CHARLES CHAPLIN

































Sir Charles "Charlie" Spencer Chaplin (Walworth, 16 de abril de 1889 — Vevey, 25 de dezembro de 1977) foi o mais famoso ator do cinema mudo e posteriormente um notável diretor.

Seu principal e mais conhecido personagem foi "O Vagabundo"(The Tramp - no Brasil também conhecido como Carlitos): um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um verdadeiro cavalheiro, vestindo um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e sua marca pessoal, um pequeno bigode.

Chaplin foi uma das personalidades mais criativas da era do cinema mudo; ele atuou, dirigiu, escreveu, produziu e eventualmente financiou seus próprios filmes.

Chaplin, cujo quociente de inteligência era de 140, foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão americano Samuel Reshevsky.

Nasceu em Walworth, Londres, filho de Charles e Hannah, ambos animadores do Music Hall.

Seus pais separaram-se logo após seu nascimento.Seu pai foi embora deixando-o aos cuidados de sua mãe, cada vez mais instável emocionalmente.

Em 1896, ela ficou desempregada por muito tempo; Charlie e seu meio-irmão mais velho Sydney eram deixados em uma casa de trabalho em Lambeth, sendo mandados após várias semanas para a Escola Hanwell para Crianças Órfãs e Destituídas.

Seu pai faleceu em 1901 de cirrose quando Charlie estava com 12 anos de idade.

Sua mãe ficou com sérios problemas mentais, vindo a falecer em 1928 em um manicômio.

Sydney, meio-irmão de Chaplin, era filho do primeiro casamento de Hannah com um homem de quem até hoje não se tem informação precisa.
A mãe se tornou cantora do music-hall e assim conheceu o pai de Charlie.
Eles se casaram e este adotou Syd dando-lhe o nome de Sydney John Chaplin.

Depois da separação dos pais, Hannah sua mãe teve um caso com o também animador do Music Hall, Leo Dryden. Desta relação, nasceu o terceiro irmão de Charlie, Wheeler Dryden em 1892.

Wheeler foi morar com o pai na Índia e só tomou conhecimento do parentesco com Chaplin quando este já era famoso. Na década de 20, Wheeler finalmente conheceu os irmãos e a mãe.

Chaplin subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos de idade, quando representou no Music Hall diante de sua mãe, que lhe ensinou a cantar e a atuar.

Ainda criança ele esteve de cama por duas semanas,quando, à noite, sua mãe sentou-se na janela e representou o que acontecia na rua.

Em 1900, com 11 anos, ele conseguiu com a ajuda do irmão Sydney, um papel cômico em Cinderela no "London Hippodrome".

Em 1903 ele participou de "Jim, a romance of cockayne".Logo após, assumiu seu primeiro trabalho regular como o entregador de jornal Billy em Sherlock Holmes, um papel que representou até 1906.

A este, seguiu-se um show de variedades e um papel de palhaço em "Fun Factory" de Fred Karno.

De acordo com registros da imigração, ele chegou na América com o trupe de Karno em 2 de outubro de 1912.

Na Companhia de Karno estava Arthur Stanley Jefferson, que se tornaria conhecido e amado como Stan Laurel.(O magro, de "O gordo e o Magro")

Chaplin e Laurel chegaram a compartilhar um quarto de pensão.

Em 1915, Chaplin contratou Edna Purviance que atuou em seus filmes por quinze anos.

Edna também serviu como "objeto sexual" para Chaplin, que se referiu ao envolvimento deles da seguinte forma: "Como Balzac, que achava que uma noite dedicada ao sexo significava a perda de uma página de algum dos seus romances, eu também achava que seria perder um ótimo dia de trabalho nos estúdios".

A atuação de Chaplin foi vista pelo produtor de filmes Mack Sennett, que o contratou para seu estúdio, o Keystone Film Company. Embora inicialmente Chaplin tivesse dificuldade para se ajustar ao estilo de ação da Keystone film, ele acabou se adaptando e floresceu no meio artístico. Isto foi possível, em parte, por Chaplin ter desenvolvido o personagem trampolim dele (O vagabundo), e tornar-se a grande estrela e talento da Keystone.

Em 1919, Chaplin fundou o estúdio United Artists, com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith.

Apesar dos filmes falados terem se popularizado em 1927, Chaplin resistiu a fazê-los até os anos 1940.

O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940) foi o seu primeiro filme com som.
Foi também, uma afronta a Adolf Hitler e ao fascismo que reinava na época.

o filme foi filmado e lançado nos Estados Unidos, um ano antes da entrada do país na Guerra.

O papel de Chaplin era duplo: o de Adenoid Hynkel, clara alusão ao nome de Hitler, e de um barbeiro judeu que é cruelmente perseguido pelos nazistas.

Hitler era um grande fã de seus filmes, e soube-se que ele viu este duas vezes.

Após o descobrimento do Holocausto, Chaplin revelou que não conseguiria brincar com o regime nazista como brincou no filme, se soubesse da extensão do problema.

Franklin D. Roosevelt recebeu Chaplin, pessoalmente na Casa Branca, depois de ter solicitado uma projeção privada de "O Grande Ditador", sendo seu único comentário: “Sente-se Charlie, o seu filme nos está dando muitas dores de cabeça”.

A estréia do primeiro filme falado "O Cantor de Jazz" trouxe consigo um grande abalo.

Chaplin já tinha começado as filmagens de "Luzes da Cidade" (1928), quando percebeu que o cinema mudo estava com os dias contados. Mesmo assim, não admitiu que a personagem "O vagabundo" falasse.

O posicionamento político de Chaplin sempre pendeu para a esquerda. Vários de seus filmes seguiram essa tendência, principalmente "Tempos Modernos" (Modern Times, 1936), que foi uma crítica à situação da classe operária e dos pobres em geral.

Por causa deste posicionamento, em setembro de 1952 Chaplin recebeu a visita de funcionários do Departamento de Imigração pela suspeita de ser comunista, pela falta de patriotismo que tinha impedido a sua nacionalização e pela suspeita de adultério. Eram os últimos dias de Chaplin nos Estados Unidos.

Com a desculpa de tirar férias, foi para Nova Iorque apresentar o filme "Luzes da Ribalta" à imprensa e, junto com a mulher e os quatro filhos, embarcou para Londres, no navio Queen Elizabeth.

Depois de dois dias de viagem, Chaplin recebeu um telegrama comunicando a abertura de uma nova investigação, solicitada pelo Fiscal Geral do Estado, na qual voltavam a aparecer as antigas acusações sobre suas atividades políticas e sua vida particular, o que significou a ruptura definitiva com o país onde tinha vivido durante quarenta anos.

Quando viajou para a Inglaterra seu retorno aos EUA, foi proibido pelo Serviço de Imigração, devido a acusações de "atividades não-americanas". Chaplin decidiu então, permanecer na Europa, indo morar na Suíça.

Chegou a retornar aos Estados Unidos em 1972 para receber seu segundo Oscar (conjunto da obra). O primeiro foi recebido em 1929 (O circo).

Chaplin também foi indicado sem sucesso por Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original, em "O Grande Ditador"(1940). Por Melhor Roteiro Original em Monsieur Verdoux(1947).

Em 1973, recebeu seu terceiro Oscar. Na categoria Melhor Trilha Sonora, pelo filme Luzes da Ribalta,de 1952.

Como este filme não havia estreado em Los Angeles na época de seu lançamento, devido à perseguições políticas. Pôde ser candidato ao Oscar, vinte e um anos depois.

Nessa ocasião, Chaplin decidiu voltar aos Estados Unidos e pisou no palco pela última vez, sendo aplaudido durante bastante tempo.

Em 1977, na madrugada do dia 25 de dezembro, aos oitenta e oito anos de idade, apagaram-se definitivamente as luzes para Charles Chaplin.

Sua vida amorosa foi bastante movimentada:

A atriz Edna Purviance foi sua amante por anos à fio.

Teve um caso com a milionária Peggy Hopkins Joyce.

Teve um romance tumultuado com a atriz alemã Pola Negri. A relação foi um escândalo alimentado pela imprensa sensacionalista, com manchetes que anunciavam um casamento que nunca chegou a ocorrer.

Em 23 de outubro de 1918, Chaplin casou-se aos 28 anos de idade com Mildred Harris, de 16 anos.

Tiveram um filho que morreu ainda bebê e divorciaram-se em 1920.

Aos 35 anos, ele se envolveu com Lita Grey, também de 16 anos, durante as preparações de "The Gold Rush".

Lita era uma jovem admiradora mexicana, que vestiu o pijama de Chaplin, meteu-se em sua cama e depois tentou envenenar-se diante da porta de sua casa. Chaplin acabou sucumbindo aos encantos de Lita.

Casaram-se em 26 de Novembro de 1924, quando ela ficou grávida. Pois, ele sabia que manter relações sexuais com menores de idade era delito.

Tiveram dois filhos e divorciaram-se em 1926, enquanto sua fortuna chegava à U$$ 825000.

O estresse do divórcio somado aos impostos que não paravam de subir, terminaram por deixar os cabelos de chaplin brancos.

Chaplin casou-se secretamente aos 47 anos com Paulette Goddard, de 25 anos, em junho de 1936.

Depois de alguns anos felizes, veio o divórcio, em 1942.

Durante este período, Chaplin namorou Joan Barry, atriz de 22 anos.

A relação terminou quando Barry começou a perturbá-lo: Em maio de 1943, ela informou a Chaplin que estava grávida, e exigiu que ele assumisse a paternidade. Exames comprovaram que Chaplin não era o pai, mas na época tais testes não tinham muita validade, e ele se viu obrigado a pagar US$ 75 por semana até a criança completar 21 anos de idade.

Depois disso, conheceu Oona O'Neill, filha do dramaturgo Eugene O'Neill.

Casaram-se em 16 de Junho de 1943.

Ele tinha 54 enquanto ela tinha 17 anos.

Este casamento foi longo e feliz, e resultou em oito filhos.

Charlie ficou com Oona até morrer.

Em 4 de março de 1975, depois de muitos anos de exílio, Chaplin foi condecorado cavaleiro da coroa pela Rainha Elizabeth II. Tal honra foi proposta pela primeira vez em 1956, mas vetada pelo departamento de imigração britânico, já que acreditava-se que Chaplin fosse comunista.

Charles Chaplin morreu em Vevey, Suíça. Em consequência de um derrame cerebral e foi enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey.

Três meses após sua morte, em 3 de março de 1978, ladrões invadiram o cemitério na calada da noite, violaram a sepultura e roubaram o corpo numa sórdida tentativa de extorquir dinheiro de sua família.

O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados à morte, o corpo foi recuperado onze semanas depois, no Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-Sur-Vevey. Mas por precaução, a família mandou construir dentro do túmulo, por sobre o compartimento do caixão, uma espécie de tampão de concreto espesso de 6 pés de largura pesando quase 400 quilos para evitar que o corpo pudesse ser novamente roubado.

Há uma famosa estátua de Chaplin em Vevey.

Em 1992, um filme sobre sua vida foi feito.

Com o título de Chaplin, foi dirigido por Sir Richard Attenborough, e estrelado por Robert Downey Jr, Dan Aykroyd, Geraldine Chaplin (filha de Chaplin, interpretando sua própria avó - Hannah), Anthony Hopkins, Milla Jovovich, Moira Kelly, Kevin Kline, Diane Lane, Penelope Ann Miller, Paul Rhys, Marisa Tomei, Nancy Travis, e James Woods.

Filmografia

Curta-Metragens

1914
Between Showers (Dia chuvoso ou Carlitos e os guarda-chuvas)
A Busy Day (Carlitos ciumento ou Carlitos e as salsichas)
Caught in a Cabaret (Bobote em apuros)
Caught in the Rain (Carlitos e a sonâmbula)
Cruel, Cruel Love (Carlitos marquês)
Dough and Dynamite (Dinamite e pastel)
The Face on the Barroom Floor (Pintor apaixonado ou Sobrado mal-assombrado)
The Fatal Mallet (A maleta fatal ou O malho de Carlitos)
A Film Johnnie (Dia de estréia)
Gentlemen of Nerve (Carlitos e Mabel assistem as corridas)
Getting Acquainted (Carlitos e Mabel de passeio)
Her Friend the Bandit (Carlitos, ladrão elegante)
His Favorite Pastime (Carlitos entre o bar e o amor)
His Musical Career (Carregadores de piano)
His New Profession (Nova colocação de Carlitos)
His Prehistoric Past (Passado pré-histórico)
His Trysting Place (O engano)
Kid Auto Races at Venice (Corrida de automóveis para meninos)
The Knockout (Dois heróis ou Dois heróis encrencados)
Laughing Gas (Carlitos dentista)
Mabel at the Wheel (Carlitos banca o tirano)
Mabel's Busy Day (Carlitos e as salsichas)
Mabel's Married Life (Carlitos e Mabel se casam)
Mabel's Strange Predicament (Carlitos no hotel)
Making a Living (Carlitos repórter)
The Masquerader (Carlitos coquete)
The New Janitor (Carlitos porteiro)
The Property Man (Carlitos na contra regra)
Recreation (Divertimento)
The Rounders (Na farra)
The Star Boarder (Carlitos e a patroa)
Tango Tangles (Carlitos dançarino)
Those Love Pangs (Carlitos rival no amor )
Twenty Minutes of Love (Vinte minutos de amor)

1915
The Bank (O banco)
By the Sea (Carlitos à beira mar)
The Champion (Campeão de boxe)
His New Job (Seu novo emprego)
His Regeneration
In the Park (Carlitos no parque)
A Jitney Elopement (Carlitos quer casar)
Mixed Up
A Night Out (Carlitos se diverte)
A Night in the Show (Carlitos no teatro)
Shanghaied (Carlitos marinheiro)
The Tramp (O vagabundo)
A Woman (A senhorita Carlitos)
Work (Carlitos trabalhador)

1916
Behind the Screen (Carlitos no estúdio)
Burlesque on Carmen (Carmem às avessas)
The Count (O conde)
The Fireman (Carlitos bombeiro)
The Floorwalker (Carlitos no armazém)
One A.M. (Carlitos boêmio)
The Pawnshop (Casa de penhores)
Police! (Carlitos policial)
The Rink (Carlitos patinador)
The Vagabond (O vagabundo)

1917
The Adventurer (Carlitos presidiário)
Chase Me Charlie
The Cure (Carlitos nas termas)
Easy Street (Carlitos guarda-noturno)
The Immigrant (O imigrante)

1918
The Bond
A Dog's Life (Vida de cachorro)
Shoulder Arms (Carlitos nas trincheiras)
Triple Trouble (Carlitos em apuros)

1919
A Day's Pleasure (Um dia de prazer)
Sunnyside (Idílio campestre)

1921
The Idle Class (Os ociosos)

1922
Pay Day (Dia de pagamento)

1923
The Pilgrim (Pastor de almas)

Longa-Metragens

O garoto (1921)
O maluco (1921)
Casamento ou luxo? (1923)
Em busca do ouro (1925)
O circo (1928)
Luzes da cidade (1931)
Tempos modernos (1936)
O grande ditador (1941)
Monsieur Verdoux (1947)
Luzes da ribalta (1952)
Um rei em Nova York (1957)
A condessa de Hong Kong (1966)

Cronologia

1889 Nascimento em 16 de abril, às 20h, em Londres.

1894 Estréia no teatro, substituindo sua mãe Hannah. Tinha 5 anos.

1896 Sua mãe é internada.
Vai para um orfanato com o irmão mais velho.

1897 Contrato com a Companhia Musical Eight Lancashire Lads.
Participa de diversos espetáculos.

1901 Morte de seu pai, Charles Chaplin , aos 37 anos, de cirrose.

1902/1906 - Turnês: Sherlock Holmes e Peter Pan (com Willian Gilette).

1906 Contrato com a Casey Court's Circus.

1907 Contrato com a Companhia de Fred Karno.

1908/1909 Viagem por Londres com diversos espetáculos: O Jogo de Futebol, A Chave Boa - mas o Andar Trocado, Uma Noite num Clube Londrino, Uma Noite no Music- Hall Inglês, Fauna das Prisões, Oliver Twist, etc.

1910 Sua primeira viagem internacional: Paris.

1911 Excursão pelos Estados Unidos.

1912/1913 Retorno aos Estados Unidos.
Conhece Mack Sennett.
Contrato com a Keystone, onde faz 35 curtas.

1914/1915 Contrato com a Essanay.
Faz 14 filmes.
Carlitos torna-se popular.
Conhece Edna Purviance.

1916 Muda-se para Los Angeles.
Novo contrato, dessa vez com a Mutual.
Contrato por 12 filmes ao longo do ano.

1917 Contrato com a First National, onde faz 9 filmes.

1918 Participa ativamente da campanha de bônus
Cria a United Artists, com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e David W. Griffith. Casa com Mildred Harris.

1920 Divorcia-se de Mildred Harris.

1921 Estréia de The Kid.
Chaplin vai à Londres.

1922 Hannah Chaplin vai morar nos Estados Unidos.

1924 Casamento com Lita Murray (Lita Grey), no México. Ela estava grávida.

1925 Estréia de The Gold Rush. Nascimento de seu primeiro filho, Charles Chaplin Jr.

1926 Nasce seu segundo filho, Sydney Earle. O nome foi uma homenagem ao irmão Sydney.

1927 Divorcia-se de Lita, depois de muito escândalo e acompanhamento da mídia. Ela recebe 1 milhão de dólares.

1928 Falecimento de sua mãe, Hannah.
Estréia de The Circus.
Início da produção de City Lights.

1931 Estréia Luzes da Cidade.

1932 Estréia City Lights.
Viagem à Europa, onde encontra pessoas ilustres, como Mahatma Gandhi.

1933 Início do relacionamento com Paulette Goddard.

1936 Estréia de Modern Times.

1940 Estréia O grande ditador, sendo este recebido com desconfiança por todos. Chaplin é acusado pelo Comitê das Atividades Antiamericanas.
O filme é proibido em diversos países.
Separa-se de Paulette.

1942 Processo de paternidade, por Joan Barry que o acusa de ser o pai de sua filha.

1943 Conhece e casa-se com Oona O' Neill, filha do dramaturgo Eugene O'Neill. Chaplin prova não ser o pai do filho de Joan Barry, mas é condenado a pagar pensão, já que o Estado não aceita exame de sangue como prova.

1944 Nasce Geraldine Chaplin, filha de Chaplin com Oona.

1946 Nasce Michael John, seu segundo filho com Oona.

1947 Filmagem de Monsier Verdoux.
É pedida sua expulsão dos Estados Unidos, por suspeita de apoio a União Soviética. Chaplin escreve um artigo "Declaro guerra a Hollywood" e toda a imprensa volta-se contra ele, exigindo sua deportação.

1949 Nasce Josefina. Sua filha com Oona.

1950 Nasce Victoria. Sua filha com Oona.

1952 Viagem a Europa.
O filme Luzes da Ribalta não estréia por perseguições políticas.
Recebe a informação que não pode mais retornar aos Estados Unidos.
Vai morar na Suiça.
Oona desiste da cidadania americana.

1953 Nasce Eugênio, seu filho com Oona.

1954 Recebe o Prêmio Internacional da Paz.

1957 Nasce Jane, sua filha com Oona.

1960 Estréia de Um Rei em Nova York.

1962 É nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford.
Nasce Christopher seu último filho com Oona.

1964 É publicada sua autobiografia "Minha vida".

1966 Dirige A Countess From Hong Kong , com Marlon Brando e Sophia Loren.

1968 Seu filho Charles Chaplin Jr. comete suicídio. Aos 43 anos de idade.

1971 É condecorado com a Légion d 'Honneur francesa.

1972 Viagem aos Estados Unidos, onde prestam-lhe uma homenagem na Academia.
Ganha um Oscar pelo conjunto de sua obra.

1973 Recebe o Oscar pela trilha sonora do filme Luzes da Ribalta.

1975 É intitulado Cavaleiro do Império Britânico pela rainha Elizabeth da Inglaterra.

1977 Morre na madrugada de 25 de dezembro, cercado de esposa, filhos e netos.

Frases de Chaplin

"Quando me amei de verdade, compreendi que, em qualquer circunstância, eu
estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. Então, pude
relaxar.
Hoje, sei que isso tem nome... auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu
sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra
minhas verdades.
Hoje, sei que isso é... autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que minha vida fosse
diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu
crescimento.
Hoje, chamo isso de ..... amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar
forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo,
mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada,
inclusive eu mesmo.
Hoje, sei que o nome disso é... respeito.

Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse
saudável, pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para
baixo.
De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de
fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Agora, faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio
ritmo.
Hoje sei que isso é... simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com
isso, errei menos vezes.
Hoje, descobri a... humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me
preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é quando a
vida acontece.
Hoje, vivo um dia de cada vez. Isso é... plenitude."

"Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá."

"Se o que você esta fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo."

"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação."

"Se matamos uma pessoa somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis."

"A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue, descobre tudo."

"A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza."

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror."

"O amor perfeito é a mais bela das frustrações, pois está acima do que se pode exprimir."

"Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade. Da mesma forma, pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida."

"O humorismo alivia-nos das vicissitudes da vida, ativando o nosso senso de proporção e revelando-nos que a seriedade exagerada tende ao absurdo."

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"

"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substiui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

“Não preciso me drogar para ser um gênio;
Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.”

“A única coisa tão inevitavel quanto a morte é a vida.”

“O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte.”

“Amo o público, mas não o admiro. Como indivíduos, sim. Mas, como multidão, não passa de um monstro sem cabeça.”

“Conhecer o homem - esta é a base de todo o sucesso.”

“A persistência é o caminho do êxito.”

“Amo as mulheres, mas não as admiro.”

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”

“O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.”

“Minha fé é no desconhecido,
em tudo que não podemos compreender por meio da razão.
Creio que o que está acima do nosso entendimento
é apenas um fato em outras dimensões
e que no reino do desconhecido há uma infinita reserva de poder.”


Opinião pessoal:

Charles Chaplin foi um artista fantástico, mas era um idiota com as mulheres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

PLAYBOY

IVETE SANGALO