Robyn Rihanna Fenty

Robyn Rihanna Fenty (Saint Michael, 20 de Fevereiro de 1988) é uma cantora de Barbados, de ascendência Guianesa. Mora atualmente em San Diego, Califórnia. Com sua discografia completa, Rihanna vendeu mais de onze milhões de cópias ao redor do mundo, e ainda emplacou com seus hits, chegando a ocupar recordes de inúmeras paradas ao redor do mundo.

Rihanna já tem 3 Singles #1's, 7 Top 5 e 9 Top 10 na parada musical mais importante do mundo, a
Billboard Hot 100. É uma cantora de pop, com fortes influências no R&B e nos ritmos caribenhos.

Antes da Fama

Tem também descendência irlandesa e africana.Ainda no primário, na escola "Charles F. Broome Memorial School" Rihanna formou seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe. Cantava desde pequena, mas sequer tinha noção de que se tornaria artista de fato. Rihanna queria se graduar em

Administração e/ou Psicologia.
Em 2004, no colegial da “Combermere School”, ela ganhou um concurso de beleza onde foi nomeada ‘Miss Combermete’ e fez uma performance no "Colours of Combermere School Show", cantando a canção “Hero”, de

Mariah Carey. O vídeo da perfomance já foi visto por milhares de pessoas de diferentes nacionalidades.
Com 15 anos, Rihanna teve a enorme sorte de um amigo seu apresentá-la ao produtor musical

Evan Rogers, que estava tirando férias com sua esposa barbadiana (Jackie). Evan, junto com seu sócio, Carl Sturken (produziram juntos grandes nomes como Christina Aguilera, Ruben Studdard e Kelly Clarkson), ajudaram Rihanna a gravar canções nos EUA.
Rihanna, Evan e Carl acabaram a seção criando quase 12 canções. Eles se inspiraram no “DanceHall” e no “Reggae”, que estão presentes fortemente na cultura musical de Rihanna, e fundiram tudo isso com o R&B. Essa mistura resulta em um som que Rihanna gosta de comparar com um de seus pratos favoritos do Caribe: “Isso é como um gumbo ou um guisado”. “Minhas canções tem batidas caribenhas misturadas com R&B.” “Eu não quero ser reconhecida como uma artista que dança apenas, porque eu também canto. Tem baladas em meu álbum que considero sons otimistas.”.

Cópias desse álbum foram enviadas a várias gravadoras e uma cópia do trabalho de Rihanna foi enviada para

Jay-Z, o presidente da gravadora "Def Jam Recordings". Depois de um tempo, e de ter enviado seu álbum as gravadoras, Rihanna ficou frente a frente com Jay-Z e já era de se esperar que uma rápida audição com o rapper, presidente da Def Jam Records, mostrasse a ele que era nescessário fazer um contrato de milhões de doláres com a bela morena de olhos verdes. Quando a performance acabou, simplesmente a vida de Rihanna havia mudado para sempre.
A doce garota da pequena ilha ria da própria ingenuidade. “Eu estava tremendo no salão de entrada!”, se lembra Rihanna. Assim, a jovem conseguiu o tão esperado contrato com a Def Jam Records e lançou seu primeiro álbum,

Music of The Sun.
Em

dezembro de 2007 Rihanna foi uma das estrelas a assistir uma das apresentações do retorno das Spice Girls, ao lado de Madonna e das Pussycat Dolls. Rihanna declarou que foi especialmente para ver a cantora Melanie Brown, da qual sempre foi fã, tanto do grupo quanto de sua carreira solo.
2005: Music of the Sun

Em

2005, lançou o álbum Music of the Sun, expondo sua mistura de reggae, dancehall e R&B. Influenciada por cantoras como Beyoncé Knowles, Mariah Carey, Madonna, Melanie Brown, Alicia Keys e Whitney Houston, Rihanna escreveu quase todas as canções do álbum, com destaque para o hit "Pon De Replay", além de "There's A Thug In My Life", "Let Me", "That La, La," e "If It's Lovin' That You Want". Com quase 500.000 cópias de CDs vendidos apenas nos EUA, chegando a quase 2 milhões de unidades no mundo inteiro.
Esse álbum também lhe garantiu ficar no Top 10 em países como
Canadá e EUA.
Para promover seu álbum de estréia, Rihanna abriu um show de

Gwen Stefani, e se apresentou em vários programas do EUA, com a ajuda de seu "patrão" Jay-Z, assim, Rihanna foi reconhecida como mais uma estrela mundial, que com sua pequena idade, com sua enorme voz e inúmeras perfomances, já teve o sucesso garantido, apesar de não receber as críticas necessárias e boas para seu álbum "Music Of The Sun".
Com a música "Pon de Replay", Rihanna chegou ao topo da

fama, onde nessa altura lançou o seu primeiro videoclip e seu primeiro single mundial, que mais tarde viria a ser um grande sucesso. Essa canção lhe garantiu a posição #2 na Billboard Hot 100 e também na ‘UK Singles Chart’. Mais tarde lançou o segundo single do seu álbum de estréia, "If It's Lovin' That You Want", que teve um pouco menos de sucesso, ficando na Billboard Hot 100 em #36, e em #11 na UK Singles Chart.
Em

2005 ainda, Rihanna lançou seu 3º single "Let Me" no Japão. A canção nao teve clipe, nem foi divulgada como single por Rihanna, mas foi ocupando ótimas posições.
2006: A Girl Like Me

Para a tradução "Uma Garota como Eu", o albúm, alcançou vários êxitos. Entre o reconhecimento mundial, Rihanna teve como patrocinadores a "
Nike" e "J.C. Penney", e com as canções, "SOS", "Unfaithful", "Break It Off" e "We Ride". Rihanna realmente foi uma das revelações do ano, ganhando dezenas de prêmios como Video Music Awards, Europe Music Awards, e o de seu país natal, o Barbados Music Awards.

O primeiro e principal single do cd, "
SOS" foi a sua primeira canção a ficar em #1 na Billboard Hot 100. Essa canção, contém samples da canção "Tainted Love" da banda "Soft Cell" e teve duas versões do videoclipe, tais como uma versão produzida pela Nike.

O segundo single do álbum foi "
Unfaithful" escrita pelo cantor e produtor Ne-Yo, e quem lhe ajudou a produzir essa canção. Essa canção repetiu o sucesso de "SOS", sendo primeiro lugar em países como Portugal e Canadá e ficou em #6 na Billboard Hot 100 e no Reino Unido.

Seu terceiro single foi "
We Ride" que não obteve muito sucesso. A canção não chegou a entrar em uma das paradas mais importantes do mundo, a Billboard Hot 100, mas no Reino Unido ficou no Top 20 na posição de 17°.

O quarto single foi "Break It Off" canção com a participação de
Sean Paul, que mesmo sem clipe foi top 10 na Billboard Hot 100 no final de 2006 até o começo de 2007.

2007-2008: Good Girl Gone Bad

Good Girl Gone Bad foi o seu principal álbum de sucesso. Lançado em Junho de
2007, esse cd contém faixas de sucesso, como "Umbrella", "Shut Up and Drive", "Hate That I Love You" e "Don't Stop The Music". Só na primeira semana, o cd vendeu mais de 160.000 cópias.

Um pouco antes de lançar o álbum, Rihanna lançou o primeiro single, intitulado "
Umbrella" com participação de Jay-Z, em 29 de Março. Esta canção, foi o grande êxito da cantora de Barbados e para muitos o hit de 2007.
Tendo ganho vários prémios internacionais devido a esta canção, "Umbrella" manteve-se nos tops mundiais durante muitas semanas. A canção ficou 8 semanas na primeira posição na
Billboard Hot 100, e várias outras semanas também em todo o mundo. No Reino Unido, Rihanna é responsável por dez semanas consecutivas na primeira posição sendo a mulher mais jovem que se manteve por mais tempo na primeira posição neste país.

O segundo single do álbum foi "
Shut Up and Drive" que trazia um ritmo pop/rock e também possuia samples do single de 1999 de Orgy, "Blue Monday", que por sua vez foi uma versão cover da canção de 1983 da banda New Order. Apesar de não ter feito o mesmo sucesso de "Umbrella" essa canção foi top 5 em países como Austrália, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

O terceiro single foi "
Don't Stop the Music" e seguia por um ritmo mais dance. A música tem a produção de "Evan Rogers", um produtor de dance music, responsável por outros hits conhecidos, como, "D.A.N.C.E.", do Justice. Com os samples de "Wanna Be Startin' Something", o famoso "Ma ma se, ma ma sa/ma ma coo sa", faz de "Don't Stop The Music" a terceira faixa de maior sucesso do álbum Good Girl Gone Bad. A canção ficou em #3 na Billboard.

"Hate That I Love You", seu quarto single, (terceiro no Brasil, Estados Unidos, entre outros países) conta com a participação de Ne-Yo, e nos trouxe novamente o ritmo de "Unfaithful", que também tem a participação e produção de Ne-Yo, já que foi ele o autor da canção que alcançou o Top 10 da Billboard Hot 100.

Em 2008, Rihanna ganhou um Grammy de Melhor Canção Rap Com Colaboração pela canção "Umbrella", com participação do magnata do Rap americano, Jay-Z.

Rihanna foi também um dos destaques da premiação francesa, "NRJ Music Awards". Ela abriu a premiação, com a canção "
Don't Stop The Music", e ainda levou o prêmio de "Melhor Canção Internacional".

Relançamento

Rihanna lançou em meados de Março, uma nova canção chamada "
Take a Bow", que ficou em 1º lugar na Billboard Hot 100 tornando-se seu terceiro #1 na parada. Ela estará no relançamento de seu 3º álbum de estúdio, que contém outras faixas: "If I Never See Your Face Again" e "Disturbia", além dos mesmos sucessos da versão original do álbum, como "Umbrella" e "Don't Stop the Music".

2009: Quarto Álbum de Estúdio

O site da
MTV.com afirmou que Rihanna ja estaria trabalhando em seu quarto disco, que sucederá o Good Girl Gone Bad. Em uma entrevista a Ryan Seacrest, Rihanna disse que, no momento, não está em estúdio e que lançará o próximo álbum apenas em 2009, perto do fim da turnê The Good Girl Gone Bad que está sendo trabalhada desde Setembro de 2007. A turnê tem um DVD, que foi lançado em Maio, no Brasil entre Junho/Julho. O DVD foi gravado em Manchester no dia 6 de Dezembro de 2007.

O DVD é um sucesso mundial e o
Brasil tem uma grande contribuição pois o país lidera as vendas mundiais do DVD. Em menos de um mês de lançamento o DVD conquistou a certificação de ouro no Brasil com a primeira tiragem totalmente esgotada.

Namoro

Após todo o seu sucesso, Rihanna alcançou topos de paradas, recordes nas rádios, confusão com as "concorrentes" na televisão, e foi alvo de muitos rumores, assim como muitas coisas boas. Entre elas, está o boato de que Rihanna estaria namorando com "
Chris Brown". Apesar de Chris Brown tanto como Rihanna negarem várias vezes em 2007, foi em 2008 que eles foram flagrados aos beijos em uma loja, assumindo a oficialização do namoro.

Chris Brown ja trabalhou com Rihanna várias vezes, e vice-versa. Uma versão de "Umbrella" foi feita por Chris Brown como Remix. Essa versão de Umbrella foi cantada ao vivo pelos dois, em uma perfomance para o DVD de Chris Brown.

Juntos na premiação "
Video Music Awards", Rihanna fez uma perfomance divulgando "Umbrella" enquanto Chris Brown divulgou Wall To Wall e Kiss Kiss.


Álbuns Vendidos:

2005 Music of the Sun
Vendas Mundiais: 2,000,000 Milhões
2006 A Girl Like Me
Vendas Mundiais: +3,900,000 Milhões
2007 Good Girl Gone Bad
Vendas Mundiais: +5.000.000 Milhões
2008 Good Girl Gone Bad: Reloaded
Vendas Mundiais: +400.000

Curiosidades

Rihanna tem medo de peixe e de altura.Ela quer fazer um filme de comédia ou ação.Apesar dos rumores, ela diz que não tem nada contra
Beyoncé, muito pelo contrário. Ainda diz que "Beyoncé é sua inspiração".Rihanna começou a carreira cantando a canção Emotions das Destiny's Child.Após o sucesso de "Umbrella", foi lançada uma linha de guarda-chuvas associados a imagem da cantora.Rihanna teve 4 singles ("Umbrella", "Hate That I Love You", "Don't Stop The Music" e "Take a Bow) de seu 3º álbum Good Girl Gone Bad em primeiro lugar no Brasil.O Brasil é o pais lider nas vendagens do DVD Good Girl Gone Bad Live."Umbrella" foi o single de maior sucesso do ano de 2007, com mais de 10.507.000 unidades vendidas, e é o oitavo single de maior sucesso da história da United World Chart com 8.612.000 pontos.Rihanna em julho de 2008, bateu um recorde na Billboard, conseguiu emplacar 2 singles no Top 5 Take a Bow #2 e Disturbia #4, recorde que até então só Mariah Carey, Madonna e Ashanti haviam conseguido.
Nas apresentações escolares Rihanna usava o nome: Robyn Fenty.

Comentários

Cau Bartholo disse…
Oi amore, está lindo o novo layout...
que tatoo fantástica!!!
MIL BEIJOS pra você...

da-lhe Rihanna, as musiquinhas dela são muito boas né!
:)
Anônimo disse…
Amei. Amateria

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY