10 IMPERDÍVEIS

Jihad do Amor (dir. Parvez Sharma, documentário, EUA)
Sinopse: O documentário foca na difícil vida dos mulçumanos homossexuais. Muhsin Hendricks é um imã sul-africano condenado por assumir publicamente a sua homessexualidade. No Egito, onde ser gay é ilegal, o jovem Mazen é obrigado a fugir depois de ser preso e torturado por estar numa boate gay no momento em que esta foi invadida pela polícia. Uma mãe muçulmana na Turquia aceita o casamento lésbico de sua filha mais velha. Quatro gays iranianos fogem de seu país e buscam asilo no Canadá. Estas e outras histórias formam um painel que, pela primeira vez, explora a complexa relação entre o Islã e a homossexualidade. Seleção oficial do Festival de Toronto 2007.

Preto, branco e cinza (dir. James Crump, documentário, EUA)
Sinope: Retrato íntimo do influente curador e colecionador de obras de arte Sam Wagstaff, morto em 1987. O filme mostra a relação dele com o fotógrafo Robert Mapplethorpe, na Nova Iorque dos anos 70 e 80. Mecenas do artista, Wagstaff ajuda a erguer a carreira de Mapplethorpe, vinte e cinco anos mais jovem que ele. Ambos nasceram no mesmo dia do ano, mas tinham personalidades bem distintas. Ainda assim, mantiveram um laço que os ligaria para sempre. Foram, ainda, grandes amigos de Patti Smith, cantora americana ícone do movimento Punk, que lançou o seu primeiro disco nessa época.

ShortBus (dir. John Cameron Mitchell, ficção, EUA)
Sinopse: Uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo, uma dominatrix que não consegue se relacionar com ninguém, um casal gay tentando manter um relacionamento aberto. Tragicômicas intersecções entre amor e sexo aparecem nas vidas destes personagens emocionalmente abalados. Da Nova York pós-11 de setembro, cansada do conservadorismo da Era Bush, surge este conto de arte, música, política e franqueza sexual, sugerindo novas maneiras de se conciliar as questões da mente com os prazeres do corpo e as vontades do coração. Foi exbido como “Hors Councours” no Festival de Cannes 2006.

Confissões de Lagerfeld (dir. Rodolphe Marconi, documentário, França)
Sinopse: O estilista Karl Lagerfeld tornou-se um ícone do mundo da moda: cabelos cinzas presos num rabo de cavalo, leque na mão e óculos escuros. Seu estilo peculiar esconde, no entanto, uma personalidade reservada. Neste retrato, Lagerfeld revela em tom de confidências detalhes da sua biografia e algumas obsessões pessoais. No dia-a-dia, o estilista se mostra uma figura múltipla: fotógrafo e pintor, conhecedor de arte, cinéfilo e colecionador de livros. Ele fala ainda de seus "anos terríveis" e da morte de seu companheiro de longa data, vitimado pela AIDS em 1989. Exibido no Panorama de Berlim 2007.

Tropa de Elite (dir. José Padilha, ficção, Brasil - Filme de Abertura do Festival)
Sinopse: No Rio de Janeiro de 1997, Nascimento é um capitão do BOPE, a Tropa de Elite da Polícia Militar. Ele é indicado para comandar uma operação que combaterá o tráfico de drogas no morro do Turano. Isso porque o Papa visitará o país e vai dormir uma noite na casa do cardeal-arcebispo perto dali. Chefiando uma missão que lhe parece absurda, Nascimento procura um substituto. É quando os policiais Neto e Matias entram para a corporação. O primeiro se destaca pela coragem, o segundo pela inteligência e ambos pela honestidade. Se pudesse reunir todas essas qualidades num homem só já teria achado o seu candidato.

A Casa de Alice (dir. Chico Teixeira, ficção, Brasil)
Sinopse: Alice tem cerca de quarenta anos e divide a casa com sua mãe Jacira, seu marido, o taxista Lindomar e seus três filhos. Depois de 20 anos de casamento, nem Lindomar nem Alice esperam grandes emoções a dois. Alice trabalha como manicure num salão de beleza e leva a vida como pode e com a família que o destino lhe deu. Exibido na seção Panorama do Festival de Berlim 2007, Prêmio Especial do Júri para Atriz no Festival de Miami, Melhor Filme no Festival de Friburgo na Suíça e Prêmio Especial do Júri, Atriz e Crítica no Festival de Guadalajara 2007.

As Testemunhas (André Techiné, ficção, França)
Sinopse: No verão de 1984, Manu, rapaz de vinte anos, desembarca em Paris em busca de trabalho. Ele divide com a irmã Julie um quarto num pequeno hotel. Enquanto Julie estuda canto lírico e vive mergulhada na música, Manu sai à noite com freqüência. Certo dia, ele conhece Adrien, um médico gay de 50 anos, culto e extrovertido. Os dois compartilham uma alegre amizade e, na companhia de Adrien, Manu descobre um novo estilo de vida. Numa viagem de barco no Mediterrâneo, Adrien apresenta ao rapaz os recém-casados Mehdi e Sarah, que acabam de ter um filho. Competição em Berlim 2007.

As bonecas safadas de Dasepo (dir: Lee Jae-yong, ficção, Coréia do Sul)
Sinopse: O colégio Museulmo (Sem Uso) é marcado pela total liberdade sexual. Lá, todos estão buscando formas de obter prazer. O próprio diretor da escola forma com o vice-diretor um casal sado-masoquista. No entanto, mesmo numa instituição tão livre, há os que fogem da “tradição”, como os excluídos Poverty Girl, que sustenta sua família prostituindo-se com homens mais velhos, e Cyclops, o único virgem da escola. Poverty Girl se apaixona pelo belo Anthony, mas ele só tem olhos para Double Eyes, que ele acredita ser uma menina. Baseado na história em quadrinhos para a Internet Dasepo.

Tick tock lullaby (dir. Lisa Gornick, ficção, Reino Unido)
Sinopse: Sasha, uma cartunista, e Maya, sua namorada, estão confusas com a idéia da maternidade e a possibilidade de serem mães. Mas, presumindo que os heterossexuais sabem lidar melhor com isso, Sasha decide viver a experiência na imaginação e cria alter egos, dois personagens femininos com planos de procriação. No entanto, quanto mais ela inventa, mais a ficção a influencia e vice-versa. As neuroses de Sasha tomam conta dos personagens e ela começa a sentir uma caótica ânsia de criar, qualquer coisa, seja arte, seja um filho. Prêmio Melhor Filme no Festival de Britspotting, em Berlim, em 2007.

XXY (dir. Lucía Puenzo, ficção, Argentina)
Sinopse: Alex nasceu com as caraterísticas sexuais de ambos os sexos. Tentando fugir dos médicos que insistem em “corrigir” a “ambigüidade genital” da criança, eles a levam para um vilarejo no Uruguai. Convencidos de que uma cirurgia seria uma violência contra seu corpo, eles vivem retirados numa casa nas dunas. Um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, trazendo com eles o filho adolescente. O pai visitante é especialista em cirurgia estética e se interessa pelo caso clínico da jovem. Enquanto isso, Alex, de 15 anos, e o rapaz, de 16, se sentem atraídos. Prêmio da Crítica no Festival de Cannes 2007.

Fonte:Mix Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY