YVES SAINT LAURENT

























Yves Saint-Laurent (Oran, Argélia, 1 de Agosto de 1936 - Paris, 1 de Junho de 2008)foi considerado um dos nomes mais importantes da alta-costura do século XX. Em mais de quarenta anos de carreira, teve mais de setenta coleções de alta-costura e uma infinidade de produtos que levam sua marca e são vendidos em toda parte do mundo.

Ele começou trabalhando na maison Christian Dior. Fundou mais tarde a sua própria casa, com o dinheiro da indenização de um processo que moveu contra a Dior.

O estilista anunciou que estava deixando o mundo da moda durante a apresentação de um desfile seu em Janeiro de 2002, que trazia uma retrospectiva de suas criações - um show de elegância e o fim do glamour que a era YSL emprestava à alta-costura.

Falando sobre seu trabalho, Yves Saint Laurent disse que "A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui."

Sem dúvida, o smoking feminino, apresentado pela primeira vez em 1966 com uma blusa transparente e uma calça masculina, é a marca da Yves Saint Laurent. Depois disso, o traje passou a desfilar em todas as coleções do estilista.

Entre todas as suas criações, "le smoking", como foi chamado, sinalizava uma mudança na forma como as mulheres se vestiriam dali por diante. A liberdade dada por Chanel agora ganhava poder com o novo traje e tudo o que ele representava - uma nova atitude feminina.

Para a inglesa Suzy Menkes, editora do "International Herald Tribune", o smoking foi transformador: "Hoje as mulheres andam normalmente de terno e calças compridas. Isso parece normal, cotidiano, mas na época a mulher era proibida de entrar num restaurante ou num hotel. O smoking, usado até hoje, foi uma provocação sexual, dirigido à mulher que queria ter um outro papel."

Yves Saint Laurent faleceu às 23h10min em Paris no dia 1 de Junho de 2008.
Não foi divulgada a causa da morte.

A saúde do costureiro já vinha se fragilizando há meses, tanto que ele já não ia ao número 5 da Avenida Marceau, sede de sua grife transformada, em 2004, numa fundação.

O presidente francês Nicolas Sarkozy também prestou sua homenagem ao estilista. "Desaparece um dos grandes nomes da moda, o primeiro que elevou a alta-costura ao nível de arte e lhe deu uma dimensão planetária".

"Por seu gênio criativo, sua personalidade elegante e refinada, discreta e distinta, Yves Saint Laurent marcou com seu selo a metade de um século de criação, tanto no mundo do luxo, como no do pret-a-porter, pois estava convencido de que a beleza é um luxo necessário para todos os homens e todas as mulheres", indicou Sarkozy em um comunicado.

O gênio, que se autodefinia como "um provedor de sonhos e de beleza", vivia, no entanto, no desassossego, afastado do mundo. "Ele nasceu com uma depressão nervosa e congênita.

Yves Saint Laurent se despediu do glamouroso mundo da moda em 7 de janeiro de 2008 passado com uma coletiva de imprensa, a única de sua carreira.

Disse então adeus à alta-costura com o orgulho de ter "sempre colocado acima de tudo o respeito em relação a esta profissão que não é de todo uma arte, mas necessita de um artista para existir".

Em sua mensagem de despedida, declarou sem pudor que havia "conhecido o medo e a terrível solidão. Assim como,os falsos amigos que são os tranqüilizantes e os entorpecentes e a prisão da depressão e das casas de repouso".

Confessou que, como Marcel Proust, pertencia à "magnífica e lamentável família dos nervosos". Também se orgulhava de ter "participado na criação de sua época.

A seguir a trajetória de um estilista que marcou o século XX com sua genialidade.

1936: 1o. de agosto, nasce Yves-Mathieu Saint-Laurent em Oran (Argélia), onde passa sua juventude até obter o bacharelado.

1953-54: chega a Paris, onde mostra seus desenhos ao diretor da revista Vogue, Michel de Brunhoff. Recebe aulas na Câmara Sindical de Alta-Costura; ganha um concurso. De Brunhoff apresenta Yves Saint-Laurent a Christian Dior, que o contrata.

1955-1957: vira assistente de Christian Dior.

1957: Yves Saint Laurent é colocado à frente da direção artística da Dior, depois da morte repentina do estilista mestre, em 24 de outubro de 1957.

1958: apresenta sua primeira coleção, "Trapézio", que põe fim a anos da ditadura da cintura de vespa, um êxito total.

1960: Yves Saint Laurent é declarado incapacitado por ser hospitalizado por depressão nervosa. É substituído por Marc Bohan na Dior.

1961: cria a maison Yves Saint Laurent, associando-se a Pierre Bergé, a quem conheceu em 1958.

1962: 29 de janeiro, primeiro desfile da maison Yves Saint Laurent.

1964: lançamento de "Y", primeiro perfume assinado por Saint Laurent.

1966: criação do primeiro smoking para mulheres. Primeira butique pret-a-porter Saint Laurent Rive Gauche em Paris.

1969: primeira butique Rive Gauche para Homens em Paris.

1971: coleção de 1971, chamada "40", foi um escândalo. YSL posa nu para um anúncio de seu perfume para homens.

1974: a maison se instala no número 5 da Avenida Marceau.

1977: lançamento do perfume Opium, um de seus maiores sucessos.

1982: aniversário dos 20 anos da maison no Lido de Paris. Yves Saint Laurent recebe o prestigioso "International Award of the Council of Fashion Designers of America" (CFDA).

1983: retrospectiva dedicada dos 25 anos de criação de Saint Laurent no Metropolitan Museum de Nova York.

1985: O presidente francês François Mitterrand lhe concede a insígnia de cavaleiro da Legião de Honra.

1986: compra Charles of the Ritz, grupo cosmético americano que até então era proprietário dos perfumes e cosméticos Saint Laurent.

1992: comemora os 30 anos da maison na Ópera da Bastilha.

1993: em janeiro o grupo industrial francês Elf-Sanofi assume o controle da empresa.

1998: Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos de carreira. No Stade de France 300 modelos desfilam na grama do estádio antes da final da Copa do Mundo disputada entre França e Brasil.

1998: Yves Saint Laurent decide se dedicar exclusivamente à alta-costura. Dois jovens estilistas se destacam no prêt-à-porter: Albert Elbaz, para a mulher, e Hedi Slimane, para as peças masculinas.

1999: o italiano Gucci (40% da Pinault-Printemps-La Redoute) adquire o prêt-à-porter e os perfumes. A holding Artemis de François Pinault se converte no proprietário da Yves Saint Laurent Alta-Costura.

2 de junho: Yves Saint Laurent recebe um prêmio por sua carreira em Nova York, concedido pelo Council of Fashion Designers of America (CFDA)

2002 : a maison de alta-costura Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos em 22 de janeiro.

2004: A Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent é inaugurada com uma exposição intitulada "Yves Saint Laurent dialoga com a arte".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY