Ne Me Quitte Pas

Ne me quitte pas é talvez a canção que mais intensamente descreva o amor. Composta, escrita e cantada por Jacques Brel,em 1959. Foi escrita no decorrer da separação dele de Suzanne Gabrielle e interpretada por outros artistas até hoje.51 anos depois... É definitivamente um clássico!

Segundo Brel, a música não é sobre o amor, mas sobre a covardia dos homens.

A primeira versão de Brel data de 11 de setembro de 1959, como parte do álbum La Valse à mille temps.

Em 1961, é produzida a primeira versão (em flamengo/holandês), intitulada Laat me niet alleen. Treze anos após a versão original, em 20 de junho de 1972, Jacques Brel lança uma nova versão para o álbum que leva o mesmo nome, Ne Me Quitte Pas.

Ne me quitte pas foi interpretada na versão orginal em francês por Simone Langlois, seguida de Nina Simone, Sylvie Vartan, Serge Lama, Nana Mouskouri (no álbum Hommages de 1997), Yuri Buenaventura (versão salsa, em 1999), Maysa Matarazzo, Estrella Morente, Sting,dentre outros.

A interpretação de Simone Langlois (1959) foi possivelmente a primeira gravação: Brel teria dado a ela prioridade em gravar a primeira versão. Dentre os artistas brasileiros que gravaram podemos citar Maysa, Ângela Ro Ro, Roberta Miranda, Alcione e Maria Gadú.

Há versões de Ne Me Quitte Pas em diversos idiomas. Algumas memoráveis como,"If you go away", "Don´t leave me", "Bitte, geh nicht fort", "Non andare via", "Não me Deixes Mais", "Se Você Partir", "Laat me niet alleen", "Al tilchi mikan", "Ne ovstavljaj me", "No me dejes", "No em deixis mai"...

O Cineasta Espanhol Pedro Almodóvar incluiu a versão de "Ne Me Quitte Pas" cantada em francês por Maysa Matarazzo na trilha sonora do filme La Ley del Deseo. Considerado o sucesso do filme, exibido e premiado em diversos países. A interpretação de Maysa pode ser apontada como uma das mais famosas até hoje.

No Brasil, esta interpretação ganhou notoriedade entre a nova geração ao fazer parte da trilha sonora da Minissérie Presença de Anita (2001), uma adaptação de Manoel Carlos do livro Presença de Anita de Mário Donato. A canção, além de tema de abertura, foi tema da personagem título,interpretada magistralmente pela atriz Mel Lisboa.

Não deixe de ouvir nenhuma das interpretaçoes. Todas elas tem trechos memoráveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY