SHAKIRA









































































































































Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de Fevereiro de 1977) é uma cantora e compositora colombiana vencedora de dois prêmios Grammy e oito Grammy latinos. Seu nome em árabe significa graciosa. Fala fluentemente Português, Inglês e Espanhol, além de se comunicar também em Árabe, Francês e Italiano. É conhecida pelos movimentos de dança do ventre, que aprendeu com a sua avó libanesa.

Conhecida por misturar ritmos, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa em suas canções, além de uma forte influência rock. Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda" , onde há nítidas influências regionais mexicanas; Em "Ojos Así" e "Suerte",dotadas de sons andinos e orientais; e "Te Aviso, Te Anuncio", onde o rock se mistura ao tango.

Em seu mais recente lançamento em Espanhol, Fijación Oral Vol. 1, Shakira utiliza o reggaeton, ritmo com raízes porto-riquenhas, para puxar o carro-chafe do cd, "La Tortura".
A figura multi-cultural e exótica de Shakira foi e é um dos grandes trunfos de sua carreira internacional.

Como uma espécie de retribuição pelo sucesso que faz no mundo todo, Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional.

Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira. Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixatriz do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas.

A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD'S, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assitencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.

Atualmente Shakira se aliou a cantores, intelectuais, empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação Alas, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef.

Shakira começou precocemente a carreira. Aos oito anos de idade, escreveu a primeira canção, "Tus gafas oscuras" uma homenagem ao pai.
Aos dez anos de idade, ganhou o concurso de canto "Vivan los Niños". Mas foi na adolescência que foi descoberta pela gravadora Sony Music e decidiu deixar sua terra natal, Barranquilha, indo para Bogotá, a capital colombiana.

O primeiro álbum, Magia, foi gravado aos catorze anos de idade. Com letras politizadas, o segundo álbum, Peligro, surgiu dois anos mais tarde.
A gravadora exigiu dela a gravação de canções mais comerciais. Houve atrito entre as partes.

Sem muita pretensão, entre 1995 e 1996, Shakira lança Pies Descalzos. O trabalho foi um sucesso mundial e colocou Shakira entre as celebridades da música pop.
Na Colômbia, também atuou como atriz, na telenovela El Oasis.

Devido ao sucesso musical e ao trabalho social, com a "Fundação Pies Descalzos", Shakira acabou sendo considerada uma das personalidades mais importantes da América Latina.

Em fevereiro de 1998, o presidente colombiano da época, Ernesto Samper Pizano, condecorou-a com a Ordem ao Mérito Nacional. Em maio do mesmo ano, foi recebida no Vaticano pelo Papa João Paulo II.

Além de um estilo próprio de mudar diversos tons numa mesma canção e de criar coreografias, outro reconhecimento dado a Shakira por publicações especializadas é a capacidade de mudar o ritmo da mesma canção enquanto está cantando e ter uma agilidade na pronúncia das palavras. Em alguns casos, até mesmo quem conhece bem as letras de Shakira se atrapalha quando na mesma canção o ritmo é mais intenso. Isso pode ser percebido nos refrões de "Estoy aquí", "Te aviso, Te anuncio", "Dónde estás Corazón" e "Ciega, Sordomunda".

O romancista colombiano Gabriel García Márquez, vencedor de edições do prêmio Nobel de Literatura, escreveu sobre a sensualidade de Shakira. Para ele, Shakira inventou uma espécie de sensualidade inocente.

Dizer que Shakira foi a principal artista responsável pela mudança drástica do mercado fonográfico latino e que foi a partir dela que os cantores da América do Sul tiveram notoriedade mundial não é nenhum exagero . É um fato inegável.

O sucesso de “Pies Descalzos”, lançado oficialmente na Colômbia, em 6 de outubro de 1995, unificou a América Latina na voz de Shakira. Até mesmo o Brasil, país em que menos se acreditava no sucesso de Shakira, devido à língua portuguesa, se rendeu às músicas deste disco.

“Pies Descalzos” também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial interessante nos Estados Unidos. No dia 2 de fevereiro de 1996, Shakira se apresentou pela num lançamento oficial do álbum “Pies Descalzos” em Los Angeles.

Mas foi mesmo a partir de seu segundo álbum, “Donde Están Los Ladrones”, lançado em 23 de setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a se abrir para Shakira.

“Donde Están Los Ladrones” foi lançado em Miami,numa coletiva para mais de de 300 jornalistas de todo o planeta. No mesmo dia , o disco já havia vendido 300 mil cópias em todo o mundo.

Com o álbum, Shakira se tornou a primeira latina a ser indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum – Donde Están Los Ladrones, Melhor Artista Revelação, e Melhor Vídeo – Um Poco de Amor) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação.

Se “Pies Descalzos” foi a entrada de Shakira no mercado mundial, e “Donde Están Los Ladrones” foi a conquista desse mercado, Laundry Service foi a consolidação de seu sucesso.

Após quase dois anos dedicados à produção, shakira ressurgiu na mídia com uma produção discográfica completamente diferente das anteriores: um álbum com gravações em Inglês. Produzido pela própria Shakira, o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias e alçou Shakira ao posto de diva pop internacional, sendo também sucesso de crítica e de público.

Leitora da Bíblia, Shakira lembra do pedido que fez com base no texto do Novo Testamento, em João Capítulo 14, versículo 13, onde o Senhor Jesus Cristo havia dito: “E tudo quanto pedirdes em Meu Nome, isso farei...”. E Shakira sempre afirma: “Meu sucesso eu pedi a Deus e este depende Dele”.

Curiosidades sobre Shakira:

Shakira adota um novo visual a cada novo trabalho lançado. Além disso, na hora de divulgar seus singles na Tv e no rádio, ela prepara figurinos completamente diferentes para cada uma das faixas.

O pai de Shakira é William Mebarak Chadid e a mãe, Nidia del Carmen Ripoll Torrado.

Aprendeu a dança do ventre aos quatro anos de idade.

Com dois anos sabia todo o alfabeto.

Aos três anos de idade já sabia ler várias palavras e contar.

Também aos três anos de idade, escreveu o primeiro poema "La rosa de cristal", guardado até hoje por sua mãe.

Tem residências em Miami, Bahamas e Barranquilla, na Colômbia.

Foi a primeira artista a cantar em espanhol num VMA.

Católica praticante, foi recebida pelo Papa João Paulo II, em 1998, e foi nomeada por ele como "Embaixadora da boa vontade".

Afirma adorar as cidades de Recife e Fortaleza.

Shakira tem 140 de QI.

Já conseguiu cerca de trinta discos de ouro e 55 de platina pela venda de milhões de cópias de seus discos em todo o mundo.

Primeira mulher colombiana a ser embaixadora da UNICEF.

A música "Hips Don´t Lie" entrou para a história do mercado musical norte americano como a canção com mais execuções numa única semana.

Shakira foi educada por freiras na infância.

Shakira encerrou a última Copa do Mundo de Futebol, em 9 de julho de 2006, com uma versão especial da música "Hips Don´t Lie".

Seu nome está no Guinness, o livro dos recordes, pela música "La Tortura". A música teve a maior permamência no #1 da Billboard em toda a história: 25 semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY