CURIOSIDADES - CULTURA NEGRA

Você sabia que existe no Brasil uma ave chamada Capoeira? Alguns apontam que a relação entre dança e ave está no fato de que o macho dessa espécie é muito ciumento e trava diversas lutas com o rival para marcar os seus domínios.

· O ritmo blues nasceu dos primeiros gritos dos escravos negros levados pelos ingleses para os Estados Unidos, até meados do século XIX. Foram homens e mulheres provenientes de tribos Ashanti do continente africano.

· As cores do Olodum representam o verde das florestas equatoriais da África; o vermelho do sangue da raça negra; o amarelo do ouro da África; o preto do orgulho da Raça negra e o branco a Paz mundial. Essas são as cores da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes de África.

· As inúmeras tentativas de fuga, algumas com êxito, e a coragem do escravo brasileiro em afrontar os seus algozes, fizeram da música negra um misto de dor, orgulho, revolta e regozijo. Os sambas originais são um exemplo disso.

· O termo Hip-Hop foi estabelecido, por volta de 1968, pelo negro Afrika Banbaataa, inspirado em dois movimentos: o primeiro ligado à cultura dos guetos norte-americanos, já o segundo estava na forma de dançar: saltar (hop) movimentando os quadris (hip).

· Sabemos que o Tango nasceu no Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, no final do século XIX. Mas a sua origem tem diversas versões: uma delas afirma que sua origem é africana, baseados numa dança denominada Tangano. Outra versão diz que a origem da palavra é africana e significa algo parecido a quilombo. Já uma última defende que o tango evoluiu a partir do ritmo do candomblé africano.

· A origem da palavra forró gera controvérsias. A versão popular diz que o termo vem do inglês “for all“ - frase escrita na porta dos locais onde se dançava – outra versão diz que a origem vem do termo africano "forrobodó", que significaria festa, bagunça, baile popular.

· No Brasil, a brincadeira de boi varia de região para região. Basicamente é um bailado popular brasileiro, cômico-dramático, organizado em cortejo, com personagens humanos (Pai Francisco, Mateus, Bastião, Arlequim, Catirina, Capitão Boca-Mole, etc.), animais (o Boi, a Ema, a Cobra, o Cavalo-Marinho, etc.) e fantásticos (a Caipora, o Diabo, o Morto-Carregando-o-Vivo, o Babau, o Jaraguá, etc.), cujas peripécias giram em torno da morte e ressurreição do boi.

· A vinda dos africanos trouxe ingredientes bem conhecidos do nosso dia-a-dia: o coco, a banana, o café, a pimenta malagueta e o azeite-de-dendê. Também os populares: inhame, quiabo, gengibre, amendoim, melancia e o jiló. Além de diversos pratos que transformaram a culinária brasileira uma das mais apreciadas no mundo.

Comentários

Suzana disse…
Muiito bom seu Blo , gostei muito é dificil ver uma pessoa falar dos negros do Brasil etc..
Pessoas como você que trasforma o Brasiil Bjos
Anônimo disse…
Muiito bom seu Blo , gostei muito é dificil ver uma pessoa falar dos negros do Brasil etc..
Pessoas como você que trasforma o Brasiil Bjos
WiliamZ disse…
muito bom....
eu prescisava de curiosidades sobres os negros pq eu tinha um trabalho sobre isso e me ajudou muito!
Anônimo disse…
hellou!

ficou mto bom, parabéns
tial ;*

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY