QUEIMADURAS DE SOL

Poucas coisas podem penetrar a camada de fora da pele (stratum corneum), mas os raios ultravioleta do sol passam facilmente por ela e danificam as células e estruturas que ficam abaixo. Os raios ultravioleta que chegam à superfície da Terra são de dois tipos: ultravioleta A (UVA), os chamados "raios do bronzeado", que não causam queimaduras (exceto em doses muito grandes), e ultravioleta B (UVB), os "raios que queimam". Os raios UVA passam pelos vidros das janelas, dos carros, das casas e dos escritórios, já os raios UVB não. Mas ambos penetram pela camada de fora da pele, causam dano, e contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele.
Os raios ultravioleta que atravessam a camada de fora da pele fazem com que as células produtoras de pigmentos, chamadas melanócitos produzam pigmentos marrons (melanina). Esse é o esforço da célula para se proteger dos raios invasores e prevenir futuros estragos nas estruturas da pele.
A quantidade de melanina e a velocidade com que os melanócitos podem produzi-la depende da genética. Pessoas de pele escura produzem melanina mais facilmente, enquanto os indivíduos de pele clara, especialmente os de ascendência européia e asiática, não produzem bem a melanina ou a produzem como grandes manchas parecidas com sardas. Estas pessoas não ficam bronzeadas, apesar de tentarem, e tendem a "fritar rápido", queimando facilmente até mesmo com exposição moderada ao sol.
Se a sua pele não produz bem a melanina ou se você é exposto ao sol antes que a quantidade suficiente de pigmentos seja produzida e distribuída, os raios ultravioleta matam as células da pele. Até mesmo uma queimadura moderada, que produz apenas um avermelhado, destrói a camada superior da sua pele, como se você a tivesse queimado com ferro quente.
Danos às células da pele são predominantes nas pessoas de pele clara, e o efeito imediato é uma queimadura de sol. Com o passar do tempo, os efeitos podem ser muito mais sérios: manchas marrons e até câncer de pele podem surgir.
A luz ultravioleta ainda pode causar danos à derme, camada que dá forma, textura, força e elasticidade à sua pele. A luz do sol rompe a camada mais grossa e forte da estrutura da derme, deixando-a fraca, fina, menos elástica e com aspecto enrugado e caído.
Você provavelmente nunca mais iria se expor a uma queimadura de sol de novo se pudesse ver o estrago surpreendente causado na pele através de um microscópio. As células se encolhem e morrem; o que antes era um feixe grosso de tecido conjuntivo vermelho transforma-se numa mancha cinza. Vasos sangüíneos finos superficiais se dilatam e podem vazar, seqüências de DNA, o "software" que diz à pele como fazer cópia e consertar a si mesma, são danificadas, fazendo com que a pele produza células anormais pré-cancerosas e, em alguns casos, cancerosas.
Apesar do aumento do conhecimento dos perigos da exposição ao sol, nós não nos preocupamos muito quando se trata de proteger nossa pele, ou não conseguimos resistir ao mito de que um bronzeado nos faz parecer mais saudáveis.
Dicas para amenizar a dor
Você não conseguiu ficar longe do sol, não é? As dicas a seguir devem aliviar o desconforto e ajudar sua pele a se curar.
Aplique compressas de água gelada. Molhe um pano com água gelada e aplique diretamente nas áreas queimadas (não aplique gelo ou bolsas de gelo) por vários minutos, molhando o pano repetidamente para mantê-lo gelado. Aplique a compressa diversas vezes para aliviar o desconforto.
Você pode adicionar um produto suavizante, como bicarbonato de sódio ou aveia à compressa de água. Apenas misture um pouco de bicarbonato na água antes de molhar o pano ou embrulhe aveia seca numa gaze de algodão e passe na água. Depois jogue a aveia fora e molhe o pano na água que restou.
Não volte para o sol. A pele queimada é muito mais vulnerável a outras queimaduras, então fique fora do sol por alguns dias para evitar mais danos à sua pele. Saiba que, quando você estiver fora de casa durante o dia, mesmo na sombra, você está exposto à luz ultravioleta. Os raios ultravioleta podem penetrar pelas roupas. Pelo menos 50% dos raios nocivos do sol penetram pela roupa. Então, se você já está queimado de sol, ficar em casa é a melhor opção.
Além de ficar longe do sol, é importante ficar num lugar frio. Uma queimadura faz com que os vasos sangüíneos da pele se dilatem e irradiem calor para a sua pele. Você ficará mais confortável se baixar a temperatura do quarto e o mantiver frio.
Quando ir ao médico
O desconforto de uma queimadura de sol pode ser tratado em casa com os remédios descritos aqui, mas você deve ir a um médico se:
está com muitas bolhas
está com o corpo todo queimado
suas bolhas rompem e inflamam
você tem calafrios, febre e está tremendo
você se sente mal como se estivesse gripado
a dor e a coceira ficam piores depois das primeiras 24 horas.
Tome um banho. Entrar em uma banheira de água fria é uma ótima maneira de refrescar a queimadura e melhorar as dores, especialmente se a queimadura é grande e numa região difícil de alcançar (como suas costas). Evite usar sabonete, pois pode irritar e ressecar sua pele. Se sentir que precisa usar o sabonete, use um suave, como Dove e enxague bem. Não use pano, esponja e bucha.
Se você se sentir tentado a ficar na banheira por horas, tome uma chuveirada fria. Ironicamente, encharcar-se por muito tempo pode agravar o ressecamento da pele, o que pode aumentar a coceira e o descascamento.
Acrescente aveia. Adicionar um pouco de aveia ou bicarbonato de sódio na água do banho pode ajudar a suavizar a pele ainda mais do que aplicar as compressas ou apenas encharcar-se só de água.
Prepare a aveia para a compressa, segurando a trouxa debaixo da torneira enquanto a banheira enche, ou compre pó de aveia numa farmácia ou numa loja de produtos naturais e siga as instruções. Se for usar bicarbonato de sódio, salpique generosamente na água. Não permaneça mais do que 15 ou 20 minutos no banho, para evitar o ressecamento da pele.
Hidratação. O sol resseca a superfície da pele e faz com que as células e vasos sangüíneos vazem, causando desidratação. Os banhos e as compressas fazem com que você se sinta melhor, mas podem roubar a hidratação da sua pele machucada. Para prevenir o ressecamento, aplique um hidratante imediatamente após o banho. Para um alívio refrescante da dor e do ressecamento, deixe o hidratante na geladeira antes de usar.
Que venha o aloe vera. O suco grosso, com aspecto de gel, da planta aloe vera faz com que os vasos sangüíneos se contraiam e ajuda a aliviar as dores e limitar a vermelhidão ao ser aplicado sobre uma queimadura recente. As plantas aloe vera estão disponíveis em estufas. Corte uma folha grande e aplique o gel diretamente na queimadura. Aplique de cinco a seis vezes por dia durante vários dias.
Tome água. Você pode ficar desidratado se tiver uma queimadura séria. Beba muito líquido, especialmente água, como se estivesse com febre. É possível determinar se você está hidratado no banheiro: se sua urina estiver relativamente clara, você está bem. Se estiver escura, você precisa beber mais água.
Tente usar um anestésico tópico. Anestésicos tópicos podem oferecer alívio temporário para a dor e a coceira. Procure usar produtos que contenham lidocaína. Já que algumas pessoas têm reações alérgicas a tais produtos, teste uma pequena área da pele antes de aplicar sobre o restante do corpo.
Anestésicos tópicos são vendidos tanto em creme como em spray. O spray é mais fácil de aplicar na queimadura, especialmente se ela for muito grande. Se você usar um, evite aplicar diretamente no rosto. Aplique em uma gaze e salpique suavemente no rosto.
Preste atenção nas bolhas. Uma queimadura de sol séria pode criar bolhas na pele. As bolhas de queimadura podem ser sérias ameaças, então se a sua pele está coberta por essas feridas, procure um médico imediatamente. Se você tiver apenas algumas pequenas bolhas, preste atenção para que elas não inflamem. Não as estoure ou retire a camada de pele protetora.
O tempo é o melhor remédio. No final das contas, o que vai mesmo curar suas queimaduras de sol é o tempo. Mesmo se suas queimaduras estiverem curadas, tome cuidado com o sol, porque demorará vários meses para que sua pele retorne ao mesmo nível de sensibilidade. Se você ficar exposto ao Sol enquanto sua pele ainda está se curando, ela irá queimar mais rápido e ficará mais danificada do que antes.
Dicas para prevenir queimaduras e danos à pele
Cerca de um milhão de americanos foram diagnosticados com algum tipo de câncer de pele em 2005. Felizmente, há muito o que fazer para proteger sua pele contra os efeitos nocivos do sol.
Proteja-se. A Fundação Americana do Câncer de Pele afirma que chapéus e roupas de tecidos escuros trançados firmemente absorvem melhor a luz ultravioleta do que os tecidos de algodão mais claros. Tecidos secos oferecem mais proteção do que os molhados.
Passe filtro solar. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda o uso de protetor solar fator (FPS) 15. Certifique-se de aplicá-lo abundantemente: aplicar somente uma camada fina de protetor reduz sua capacidade em 50%.
Aplique o protetor de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol para que a pele possa absorvê-lo. E aplique de novo a cada duas horas ou menos se você estiver suando ou se molhando. Se você tem pele clara, pode começar a se preparar para a exposição na noite anterior, aplicando uma camada de protetor antes de dormir; isso permitirá que o protetor seja perfeitamente absorvido pela camada de fora de pele. Depois aplique a camada normal de protetor no dia seguinte, cerca de meia hora antes de sair.
Proteja suas orelhas. Muitas vezes, as pessoas esquecem de proteger partes sensíveis como as pontas das orelhas, a divisão do cabelo, o "V" no peito, o nariz e as mãos. A Fundação Americana do Câncer de Pele afirma que 80% dos cânceres ocorrem na cabeça, pescoço, e mãos. A Fundação recomenda o uso de um chapéu de tecido com trama apertada como de lona ou de palha e uso de protetor solar com fator de proteção 15 nas mãos e em outras áreas expostas.
Superfícies horizontais protuberantes como o nariz, apresentam problemas especiais na proteção contra o sol. Os salva-vidas usam pasta de óxido de zinco no nariz, mas isso só dá um fator de proteção sete. Ao invés disso, aplique protetor com fator 15, no mínimo, deixe absorver por alguns minutos e depois, para a máxima proteção, aplique a pasta de óxido de zinco. Se você for andar descalço, seria inteligente usar a mesma proteção no peito dos pés.
Proteja-se contra a luz refletida. Tenha sempre em mente que mesmo as sombrinhas e as sombras das árvores oferecem apenas proteção moderada contra a luz ultravioleta e que não protegem contra os raios refletidos na areia, neve, concreto e muitas outras superfícies. A luz ultravioleta não é refletida pela água, mas pode facilmente penetrá-la, então estar na água não lhe protege. Seja cuidadoso na proteção das superfícies, como a parte de baixo do queixo, que são muito vulneráveis à luz refletida.
Tenha cuidado entre 10:00 h e 16 h. Os raios do sol são mais intensos nesse período do dia. Fique em casa nesse horário, mas se precisar sair, use filtro solar.
Tome cuidado em dias frescos e nublados. A luz ultravioleta pode atravessar as nuvens. Tome cuidado mesmo quando o sol não estiver brilhando.
Não deixe que a neve o engane. Durante os meses de inverno, algumas pessoas, como os esquiadores, aprendem da maneira mais difícil que grandes altitudes (onde há pouca atmosfera para filtrar os raios do sol), ventos tempestuosos e neve branca podem ser uma combinação dolorosa. Proteja-se com roupas adequadas e protetor solar fator 15. Não esqueça de usar óculos escuros para evitar "queimar" os olhos.
Não esqueça dos lábios. O sol pode queimar a pele sensível dos lábios tão facilmente como o resto do corpo. No pior dos casos, o estrago pode levar ao câncer de pele. Use um protetor labial com fator de proteção 15, no mínimo, e reaplique-o sempre.
Evite banhos de sol. Dermatologistas não cansam de dizer: não existe "bronzeado saudável". Os banhos de sol são contra-indicados para todos, mas são uma péssima idéia para as pessoas de pele clara. Muitas delas não conseguem se bronzear e apenas se arriscam a ficar seriamente queimados.
Se você não resiste ao banho de sol, vá com calma e deixe que sua pele crie melanina gradualmente para que você esteja protegido. E não use bronzeadores que aumentam os efeitos dos raios ultravioleta e pioram a queimadura. É como se você estivesse passando óleo de cozinha na pele.
Cuidado com a sensibilidade à luz. Alguns remédios, como tetraciclina e diuréticos, podem deixar sua pele sensível demais para se expor ao sol e aumentar o risco de queimadura. Alguns remédios à base de ervas têm um efeito similar. Fale com seu médico ou farmacêutico sobre estas possibilidades se você estiver tomando algum remédio.
Como se pode ver, proteger a pele contra as queimaduras de sol não serve apenas para evitar o desconforto. Muita exposição ao sol pode contribuir para o ressecamento, enrugamento, surgimento de manchas marrons, e pior, câncer de pele.
Comentários