dos profissionais da área para atividades comercialmente mais viáveis. Outros sobreviveram fazendo "cinema de cavação" (documentários sob encomenda). Dentro desse quadro, houve manifestações isoladas: Luiz de Barros (Perdida), no Rio de Janeiro, José Medina (Exemplo regenerador), em São Paulo, e Francisco Santos (O crime dos banhados), em Pelotas (RS). A partir de 1915 foi produzido um grande número de fitas inspiradas na nossa literatura, em especial na romântica: "Inocência", "A Moreninha", "O Guarani" e "Iracema".
O italiano Vittorio Capellaro é o cineasta que mais se dedica a essa temática.
Filme cantado – Paralelamente, Cristóvão Guilherme Auler e Francisco Serrador realizaram os chamados filmes cantados ou falados, em que os artistas se escondiam atrás das telas e acompanhavam com a voz a movimentação das imagens. Algumas dessas fitas foram apresentadas centenas de vezes, como "A Viúva Alegre". Dentro desse estilo, destacou-se "Paz e Amor" (1910), produzido por Auler e filmado por Alberto Botelho, o primeiro no gênero de filme-revista, que focalizava figuras e acontecimentos político-sociais da época.
CICLOS REGIONAIS - Em 1923 a produção – que se limitava ao Rio de Janeiro e a São Paulo – estendeu-se a Campinas(S.P), Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Na cidade mineira de Cataguases, o fotógrafo italiano Pedro Comello iniciou experiências cinematográficas com o jovem Humberto Mauro e, juntos, produziram "Os três irmãos" (1925) e "Na primavera da vida" (1926).
O movimento gaúcho, de menor expressão, destacou "Amor que redime" (1928), um melodrama urbano, moralista e sentimental, de Eduardo Abelim e Eugênio Kerrigan. E em Campinas, Amilar Alves ganhou prestígio com o drama regional "João da Mata" (1923).
O ciclo pernambucano, com Edson Chagas e Gentil Roiz, foi o que mais produziu.
Os primeiros filmes, de 1925, "Retribuição" e "Jurando vingar", são aventuras, que contam até com personagens que lembram caubóis.
Os temas regionais apareceram com "Os jangadeiros de Aitaré", "Os coronéis de Reveses","Sangue de irmão", ou com "O cangaceiro de Filho sem mãe".
Em São Paulo, José Medina, acompanhado do cinegrafista Gilberto Rossi, dirigiu o longa "Fragmentos da vida", em 1929. No mesmo ano, foi lançado o primeiro filme nacional inteiramente sonorizado: "Acabaram-se os otários", de Luiz de Barros.
No Rio de Janeiro, em 1930, Mário Peixoto realizou o vanguardista "Limite", influenciado pelo cinema europeu.
Humberto Mauro (1897-1983) é considerado o primeiro grande cineasta revelado pelo cinema brasileiro. Nasceu em Volta Grande (MG), mudando-se ainda na infância para Cataguases, onde atuou no teatro amador. Cursou o primeiro ano de engenharia em Belo Horizonte, enquanto trabalhava no "Minas Gerais", o diário oficial do Estado.
Na década de 20, conheceu o fotógrafo Pedro Comello, com quem fez os primeiros filmes. "Na Primavera da Vida", "Tesouro Perdido" (1927), "Brasa Dormida" (1928) e "Sangue Mineiro" (1929).
Em 1930 foi para o Rio e produziu filmes pela Cinédia.
Em 1933, realizou "Ganga Bruta", sua maior obra-prima.
Seu último filme foi "Carro de Boi" (1974), e tratava de temas de sua infância e juventude.
HOLLYWOOD BRASILEIRA - A partir de 1930, a infra-estrutura para a produção de filmes se sofisticou com a instalação do primeiro estúdio cinematográfico no país, o da Companhia Cinédia, no Rio de Janeiro.
Em 1941 foi criada a Atlântida, que centralizou a produção de chanchadas cariocas.
A reação paulista aconteceu mais tarde com o ambicioso estúdio Vera Cruz, em São Bernardo do Campo.
CINÉDIA - Adhemar Gonzaga idealizou a Cinédia, que se dedicou a produzir dramas populares e comédias musicais, que ficaram conhecidas pela denominação genérica de "chanchadas".
Humberto Mauro assinou o primeiro filme da companhia, "Lábios sem Beijos".
Em 1933, dirigiu, com Adhemar Gonzaga, "A Voz do Carnaval", com a cantora Carmen Miranda.
A Cinédia, com comédias musicais – como "Alô, alô, Brasil, alô, alô, Carnaval" e "Onde estás, felicidade?" lançou atores como Oscarito e Grande Otelo.
ATLÂNTIDA - Fundada em 1941 por Moacir Fenelon, Alinor Azevedo e José Carlos Burle, estreou com "Moleque Tião", filme que já deu o tom das primeiras produções: a procura por temas brasileiros. Logo, porém, predominou a chanchada, com baixo custo e com grande apelo popular, como "Nem Sansão nem Dalila", de Carlos Manga, e "Aviso aos Navegantes", de Watson Macedo, com Anselmo Duarte no elenco. Esse gênero dominou o mercado até meados de 1950, promovendo comediantes como Oscarito, Zé Trindade, Grande Otelo e Dercy Gonçalves.
Anselmo Duarte (1920- ), nascido em Salto (SP), mudou-se para o Rio de Janeiro nos anos 40. Trabalhou como ator em diversas produções como "Pinguinho de Gente", pela Cinédia, "Terra Violenta", na Atlântida, "Sinhá Moça", pela Vera Cruz – e conquistou o título de maior galã do cinema nacional.
Começou a trabalhar como argumentista e assistente de direção com Watson Macedo, que considerava seu mestre. Dirigiu curtas e estreou na direção, em 1957, com "Absolutamente Certo". Em 1962 dirigiu "O Pagador de Promessas", filme premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Dirigiu ainda "Vereda da Salvação" (1964), "O Descarte" (1973) e "Os Trombadinhas" (1978),entre outros.
VERA CRUZ - Empreendimento grandioso, a Companhia Vera Cruz surgiu em São Paulo, em 1949. Renegando a chanchada, contratou técnicos estrangeiros e ambicionou produções mais aprimoradas, como: "Floradas na Serra", do italiano Luciano Salce, "Tico-Tico no Fubá", de Adolfo Celli, e "O Canto do Mar", de Alberto Cavalcanti, que voltou da Europa para dirigir a Vera Cruz.
"O Cangaceiro" (1953), de Lima Barreto, fez sucesso internacional, iniciando o ciclo de filmes sobre o cangaço. Amácio Mazzaropi foi um dos grandes salários da companhia, vivendo o personagem caipira mais bem-sucedido do cinema nacional.
A ausência de um esquema viável de distribuição foi apontada como a principal causa do fracasso da Vera Cruz.
Amácio Mazzaropi (1912-1981) nasceu em São Paulo. De família pobre, aos 14 anos fugiu de casa para ser ajudante de faquir, em uma trupe ambulante. Adquiriu sucesso fazendo números cômicos. Trabalhou na Rádio Tupi, onde fez um programa em que conversava com os caipiras de São Paulo. Em 1952, foi contratado pela Vera Cruz e realizou "Sai da Frente" (1952), "Nadando em Dinheiro" (1953) e "Candinho" (1954).
O fim da companhia não interrompeu sua carreira. Filmou depois disso,"A Carrocinha" (1955), "O Gato da Madame" (1956) e consagrou-se com o caipira de Jeca Tatu (1959). Na década de 70, produziu: "Um Caipira em Bariloche" (1971) e "A Banda das Velhas Virgens (1979).
IDENTIDADE NACIONAL - Em meados da década de 50, começa a surgir uma estética nacional. Nesta época são produzidos Agulha no palheiro (1953), de Alex Viany, Rio 40 graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos, e O grande momento (1958), de Roberto Santos, inspirados no neo-realismo italiano. A temática e os personagens começam a expressar uma identidade nacional e lançam a semente do Cinema Novo. Paralelamente, destaca-se o cinema de Anselmo Duarte, premiado em Cannes, em 1962, com O pagador de promessas, e dos diretores Walther Hugo Khouri, Roberto Farias (Assalto ao trem pagador) e Luís Sérgio Person (São Paulo S.A.).
Nelson Pereira dos Santos (1928- ), nasce em São Paulo e, no final da década de 40, freqüenta cineclubes e já faz curtas de 16 mm. Em 1953 muda-se para o Rio de Janeiro, onde trabalha como jornalista a partir de 1957. Faz também assistência de direção, montagem, produção e trabalha também como ator. Na direção, seu filme de estréia, Rio 40 graus (1954), marca uma nova fase no cinema brasileiro, de busca da identidade nacional, seguido por Rio Zona Norte (1957), Vidas secas (1963), Amuleto de Ogum (1974), Memórias do cárcere (1983), Jubiabá (1985) e A terceira margem do rio (1994). No centenário do cinema, em 1995, é convidado pelo British Film Institute para dirigir um filme comemorativo, ao lado de diretores como Martin Scorsese e Bernardo Bertolucci.
Roberto Santos (1928-1987), nasce em São Paulo e, em 1950, cursa o Seminário de Cinema. Trabalha nos estúdios da Multifilmes e Vera Cruz, como continuista e assistente de direção. A partir de 1966 leciona cinema e roteiro na Escola Superior de São Luís e na ECA-USP. Posteriormente, realiza alguns documentários, Retrospectivas e Judas na passarela, na década de 70. O grande momento, de 1958, seu filme de estréia, aproxima-se do neo-realismo e reflete os problemas sociais brasileiros. Seguem, entre outros, A hora e a vez de Augusto Matraga (1965), Um anjo mau (1971) e Quincas Borbas (1986).
Walter Hugo Khouri (1929- ), paulista, produz e dirige teleteatros para a TV Record, na década de 50. Trabalha como crítico de cinema e jornalista. Nos estúdios da Vera Cruz, começa fazendo preparação de produção e, em 1964, passa à frente da companhia. Influenciado por Bergman, sua produção enfoca os problemas existenciais, com trilha sonora refinada, diálogos inteligentes e mulheres sensuais. Autor completo de seus filmes, faz roteiro, direção, orienta a montagem e a fotografia. Depois de O gigante de pedra (1952), seu primeiro filme, seguem-se Noite vazia (1964), O anjo da noite (1974), Amor estranho amor (1982), Eu (1986) e Forever (1988), entre outros.
CINEMA NOVO - "Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" é o lema de cineastas que, nos anos 60, se propõem a realizar filmes de autor, baratos, com preocupações sociais e enraizados na cultura brasileira. Vidas secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos, é o precursor. Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, e Os fuzis, de Rui Guerra, também pertencem à primeira fase, concentrada na temática rural, que aborda problemas básicos da sociedade brasileira, como a miséria dos camponeses nordestinos. Após o golpe de 64, a abordagem centraliza-se na classe média urbana, como em A falecida, de Leon Hirszman, O desafio, de Paulo César Sarraceni, e A grande cidade, de Carlos Diegues, que imprimem nova dimensão ao cinema nacional.
Com Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, o Cinema Novo evolui para formas alegóricas, como meio de contornar a censura do Regime Militar. Dessa fase, destacam-se Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, Brasil ano 2000, de Walter Lima Jr., O bravo guerreiro, de Gustavo Dahl, e Pindorama, de Arnaldo Jabor.
Glauber Rocha (1939-1981) é o grande nome do cinema brasileiro. Nasce em Vitória da Conquista, Bahia, e inicia a carreira em Salvador, como crítico de cinema e documentarista, realizando O pátio (1959) e Uma cruz na praça (1960). Com Barravento (1961), é premiado no Festival de Karlovy Vary, na Tchecoslováquia. Deus e o diabo na terra do sol (1964), Terra em transe (1967) e O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969) ganham prêmios no exterior e projetam o Cinema Novo. Nesses filmes predomina uma linguagem nacional e de caráter popular, que se distingue daquela do cinema comercial americano, presente em seus últimos filmes, como Cabeças cortadas (1970), filmado na Espanha, e A idade da terra (1980).
Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) nasce no Rio de Janeiro e cursa a UFRJ. Recebe influências do professor do cinema mudo e fundador do primerio cineclube brasileiro, Plínio Sussekind Rocha. Na primeira experiência profissional, trabalha como assistente de direção. No final da década de 50, dirige seus primeiros curtas – Poeta do castelo e O mestre de Apipucos – com os quais consegue uma bolsa para estudar cinema na França e em Londres. De volta ao Brasil, participa do Cinema Novo e dirige importantes obras, como Cinco vezes favela – 4o episódio: Couro de gato – (1961), Garrincha, alegria do povo (1963), O padre e a moça (1965), Macunaíma (1969) e Os inconfidentes (1971).
CINEMA MARGINAL - No final da década de 60, jovens diretores ligados de início ao Cinema Novo vão, aos poucos, rompendo com a antiga tendência, em busca de novos padrões estéticos. O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, e Matou a família e foi ao cinema, de Júlio Bressane, são os filmes-chave dessa corrente underground alinhada com o movimento mundial de contracultura e com a explosão do tropicalismo na MPB.
Dois autores têm, em São Paulo, suas obras consideradas como inspiradoras do cinema marginal: Ozualdo Candeias (A margem) e o diretor, ator e roteirista José Mojica Marins (No auge do desespero, À meia-noite levarei sua alma), mais conhecido como Zé do Caixão.
TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS - Em 1966 o Instituto Nacional de Cinema (INC) substitui o INCE, e a Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme) é criada em 1969 para financiar, co-produzir e distribuir os filmes brasileiros. Há então uma produção diversificada que atinge o auge em meados dos anos 80 e, gradativamente, começa a declinar. Alguns sinais de recuperação são notados em 1993.
DÉCADA DE 70 - Remanescentes do Cinema Novo ou cineastas estreantes, em busca de um estilo de maior comunicação popular, produzem obras significativas São Bernardo, de Leon Hirszman; Lição de amor, de Eduardo Escorel; Dona Flor e seus dois maridos, de Bruno Barreto; Pixote, de Hector Babenco; Tudo bem e Toda a nudez será castigada, de Arnaldo Jabor; Como era gostoso o meu francês, de Nelson Pereira dos Santos; A dama do lotação, de Neville d'Almeida; Os inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade, e Bye, bye, Brasil, de Cacá Diegues, que reflete as transformações e contradições da realidade nacional.
Pedro Rovai (Ainda agarro essa vizinha) e Luís Sérgio Person (Cassy Jones, o magnífico sedutor) renovam a comédia de costumes numa linha seguida por Denoy de Oliveira (Amante muito louca) e Hugo Carvana (Vai trabalhar, vagabundo).
Arnaldo Jabor (1940- ), carioca, começa escrevendo críticas de teatro. Em 1962 edita a revista Movimento e freqüenta o cineclube da PUC-RJ. Dois anos depois faz o curso de cinema Itamaraty-Unesco. Participa do movimento do Cinema Novo. Faz curtas – O circo e Os saltimbancos – e estréia no longa-metragem com o documentário Opinião pública (1967). Realiza, em seguida, Pindorama (1970). Adapta dois textos de Nelson Rodrigues: Toda nudez será castigada (1973) e O casamento (1975). Prossegue com Tudo bem (1978), Eu te amo (1980) e Eu sei que vou te amar (1984).
Carlos Diegues (1940- ), alagoano, muda-se ainda na infância para o Rio de Janeiro. Cacá Diegues dirige filmes experimentais aos 17 anos. Faz críticas de cinema e desenvolve atividades como jornalista e poeta. Nos anos 60, passa 40 dias na cinemateca de Paris, assistindo a vários clássicos. Posteriormente, dirige curtas e trabalha como argumentista e roteirista. Um dos fundadores do Cinema Novo, realiza Ganga Zumba (1963), Quando o carnaval chegar (1972), Joana Francesa (1973), Xica da Silva (1975), Bye, bye Brasil (1979) e Quilombo (1983), entre outros.
Hector Eduardo Babenco (1946- ), produtor, diretor e roteirista, nasce em Buenos Aires. Naturalizado brasileiro, passa a viver em São Paulo, a partir de 1969. Inicia no cinema como figurante no filme Caradura, de Dino Risi, filmado na Argentina, em 1963. Na Europa, trabalha como assistente de direção. Em 1972, já no Brasil, funda a HB Filmes e dirige curtas como Carnaval da vitória e Museu de Arte de São Paulo. No ano seguinte, faz o documentário O fabuloso Fittipaldi. Seu primeiro longa-metragem, O rei da noite (1975), retrata a trajetória de um boêmio paulistano. Seguem Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (1977), Pixote, a lei do mais fraco (1980), O beijo da mulher aranha (1985) e Brincando nos campos do senhor (1990).
Pornochanchada – No esforço para reconquistar o público perdido, a "Boca do Lixo" paulista produz "pornochanchadas". Influência de filmes italianos em episódios, retomada de títulos chamativos e eróticos, e reinserção da tradição carioca na comédia popular urbana, marcam uma produção que, com poucos recursos, consegue uma boa aproximação com o público, como Memórias de um gigolô, Lua-de-mel e amendoim e A viúva virgem. No início dos anos 80, evoluem para filmes de sexo explícito, de vida efêmera.
DÉCADA DE 80 - A abertura política favorece a discussão de temas antes proibidos, como em Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman, e Pra frente, Brasil, de Roberto Farias, que é o primeiro a discutir a questão da tortura. Jango e Os anos JK, de Silvio Tendler, relatam a História recente e Rádio auriverde, de Silvio Back, dá uma visão polêmica da atuação da FEB na 2a Guerra. Arnaldo Jabor faz Eu te amo e Eu sei que vou te amar. Surgem novos diretores – Lael Rodrigues (Bete Balanço), André Klotzel (Marvada carne e Susana Amaral (A hora da estrela). No final da década, a retração do público interno e a atribuição de prêmios estrangeiros a filmes brasileiros fazem surgir uma produção voltada para a exibição no exterior: O beijo da mulher aranha, de Hector Babenco, e Memórias do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos. As funções da Embrafilme, já sem verbas, começam a esvaziar-se, em 1988, com a criação da Fundação do Cinema Brasileiro.
DÉCADA DE 90 - A extinção da Lei Sarney e da Embrafilme e o fim da reserva de mercado para o filme brasileiro fazem a produção cair quase a zero. A tentativa de privatização da produção esbarra na inexistência de público num quadro onde é forte a concorrência do filme estrangeiro, da tevê e do vídeo. Uma das saídas é a internacionalização, como em A grande arte, de Walter Salles Jr., co-produzida com os EUA. O 25o Festival de Brasília (1992) é adiado por falta de filmes concorrentes. No de Gramado, internacionalizado para poder sobreviver, só se inscrevem, em 1993, dois filmes brasileiros: Capitalismo selvagem, de André Klotzel, e Forever, de Walter Hugo Khouri, rodado com financiamento italiano.
A partir de 1993 há uma retomada da produção, através do Programa Banespa de Incentivo à Indústria Cinematográfica e do Prêmio Resgate Cinema Brasileiro, instituído pelo Ministério da Cultura. Diretores recebem financiamentos para a produção, finalização e comercialização dos filmes. Aos poucos, as produções vão aparecendo, como A terceira margem do rio, de Nelson Pereira dos Santos, Alma corsária, de Carlos Reichenbach, Lamarca, de Sérgio Rezende, Vagas para moças de fino trato, de Paulo Thiago, Não quero falar sobre isso agora, de Mauro Farias, Barrela – escola de crimes, de Marco Antônio Cury, O Beijo 2348/72, de Walter Rogério, e A Causa Secreta, de Sérgio Bianchi. A parceria entre televisão e cinema se realiza em Veja esta canção, dirigida por Carlos Diegues e produzida pela TV Cultura e pelo Banco Nacional.
Em 1994, novas produções, em preparação ou mesmo finalizadas, apontam: Era uma vez, de Arturo Uranga, Perfume de gardênia, de Guilherme de Almeida Prado, O corpo, de José Antonio Garcia, Mil e uma, de Susana Moraes, Sábado, de Ugo Giorgetti, As feras, de Walter Hugo Khouri, Foolish heart, de Hector Babenco, Um grito de amor, de Tizuka Yamasaki, e O cangaceiro, de Carlos Coimbra, um remake do filme de Lima Barreto.
Final do Século 19
1895
Invenção do Cinematográfo
Os irmãos Lumièri organizam a primeira sessão de cinema a 22 de março, no subsolo do Grand Café, Paris, apresentando o filme "La Sortie des Usines Lumière".
1896 Chega ao Rio de Janeiro o Omniographo instalado a Rua do Ouvidor - Rio de Janeiro, onde também é inaugurado o Salão Paris, a primeira sala de cinema regular do país, por Paschoal Segretto e José Roberto da Cunha Salles em 08 de junho.
1897 Projetores denominados Animatographo, Cineographo, Vidamographo, Biographo, Vistascopio e Cinematographo são usados no Rio e em São Paulo.
Em novembro, Cunha Salles registra o primeiro filme nacional na seção de Privilégios Industriais do Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro.
1898 Afonso Segreto, em 19 de junho, a bordo do paquete francês Brésil realiza a primeira filmagem "Fortaleza e Navios de Guerra na Baía da Guanabara". Surge o cinema brasileiro. .Entusiasmado com as imagens da Baía da Guanabara, Segreto registra em 29 de junho, o cortejo que conduzia ao cemitério os despojos do presidente Floriano Peixoto.
E já encontrou muitas dificuldades para se estabelecer como indústria.
Com a chanchada, nos anos 30, começou a se formar um mercado consumidor.
Na produção, o investimento mais ousado foi a inauguração, em 1949, dos estúdios Vera Cruz.
A partir dos anos 50 e 60, o cinema novo introduziu temáticas e linguagens nacionais.
A criação da Embrafilme, organismo estatal que financiava, co-produzia e distribuia filmes, em 1969, criou condições para que a produção nacional se multiplicasse, e o país chegou nos anos 80 ao auge do cinema comercial, produzindo até 100 filmes em um ano.
No final da década o modelo estatal entrou em crise, que alcançou seu ápice com a extinção da Embrafilme, em 1990. À partir de 1993, aos poucos e com muita luta o cinema nacional foi ressurgindo.
Origem - Em 8/7/1896, apenas sete meses depois da histórica exibição dos filmes dos irmãos Lumière em Paris, realizou-se, no Rio de Janeiro, a primeira sessão de cinema no país. Um ano depois, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles inauguraram, na rua do Ouvidor, uma sala permanente.
Em 1898, Afonso Segreto rodou o primeiro filme brasileiro: algumas cenas da baía de Guanabara. Seguiu-se então pequenos filmes sobre o cotidiano carioca e filmagens de pontos importantes da cidade, como o Largo do Machado e a Igreja da Candelária, no estilo dos documentários franceses do início do século.
PRIMEIROS FILMES - Durante dez anos o cinema brasileiro praticamente inexistiu devido à precariedade no fornecimento de energia elétrica. A partir de 1907, com a inauguração da usina de Ribeirão das Lages, mais de uma dezena de salas de exibição foram abertas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A comercialização de filmes estrangeiros foi seguida por uma promissora produção nacional. Documentários em curta-metragem abrem caminho para filmes de ficção cada vez mais longos. "Os estranguladores" (1908), de Antônio Leal, baseado em fato policial verídico, com cerca de 40 minutos de projeção, é considerado o primeiro filme de ficção brasileiro, tendo sido exibido mais de 800 vezes. Esse filão é exaustivamente explorado, e outros crimes da época são reconstituídos como "Noivado de Sangue", Um Drama na Tijuca" e "A mala sinistra".
FORMAÇÃO DOS GÊNEROS - Forma-se, entre 1908 e 1911, um centro carioca de produção de curtas que, além da ficção policial, desenvolve vários gêneros: melodramas tradicionais (A cabana do Pai Tomás), dramas históricos (A república portuguesa), patrióticos (A vida do barão do Rio Branco), religiosos (Os milagres de Nossa Senhora da Penha), carnavalescos (Pela vitória dos clubes) e comédias (Pega na chaleira, As aventuras de Zé Caipora). A maior parte é realizada por Antônio Leal e José Labanca, na Photo Cinematographia Brasileira. Essa produção variada sofre uma sensível redução nos anos seguintes, sob o impacto da concorrência estrangeira. Há um êxodo dos profissionais da área para atividades comercialmente mais viáveis. Outros sobreviveram fazendo "cinema de cavação" (documentários sob encomenda). Dentro desse quadro, houve manifestações isoladas: Luiz de Barros (Perdida), no Rio de Janeiro, José Medina (Exemplo regenerador), em São Paulo, e Francisco Santos (O crime dos banhados), em Pelotas (RS). A partir de 1915 foi produzido um grande número de fitas inspiradas na nossa literatura, em especial na romântica: "Inocência", "A Moreninha", "O Guarani" e "Iracema".
O italiano Vittorio Capellaro é o cineasta que mais se dedica a essa temática.
Filme cantado – Paralelamente, Cristóvão Guilherme Auler e Francisco Serrador realizaram os chamados filmes cantados ou falados, em que os artistas se escondiam atrás das telas e acompanhavam com a voz a movimentação das imagens. Algumas dessas fitas foram apresentadas centenas de vezes, como "A Viúva Alegre". Dentro desse estilo, destacou-se "Paz e Amor" (1910), produzido por Auler e filmado por Alberto Botelho, o primeiro no gênero de filme-revista, que focalizava figuras e acontecimentos político-sociais da época.
CICLOS REGIONAIS - Em 1923 a produção – que se limitava ao Rio de Janeiro e a São Paulo – estendeu-se a Campinas(S.P), Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Na cidade mineira de Cataguases, o fotógrafo italiano Pedro Comello iniciou experiências cinematográficas com o jovem Humberto Mauro e, juntos, produziram "Os três irmãos" (1925) e "Na primavera da vida" (1926).
O movimento gaúcho, de menor expressão, destacou "Amor que redime" (1928), um melodrama urbano, moralista e sentimental, de Eduardo Abelim e Eugênio Kerrigan. E em Campinas, Amilar Alves ganhou prestígio com o drama regional "João da Mata" (1923).
O ciclo pernambucano, com Edson Chagas e Gentil Roiz, foi o que mais produziu.
Os primeiros filmes, de 1925, "Retribuição" e "Jurando vingar", são aventuras, que contam até com personagens que lembram caubóis.
Os temas regionais apareceram com "Os jangadeiros de Aitaré", "Os coronéis de Reveses","Sangue de irmão", ou com "O cangaceiro de Filho sem mãe".
Em São Paulo, José Medina, acompanhado do cinegrafista Gilberto Rossi, dirigiu o longa "Fragmentos da vida", em 1929. No mesmo ano, foi lançado o primeiro filme nacional inteiramente sonorizado: "Acabaram-se os otários", de Luiz de Barros.
No Rio de Janeiro, em 1930, Mário Peixoto realizou o vanguardista "Limite", influenciado pelo cinema europeu.
Humberto Mauro (1897-1983) é considerado o primeiro grande cineasta revelado pelo cinema brasileiro. Nasceu em Volta Grande (MG), mudando-se ainda na infância para Cataguases, onde atuou no teatro amador. Cursou o primeiro ano de engenharia em Belo Horizonte, enquanto trabalhava no "Minas Gerais", o diário oficial do Estado.
Na década de 20, conheceu o fotógrafo Pedro Comello, com quem fez os primeiros filmes. "Na Primavera da Vida", "Tesouro Perdido" (1927), "Brasa Dormida" (1928) e "Sangue Mineiro" (1929).
Em 1930 foi para o Rio e produziu filmes pela Cinédia.
Em 1933, realizou "Ganga Bruta", sua maior obra-prima.
Seu último filme foi "Carro de Boi" (1974), e tratava de temas de sua infância e juventude.
HOLLYWOOD BRASILEIRA - A partir de 1930, a infra-estrutura para a produção de filmes se sofisticou com a instalação do primeiro estúdio cinematográfico no país, o da Companhia Cinédia, no Rio de Janeiro.
Em 1941 foi criada a Atlântida, que centralizou a produção de chanchadas cariocas.
A reação paulista aconteceu mais tarde com o ambicioso estúdio Vera Cruz, em São Bernardo do Campo.
CINÉDIA - Adhemar Gonzaga idealizou a Cinédia, que se dedicou a produzir dramas populares e comédias musicais, que ficaram conhecidas pela denominação genérica de "chanchadas".
Humberto Mauro assinou o primeiro filme da companhia, "Lábios sem Beijos".
Em 1933, dirigiu, com Adhemar Gonzaga, "A Voz do Carnaval", com a cantora Carmen Miranda.
A Cinédia, com comédias musicais – como "Alô, alô, Brasil, alô, alô, Carnaval" e "Onde estás, felicidade?" lançou atores como Oscarito e Grande Otelo.
ATLÂNTIDA - Fundada em 1941 por Moacir Fenelon, Alinor Azevedo e José Carlos Burle, estreou com "Moleque Tião", filme que já deu o tom das primeiras produções: a procura por temas brasileiros. Logo, porém, predominou a chanchada, com baixo custo e com grande apelo popular, como "Nem Sansão nem Dalila", de Carlos Manga, e "Aviso aos Navegantes", de Watson Macedo, com Anselmo Duarte no elenco. Esse gênero dominou o mercado até meados de 1950, promovendo comediantes como Oscarito, Zé Trindade, Grande Otelo e Dercy Gonçalves.
Anselmo Duarte (1920- ), nascido em Salto (SP), mudou-se para o Rio de Janeiro nos anos 40. Trabalhou como ator em diversas produções como "Pinguinho de Gente", pela Cinédia, "Terra Violenta", na Atlântida, "Sinhá Moça", pela Vera Cruz – e conquistou o título de maior galã do cinema nacional.
Começou a trabalhar como argumentista e assistente de direção com Watson Macedo, que considerava seu mestre. Dirigiu curtas e estreou na direção, em 1957, com "Absolutamente Certo". Em 1962 dirigiu "O Pagador de Promessas", filme premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Dirigiu ainda "Vereda da Salvação" (1964), "O Descarte" (1973) e "Os Trombadinhas" (1978),entre outros.
VERA CRUZ - Empreendimento grandioso, a Companhia Vera Cruz surgiu em São Paulo, em 1949. Renegando a chanchada, contratou técnicos estrangeiros e ambicionou produções mais aprimoradas, como: "Floradas na Serra", do italiano Luciano Salce, "Tico-Tico no Fubá", de Adolfo Celli, e "O Canto do Mar", de Alberto Cavalcanti, que voltou da Europa para dirigir a Vera Cruz.
"O Cangaceiro" (1953), de Lima Barreto, fez sucesso internacional, iniciando o ciclo de filmes sobre o cangaço. Amácio Mazzaropi foi um dos grandes salários da companhia, vivendo o personagem caipira mais bem-sucedido do cinema nacional.
A ausência de um esquema viável de distribuição foi apontada como a principal causa do fracasso da Vera Cruz.
Amácio Mazzaropi (1912-1981) nasceu em São Paulo. De família pobre, aos 14 anos fugiu de casa para ser ajudante de faquir, em uma trupe ambulante. Adquiriu sucesso fazendo números cômicos. Trabalhou na Rádio Tupi, onde fez um programa em que conversava com os caipiras de São Paulo. Em 1952, foi contratado pela Vera Cruz e realizou "Sai da Frente" (1952), "Nadando em Dinheiro" (1953) e "Candinho" (1954).
O fim da companhia não interrompeu sua carreira. Filmou depois disso,"A Carrocinha" (1955), "O Gato da Madame" (1956) e consagrou-se com o caipira de Jeca Tatu (1959). Na década de 70, produziu: "Um Caipira em Bariloche" (1971) e "A Banda das Velhas Virgens (1979).
IDENTIDADE NACIONAL - Em meados da década de 50, começa a surgir uma estética nacional. Nesta época são produzidos Agulha no palheiro (1953), de Alex Viany, Rio 40 graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos, e O grande momento (1958), de Roberto Santos, inspirados no neo-realismo italiano. A temática e os personagens começam a expressar uma identidade nacional e lançam a semente do Cinema Novo. Paralelamente, destaca-se o cinema de Anselmo Duarte, premiado em Cannes, em 1962, com O pagador de promessas, e dos diretores Walther Hugo Khouri, Roberto Farias (Assalto ao trem pagador) e Luís Sérgio Person (São Paulo S.A.).
Nelson Pereira dos Santos (1928- ), nasce em São Paulo e, no final da década de 40, freqüenta cineclubes e já faz curtas de 16 mm. Em 1953 muda-se para o Rio de Janeiro, onde trabalha como jornalista a partir de 1957. Faz também assistência de direção, montagem, produção e trabalha também como ator. Na direção, seu filme de estréia, Rio 40 graus (1954), marca uma nova fase no cinema brasileiro, de busca da identidade nacional, seguido por Rio Zona Norte (1957), Vidas secas (1963), Amuleto de Ogum (1974), Memórias do cárcere (1983), Jubiabá (1985) e A terceira margem do rio (1994). No centenário do cinema, em 1995, é convidado pelo British Film Institute para dirigir um filme comemorativo, ao lado de diretores como Martin Scorsese e Bernardo Bertolucci.
Roberto Santos (1928-1987), nasce em São Paulo e, em 1950, cursa o Seminário de Cinema. Trabalha nos estúdios da Multifilmes e Vera Cruz, como continuista e assistente de direção. A partir de 1966 leciona cinema e roteiro na Escola Superior de São Luís e na ECA-USP. Posteriormente, realiza alguns documentários, Retrospectivas e Judas na passarela, na década de 70. O grande momento, de 1958, seu filme de estréia, aproxima-se do neo-realismo e reflete os problemas sociais brasileiros. Seguem, entre outros, A hora e a vez de Augusto Matraga (1965), Um anjo mau (1971) e Quincas Borbas (1986).
Walter Hugo Khouri (1929- ), paulista, produz e dirige teleteatros para a TV Record, na década de 50. Trabalha como crítico de cinema e jornalista. Nos estúdios da Vera Cruz, começa fazendo preparação de produção e, em 1964, passa à frente da companhia. Influenciado por Bergman, sua produção enfoca os problemas existenciais, com trilha sonora refinada, diálogos inteligentes e mulheres sensuais. Autor completo de seus filmes, faz roteiro, direção, orienta a montagem e a fotografia. Depois de O gigante de pedra (1952), seu primeiro filme, seguem-se Noite vazia (1964), O anjo da noite (1974), Amor estranho amor (1982), Eu (1986) e Forever (1988), entre outros.
CINEMA NOVO - "Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" é o lema de cineastas que, nos anos 60, se propõem a realizar filmes de autor, baratos, com preocupações sociais e enraizados na cultura brasileira. Vidas secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos, é o precursor. Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, e Os fuzis, de Rui Guerra, também pertencem à primeira fase, concentrada na temática rural, que aborda problemas básicos da sociedade brasileira, como a miséria dos camponeses nordestinos. Após o golpe de 64, a abordagem centraliza-se na classe média urbana, como em A falecida, de Leon Hirszman, O desafio, de Paulo César Sarraceni, e A grande cidade, de Carlos Diegues, que imprimem nova dimensão ao cinema nacional.
Com Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, o Cinema Novo evolui para formas alegóricas, como meio de contornar a censura do Regime Militar. Dessa fase, destacam-se Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, Brasil ano 2000, de Walter Lima Jr., O bravo guerreiro, de Gustavo Dahl, e Pindorama, de Arnaldo Jabor.
Glauber Rocha (1939-1981) é o grande nome do cinema brasileiro. Nasce em Vitória da Conquista, Bahia, e inicia a carreira em Salvador, como crítico de cinema e documentarista, realizando O pátio (1959) e Uma cruz na praça (1960). Com Barravento (1961), é premiado no Festival de Karlovy Vary, na Tchecoslováquia. Deus e o diabo na terra do sol (1964), Terra em transe (1967) e O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969) ganham prêmios no exterior e projetam o Cinema Novo. Nesses filmes predomina uma linguagem nacional e de caráter popular, que se distingue daquela do cinema comercial americano, presente em seus últimos filmes, como Cabeças cortadas (1970), filmado na Espanha, e A idade da terra (1980).
Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) nasce no Rio de Janeiro e cursa a UFRJ. Recebe influências do professor do cinema mudo e fundador do primerio cineclube brasileiro, Plínio Sussekind Rocha. Na primeira experiência profissional, trabalha como assistente de direção. No final da década de 50, dirige seus primeiros curtas – Poeta do castelo e O mestre de Apipucos – com os quais consegue uma bolsa para estudar cinema na França e em Londres. De volta ao Brasil, participa do Cinema Novo e dirige importantes obras, como Cinco vezes favela – 4o episódio: Couro de gato – (1961), Garrincha, alegria do povo (1963), O padre e a moça (1965), Macunaíma (1969) e Os inconfidentes (1971).
CINEMA MARGINAL - No final da década de 60, jovens diretores ligados de início ao Cinema Novo vão, aos poucos, rompendo com a antiga tendência, em busca de novos padrões estéticos. O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, e Matou a família e foi ao cinema, de Júlio Bressane, são os filmes-chave dessa corrente underground alinhada com o movimento mundial de contracultura e com a explosão do tropicalismo na MPB.
Dois autores têm, em São Paulo, suas obras consideradas como inspiradoras do cinema marginal: Ozualdo Candeias (A margem) e o diretor, ator e roteirista José Mojica Marins (No auge do desespero, À meia-noite levarei sua alma), mais conhecido como Zé do Caixão.
TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS - Em 1966 o Instituto Nacional de Cinema (INC) substitui o INCE, e a Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme) é criada em 1969 para financiar, co-produzir e distribuir os filmes brasileiros. Há então uma produção diversificada que atinge o auge em meados dos anos 80 e, gradativamente, começa a declinar. Alguns sinais de recuperação são notados em 1993.
DÉCADA DE 70 - Remanescentes do Cinema Novo ou cineastas estreantes, em busca de um estilo de maior comunicação popular, produzem obras significativas São Bernardo, de Leon Hirszman; Lição de amor, de Eduardo Escorel; Dona Flor e seus dois maridos, de Bruno Barreto; Pixote, de Hector Babenco; Tudo bem e Toda a nudez será castigada, de Arnaldo Jabor; Como era gostoso o meu francês, de Nelson Pereira dos Santos; A dama do lotação, de Neville d'Almeida; Os inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade, e Bye, bye, Brasil, de Cacá Diegues, que reflete as transformações e contradições da realidade nacional.
Pedro Rovai (Ainda agarro essa vizinha) e Luís Sérgio Person (Cassy Jones, o magnífico sedutor) renovam a comédia de costumes numa linha seguida por Denoy de Oliveira (Amante muito louca) e Hugo Carvana (Vai trabalhar, vagabundo).
Arnaldo Jabor (1940- ), carioca, começa escrevendo críticas de teatro. Em 1962 edita a revista Movimento e freqüenta o cineclube da PUC-RJ. Dois anos depois faz o curso de cinema Itamaraty-Unesco. Participa do movimento do Cinema Novo. Faz curtas – O circo e Os saltimbancos – e estréia no longa-metragem com o documentário Opinião pública (1967). Realiza, em seguida, Pindorama (1970). Adapta dois textos de Nelson Rodrigues: Toda nudez será castigada (1973) e O casamento (1975). Prossegue com Tudo bem (1978), Eu te amo (1980) e Eu sei que vou te amar (1984).
Carlos Diegues (1940- ), alagoano, muda-se ainda na infância para o Rio de Janeiro. Cacá Diegues dirige filmes experimentais aos 17 anos. Faz críticas de cinema e desenvolve atividades como jornalista e poeta. Nos anos 60, passa 40 dias na cinemateca de Paris, assistindo a vários clássicos. Posteriormente, dirige curtas e trabalha como argumentista e roteirista. Um dos fundadores do Cinema Novo, realiza Ganga Zumba (1963), Quando o carnaval chegar (1972), Joana Francesa (1973), Xica da Silva (1975), Bye, bye Brasil (1979) e Quilombo (1983), entre outros.
Hector Eduardo Babenco (1946- ), produtor, diretor e roteirista, nasce em Buenos Aires. Naturalizado brasileiro, passa a viver em São Paulo, a partir de 1969. Inicia no cinema como figurante no filme Caradura, de Dino Risi, filmado na Argentina, em 1963. Na Europa, trabalha como assistente de direção. Em 1972, já no Brasil, funda a HB Filmes e dirige curtas como Carnaval da vitória e Museu de Arte de São Paulo. No ano seguinte, faz o documentário O fabuloso Fittipaldi. Seu primeiro longa-metragem, O rei da noite (1975), retrata a trajetória de um boêmio paulistano. Seguem Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (1977), Pixote, a lei do mais fraco (1980), O beijo da mulher aranha (1985) e Brincando nos campos do senhor (1990).
Pornochanchada – No esforço para reconquistar o público perdido, a "Boca do Lixo" paulista produz "pornochanchadas". Influência de filmes italianos em episódios, retomada de títulos chamativos e eróticos, e reinserção da tradição carioca na comédia popular urbana, marcam uma produção que, com poucos recursos, consegue uma boa aproximação com o público, como Memórias de um gigolô, Lua-de-mel e amendoim e A viúva virgem. No início dos anos 80, evoluem para filmes de sexo explícito, de vida efêmera.
DÉCADA DE 80 - A abertura política favorece a discussão de temas antes proibidos, como em Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman, e Pra frente, Brasil, de Roberto Farias, que é o primeiro a discutir a questão da tortura. Jango e Os anos JK, de Silvio Tendler, relatam a História recente e Rádio auriverde, de Silvio Back, dá uma visão polêmica da atuação da FEB na 2a Guerra. Arnaldo Jabor faz Eu te amo e Eu sei que vou te amar. Surgem novos diretores – Lael Rodrigues (Bete Balanço), André Klotzel (Marvada carne e Susana Amaral (A hora da estrela). No final da década, a retração do público interno e a atribuição de prêmios estrangeiros a filmes brasileiros fazem surgir uma produção voltada para a exibição no exterior: O beijo da mulher aranha, de Hector Babenco, e Memórias do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos. As funções da Embrafilme, já sem verbas, começam a esvaziar-se, em 1988, com a criação da Fundação do Cinema Brasileiro.
DÉCADA DE 90 - A extinção da Lei Sarney e da Embrafilme e o fim da reserva de mercado para o filme brasileiro fazem a produção cair quase a zero. A tentativa de privatização da produção esbarra na inexistência de público num quadro onde é forte a concorrência do filme estrangeiro, da tevê e do vídeo. Uma das saídas é a internacionalização, como em A grande arte, de Walter Salles Jr., co-produzida com os EUA. O 25o Festival de Brasília (1992) é adiado por falta de filmes concorrentes. No de Gramado, internacionalizado para poder sobreviver, só se inscrevem, em 1993, dois filmes brasileiros: Capitalismo selvagem, de André Klotzel, e Forever, de Walter Hugo Khouri, rodado com financiamento italiano.
A partir de 1993 há uma retomada da produção, através do Programa Banespa de Incentivo à Indústria Cinematográfica e do Prêmio Resgate Cinema Brasileiro, instituído pelo Ministério da Cultura. Diretores recebem financiamentos para a produção, finalização e comercialização dos filmes. Aos poucos, as produções vão aparecendo, como A terceira margem do rio, de Nelson Pereira dos Santos, Alma corsária, de Carlos Reichenbach, Lamarca, de Sérgio Rezende, Vagas para moças de fino trato, de Paulo Thiago, Não quero falar sobre isso agora, de Mauro Farias, Barrela – escola de crimes, de Marco Antônio Cury, O Beijo 2348/72, de Walter Rogério, e A Causa Secreta, de Sérgio Bianchi. A parceria entre televisão e cinema se realiza em Veja esta canção, dirigida por Carlos Diegues e produzida pela TV Cultura e pelo Banco Nacional.
Em 1994, novas produções, em preparação ou mesmo finalizadas, apontam: Era uma vez, de Arturo Uranga, Perfume de gardênia, de Guilherme de Almeida Prado, O corpo, de José Antonio Garcia, Mil e uma, de Susana Moraes, Sábado, de Ugo Giorgetti, As feras, de Walter Hugo Khouri, Foolish heart, de Hector Babenco, Um grito de amor, de Tizuka Yamasaki, e O cangaceiro, de Carlos Coimbra, um remake do filme de Lima Barreto.
Final do Século 19
1895
Invenção do Cinematográfo
Os irmãos Lumièri organizam a primeira sessão de cinema a 22 de março, no subsolo do Grand Café, Paris, apresentando o filme "La Sortie des Usines Lumière".
1896 Chega ao Rio de Janeiro o Omniographo instalado a Rua do Ouvidor - Rio de Janeiro, onde também é inaugurado o Salão Paris, a primeira sala de cinema regular do país, por Paschoal Segretto e José Roberto da Cunha Salles em 08 de junho.
1897 Projetores denominados Animatographo, Cineographo, Vidamographo, Biographo, Vistascopio e Cinematographo são usados no Rio e em São Paulo.
Em novembro, Cunha Salles registra o primeiro filme nacional na seção de Privilégios Industriais do Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro.
1898 Afonso Segreto, em 19 de junho, a bordo do paquete francês Brésil realiza a primeira filmagem "Fortaleza e Navios de Guerra na Baía da Guanabara". Surge o cinema brasileiro. .Entusiasmado com as imagens da Baía da Guanabara, Segreto registra em 29 de junho, o cortejo que conduzia ao cemitério os despojos do presidente Floriano Peixoto.
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