HEATH LEDGER






















Heath Andrew Ledger (Perth, 4 de abril de 1979 — Nova Iorque, 22 de janeiro de 2008) foi um ator australiano.
Heath era filho de pais separados: Sally, uma professora de francês, e Kim, engenheiro. Tinha três irmãs, Kate, Olivia Ledger e Ashleig Bell. A separação do casal marcou profundamente a vida de Heath, que tinha, na altura, apenas dez anos de idade. Heath acabou ficando sob a guarda do pai e, sob influência de sua irmã Kate, acabou inscrevendo-se na mesma época em algumas companhias de teatro em sua cidade natal: na Globe Shakespeare Company e na Midnight Youth Acting Company. Rapidamente conseguiu ganhar seu primeiro papel, fazendo Peter Pan numa peça infantil.
Fez o colegial no Guildford Grammar School, colégio exclusivo para rapazes, e lá precisou dividir seu tempo entre duas grandes paixões, o hóquei e o teatro. Terminado o colegial aos dezesseis anos, persuadiu seu amigo de infância, Trevor DiCarlo, a levá-lo até Sydney, onde poderia encontrar maiores possibilidades para dar prosseguimento às suas ambições como ator.
Em Sydney obteve um papel no seriado Sweat, interpretando um ciclista homossexual. Seu desempenho rendeu-lhe visibilidade e, como conseqüência, conquistou o papel de protagonista no filme Assassinato em Blackrock, drama sobre jovens acusados do estupro de uma menina. Após "Sweat", deu continuidade ao trabalho em seriados australianos, como Home Away, Blush Patrol e Roar. Esse último trabalho projetou-lhe na carreira internacional; o sucesso do ator, ao interpretar um guerreiro celta, proporcionou-lhe contato com um agente norte-americano, e esse ofereceu-lhe oportunidade na comédia adolescente "Dez Coisas Que Eu Odeio Em Você", que acabou se tornando imenso sucesso de público.
Ledger, a despeito de seu sucesso ascendente, buscava um papel que, principalmente, o desafiasse como ator. Algum tempo depois apareceu a chance que ele esperava ao ganhar o papel de Gabriel Martin, em "O Patriota": filme estrelado por seu conterrâneo, o ator Mel Gibson. Posteriormente foi galgando posições junto aos críticos e diretores, como o próprio Mel Gibson, consolidando sua figura no meio artístico norte-americano. Seguiram-se atuações em filmes mais ou menos notórios, como "Coração de Cavaleiro", "A Última Ceia", "O Devorador de Pecados" e "Os Irmãos Grimm".
O ano decisivo, tanto em sua carreira como na sua vida pessoal, foi, sem sombra de dúvidas, 2005. Ao protagonizar o drama O Segredo de Brokeback Mountain, dirigido pelo cineasta taiwanês Ang Lee, Heath não só desempenhou seu trabalho mais profundo e dramático, como obteve enorme reconhecimento de crítica, sendo indicado como melhor ator de 2005 em diversas associações e festivais de cinema. Também, no período de filmagens do referido filme, conheceu e apaixonou-se da jovem atriz norte-americana Michelle Williams, com quem tem uma filha, chamada Matilda Rose Ledger.
Sua carreira, no entanto, não foi construída com facilidade. Antes de alcançar êxito como ator, precisou lavar carros para conseguir arranjar algum dinheiro.
Foi encontrado morto em seu apartamento em Nova York dia 22 de Janeiro de 2008.
Ainda não há informações sobre as causas da morte, mas existem indícios de que ela esteja relacionada ao uso de drogas. Segundo a polícia, o corpo do ator estava rodeado de pílulas.
Filmografia:
1988 - Home and Away (TV)
1992 - Clowning Around
1993 - Ship to Shore (TV)
1996 - Sweat (TV)
1997 - Roar (TV)
1997 - PC - Digitando Confusões (Paws)
1997 - Bush Patrol (TV)
1997 – Assassinato em Blackrock (Blackrock)
1999 - 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (10 Things I Hate About You)
1999 - Two hands
2000 - O Patriota (The Patriot)
2001 - Coração de Cavaleiro (A Knight's Tale)
2001 - A Última Ceia (Monster's Ball)
2002 - As Quatro Plumas (The Four Feathers)
2003 - O Devorador de Pecados (The Order)
2003 - Ned Kelly (Ned Kelly)
2005 - Os Reis de Dogtown (Lords of Dogtown)
2005 - Casanova
2005 - O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain)
2005 - Os Irmãos Grimm (The Brothers Grimm)
2006 - Candy
2007 - Batman - The Dark Knight
Comentários