DRINKS - CURIOSIDADES

Os Drinks e Coquetéis, assim como a Gastronomia, são passaportes para conhecer vários países sem sair de casa. Assim como a Cozinha típica de cada região, as bebidas fazem uma leitura dos hábitos, costumes e cultura de cada povo. Alguns bastante curiosos.
A palavra cocktail teria sua origem creditada a um escritor inglês, famoso "bom vivant", um tal Dr. Johnson, que teria comparado as usuais misturas de vinhos com destilados, da época, aos cavalos de raça indefinida, que no interior da Inglaterra tinham esse nome por ter os rabos cortados.
Os ingleses bebem em Pubs, outros europeus freqüentam Cafés. Os bávaros frequentam os Bierkellers ou Jardins de Cerveja, que são bares ao ar livre.
Cantina pode significar um lugar para comer uma pizza, ou, no caso do México é um lugar exclusivo para a confraria masculina, onde Elas não entram.
No Caribe, os Drinks ou Coquetéis acompanham petiscos como pão de mandioca, doce de banana verde ou mesmo uma sopa de vegetais chamada Callaloo. No Brasil, as chamadas batidas tropicais que misturam sucos de frutas e destilados, como a tradicional Caipirinha de cachaça com limão, podem receber nomes curiosos como "Capeta" ou "Chupa-cabra" e vir servidas com porções de rã; sem falar que algumas cachaças exibem caranguejeiras, escorpiões ou cobras dentro das garrafas.
Em Hong Kong há um destilado malcheiroso chamado Mow Toy.
Um turista desavisado ficará surpreso ao se deparar com uma cerveja quente ao invés de estupidamente gelada. pois a Cerveja Ale inglesa ou a Stout irlandesa são de alta fermentação e por isso são servidas à temperatura ambiente.

Absinto

A "Musa Verde" inspirou a literatura de Hemingway e inspirou a pintura de Degas, Picasso e Toulouse-Lautrec. Acreditava-se ter qualidades afrodisíacas. Foi proibido na Suíça, sua pátria de origem e também na França, onde mais se propagara. Chegou a ser proibido em quase todos os países do mundo. Seu ingrediente ativo, a artemesia absinthum, causaria loucura e até mesmo a morte. O substituto original do Absinto e também o mais famoso é o Pernod, mas há também muitos outros produzidos pela infusão de ervas aromáticas como o anis, o alcaçuz ou a erva-doce. Na Espanha, o substituto do Absinto chama-se Ojen. Na inglaterra, Wormwood, este com a planta da qual leva o nome.

Advocaat

A lenda que cerca suas origens diz que ele tem o poder de dissipar a timidez e dar o domínio da eloquência a quem o bebe, daí o nome relacionado aos advogados. É um licor holandês feito com ovos.

Benédictine

O licor mais antigo do mundo foi criado em 1510 pelos monges beneditinos, daí o seu nome. O mosteiro foi saqueado durante a revolução francesa e sua fórmula ficou desaparecida até 1863. Neste ano, foi parar nas mãos de Alexandre le Grand, que com ela alcançou sucesso e fortuna e construiu o palácio e o museu de arte que hoje são atrações turísticas de Féccamp, cidadezinha litorânea da Normandia, onde tudo começou.

Pisco

Palavra que significa pássaro no idioma quíchua, é também o nome de uma tribo do Peru que fazia ânforas revestidas com cera de abelha com as quais transportavam a bebida. Bebida também muito comum no Chile e na Bolívia. É feita à base de vinho moscatel e amadurecida por pouco tempo em vasilhas de barro.

Pulque

Drink dos Astecas, o pulque ainda é consumido no México. Obtido através da fermentacão do Mezcal, do qual também é feito a Tequila. O Mezcal é uma planta nativa da cidade de Tequila, nas montanhas de Sierra Madre, e é um tipo de babosa.

Tequila

O acompanhamento perfeito para a música de "los mariachis" ou a dança "Margaritas". Há um ritual que determina a ordem correta dos ingredientes: chupar um limão; tomar a Tequila de um só gole e lamber um tantinho de sal, colocado previamente nas costas da mão. Há ainda quem consiga mascar tabaco durante essa complicada operação.

Sakê

Não é um vinho, ainda que seja definido como um vinho de arroz. Tecnicamente é uma cerveja, pois é um fermentado. Essa antiquíssima bebida japonesa deve ser servida quente, mais precisamente, aquecida a uma temperatura de 40ºC. O calor faz com que o aroma da bebida se desprenda. Os japoneses aquecem o saquê em pequenas garrafas de cerâmica chamadas "tokkuri" numa panelinha de água fervente, após, bebem-no em pequenos goles em copinhos de porcelana chamados "sakazuki". O "sakazuki" tem um pequeno orifício e enquanto se bebe, emite um leve som de apito.

Sambuca

Os italianos chamam-no drink de sambuca com moscas, referindo-se aos grãos de café que são flambados no preparo da bebida, que é um ritual muito interessante. Convém apagar as luzes. Coloca-se alguns poucos grãos de café num copo cheio desse licor e ateia-se fogo, deixando que as chamas dancem sobre a sambuca até torrar os grãos e liberar o sabor e o aroma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY