MARILYN MONROE





































"I'm not interested in money. I just want to be wonderful"
"If I'm a star, then the people made me a star"
"All I want is to be loved, for myself and for my talent"

Marilyn Monroe

Os Primeiros Anos

Marilyn Monroe nasceu em Los Angeles/Califórnia. Como a identidade de seu pai era desconhecida, recebeu o nome de "Norma Jean Baker Mortenson".
Muitos biógrafos acreditam que o pai biológico de Marilyn era Charles Stanley Gifford, um agente de vendas do estúdio RKO, onde Gladys Baker, mãe de Marilyn, trabalhava. Ela era editora de filmes, mas problemas psicológicos a impediram de permanecer no emprego e ela foi levada para uma instituição mental.
A certidão de nascimento diz que o segundo marido de Gladys, Martin Edward Mortensen, é que é o pai biológico de Marilyn. Numa entrevista ao canal de televisão Lifetime, James Dougherty, primeiro marido de Marilyn, disse que ela acreditava que Gifford era seu pai.

Norma Jean passou grande parte de sua infância em casas de família e orfanatos até que, em 1937, ela mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família.
Em 1942, o marido de Grace foi transferido para a costa leste e o casal não tinha condições financeiras para levar Norma Jean, na época com dezesseis anos.
Norma Jean só tinha duas opções: voltar para o orfanato ou se casar.

No dia 19 de julho de 1942, ela casou com Jimmy Dougherty, de 21 anos, com quem estava namorando há seis meses. Segundo Jimmy, ela era uma menina doce, generosa e religiosa que gostava de ser abraçada. Até então, Norma Jean e Jimmy estavam muito felizes juntos, até que ele entrou para a Marinha e foi transferido para o Pacífico Sul, em 1944.

Após a partida de Jimmy, Norma Jean começou a trabalhar na fábrica Radio Plane Munition,em Burbank,na Califórnia. Alguns meses depois, o fotógrafo Davis Conover a viu enquanto estava tirando fotos de mulheres que prestavam ajuda durante a guerra. Para a revista Yank. Ele não acreditou na sua sorte, pois ela era um "sonho" para qualquer fotógrafo. Norma Jean posou para uma seção de fotos e ele começou a lhe enviar propostas para trabalhar como modelo. As lentes adoravam Norma Jean, e em dois anos ela tornou-se uma modelo respeitável e estampou seu rosto em várias capas de revistas.

Ela começou a estudar o trabalho das lendárias atrizes Jean Harlow e Lana Turner e inscreveu-se em aulas de teatro, sonhando com o estrelato. Porém, o marido Jimmy retornou em 1946, o que significou que ela tinha que fazer outra escolha,dessa vez entre seu casamento e sua carreira.

Norma Jean se divorciou de Jimmy em junho de 1946 e assinou seu primeiro contrato com a Twentieth Century Fox em agosto de 1946. Onde ganhava $125 por semana.
Pouco tempo depois, tingiu seu cabelo de loiro e mudou seu nome para Marilyn Monroe, que era o sobrenome de sua avó.

O Início da Carreira

Marilyn começou a carreira em pequenos filmes,mas sua habilidade para a comédia e a sua sensualidade,levaram-na a conquistar papéis em filmes de grande sucesso, tornando-a uma das mais populares estrelas de cinema dos anos 50.

Apesar de sua beleza deslumbrante,suas curvas e lábios carnudos.Marilyn era mais do que um símbolo sexual na década de 50.Sua aparente vulnerabilidade e inocência, junto com sua inata sensualidade,a tornaram querida no mundo inteiro.

Marilyn fez uma participação em 1947,em "The Shocking Miss Pilgrim e pequenas atuações até 1950, quando conseguiu um pequeno, mas influente papel no thriller de John Huston,"The Asphalt Jungle." Ainda naquele ano, a aparição relâmpago de Marilyn, no papel de "Claudia Caswell" em "All About Eve", estrelado pela imcomparável Bette Davis, lhe rendeu muitos elogios.

A partir daí,participou de filmes como: Let's Make It Legal, As Young As You Feel, Monkey Business e Don't Bother to Knock. No entanto, foi sua performance em Niagara, em 1953, que a tornou estrela.Marilyn fez o papel de "Rose Loomis", uma jovem e bela esposa que planejava matar seu velho e ciumento marido,personagem de Joseph Cotten.

O Sucesso

O sucesso de Marilyn em Niagara lhe rendeu os papéis principais em Gentlemen Prefer Blondes,que contou com a participação de Jane Russell e How to Marry a Millionaire, com participação de Lauren Bacall e Betty Grable.
A revista Photoplay votou em Marilyn como a melhor atriz iniciante de 1953 e,aos 27 anos de idade,ela era sem dúvida a loira mais amada de Hollywood.


No dia 14 de janeiro de 1954,Marilyn casou com o jogador de baseball Joe DiMaggio, em São Francisco,na Califórnia.Eles namoravam há dois anos quando Joe a pediu em casamento."Eu não sei se estou apaixonada por ele ainda",disse Marilyn à imprensa logo no início de seu relacionamento,"mas eu sei que eu gosto dele mais do que qualquer homem que já conheci".
Durante sua lua de mel em Tóquio, Marilyn fez uma performance para os militares que estavam servindo na Coréia. A sua presença causou grande furor e Joe ficou claramente incomodado com aqueles milhares de homens desejando sua mulher.

Infelizmente, a fama de Marilyn e sua figura sexual tornaram-se um problema em seu casamento. Nove meses depois, no dia 27 de outubro de 1954, Marilyn e Joe se divorciaram. Eles atribuíram a separação a "conflitos entre carreiras", e permaneceram bons amigos.

Em 1955, Marilyn estava pronta para livrar-se da imagem de furacão loiro. Isso tinha dado a ela o estrelato, mas agora que ela tinha a oportunidade e a experiência, queria seguir com seriedade a carreira de atriz.
Ela mudou-se de Hollywood para Nova York, para estudar na escola de atores de Lee Strasberg.
Em 1956, Marilyn abriu sua própria produtora, Marilyn Monroe Productions.
A empresa produziu os filmes "Bus Stop" e "The Prince and the Showgirl". Esses dois filmes serviram para Marilyn mostrar seu talento e versatilidade como atriz. Ela veio ser reconhecida pelo seu trabalho em "Some Like It Hot" de 1959, quando venceu o Golden Globe de "Melhor Atriz em Comédia".

No dia 29 de junho de 1956, Marilyn casou-se com o dramaturgo Arthur Miller. O casal se conheceu através de Lee Strasberg, e amigos disseram que ela o deixava de "joelhos bambos".
Enquanto estavam casados,em 1961, Arthur escreveu o papel de "Roslyn Taber" de "The Misfits", especialmente para Marilyn. Estavam também no elenco Clark Gable e Montgomery Clift.
Infelizmente, o casamento entre Marilyn e Arthur terminou no dia 20 de janeiro de 1961 e o filme "The Misfits" foi o último filme que Marilyn concluiu.

Marilyn teve um romance com o ator francês Yves Montand durante as filmagens de "Adorável Pecadora" (1960), e "teria" mantido relações com o então presidente dos EUA, John Kennedy e com seu irmão, Robert.

A hipótese de que ela teria sido amante dos Kennedy ganhou força quando se constatou que sua casa foi vasculhada - supostamente por agentes da CIA - antes da chegada da polícia no dia em que morreu,devido a uma overdose de sedativos e barbitúricos.Não existem provas concretas, apenas suposições e depoimentos - alguns dos quais aparecem no documentário inglês "Marilyn e os Kennedy" (1985).

No Golden Globe de 1962, Marilyn foi nomeada a "personalidade feminina favorita de todo o cinema mundial", provando mais uma vez que era idolatrada.

Os Últimos Anos

Marilyn foi encontrada morta na manhã do dia 5 de agosto de 1962. Aos 36 anos, faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia.
A notícia foi um choque para todos e a mídia explorou sobretudo o caráter misterioso em que o fato ocorreu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos.
No dia 8 de agosto de 1962, o corpo de Marilyn foi velado no Corridor of Memories, nº 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles, na Califórnia.

Durante sua carreira, Marilyn atuou em 30 filmes e deixou por terminar "Something's Got to Give".

Marilyn Monroe personificou o glamour de Hollywood com incomparável brilho e energia. Tornando-a um ícone que jamais será esquecido.


Filmografia

1961 - Os desajustados (The misfits)
1960 - Adorável pecadora (Let's make love)
1959 - Quanto mais quente melhor (Some like it hot)
1957 - O príncipe encantado (The prince and the showgirl)
1956 - Nunca fui santa (Bus Stop)
1955 - O pecado mora ao lado (The seven year itch)
1954 - O mundo da fantasia (There's no business like show business)
1954 - O rio das almas perdidas (River of no return)
1953 - Torrente de paixão (Niagara)
1953 - Os homens preferem as loiras (Gentlemen prefer blondies)
1953 - Como agarrar um milionário (How to marry a millionaire)
1952 - Só a mulher peca (Clash by night)
1952 - Almas desesperadas (Don't bother to knock)
1952 - O inventor da mocidade (Monkey business)
1952 - Páginas da vida (O. Henry's full house)
1952 - Travessuras de casadas (We're not married)
1951 - Sempre jovem (As young as you feel)
1951 - Em cada lar, um romance (Hometown story)
1951 - Joguei minha mulher (Let's make it legal)
1951 - O segredo das viúvas (Love nest)
1950 - A malvada (All about Eve)
1950 - O Segredo das jóias (The asphalt jungle)
1950 - O faísca (The fireball)
1950 - Por um amor (Right cross)
1950 - O que pode um beijo (A ticket to Tomahawk)
1949 - Loucos de amor (Love happy)
1948 - Mentiras salvadoras (Ladies of the chorus)
1948 - Torrentes de ódio (Scudda Hoo! Scudda Hay)
1947 - Idade perigosa (Dangerous years)

Prêmios

- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical, por "Quanto Mais Quente Melhor" (1959) e "Nunca fui Santa" (1956). Venceu por "Quanto Mais Quente Melhor".

- Recebeu 2 indicações ao BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira, por "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "O Príncipe Encantado" (1957).

Curiosidades

- É considerada a mais celebrada atriz da história do cinema.

- Morou dos 9 aos 11 anos em um orfanato.

- É descendente, por parte de mãe, do ex-presidente norte-americano James Monroe.

- Começou a utilizar o nome artístico Marilyn Monroe em 1946, mas apenas legalizou a mudança dez anos depois, em 1956.

- Foi casada 3 vezes: com James Dougherty (1942 a 1945), com o jogador de baseball Joe DiMaggio (janeiro de 1954 a outubro de 1954) e com o dramaturgo Arthur Miller (1956 a 1961).

- Após atingir a fama, incluiu em todos os seus contratos que não era obrigada a trabalhar enquanto estivesse em seu ciclo menstrual.

- Foi escolhida, em 1999, a Mulher Mais Sexy do Século, pela People Magazine.

- Ainda hoje o licenciamento da imagem e do nome de Marilyn Monroe rende US$ 2 milhões por ano.

- Durante uma entrevista coletiva quando perguntada sobre o que usava para dormir Marilyn respondeu: "Uma gota de Chanel nº5"
Imortalizando assim o perfume que Coco Chanel pediu para o perfumista Ernest Beaux criar.

- Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6778 Hollywood Boulevard.

- "Candle in the Wind", de Elton John, foi feita originalmente em homenagem à morte de Marilyn Monroe.

- Pedia que o último marido não se lavasse depois do ato sexual para continuar sentindo "seu cheiro de macho".

- O calendário de Marilyn Monroe nua foi lançado por John Baumgarth em 1951. As fotos haviam sido tiradas em maio de 1949 por um fotógrafo chamado Tom Kelly.
Foi pago a ela somente US$50 de cachê.

- O seu primeiro empresário, Johnny Hyde, pagou uma plástica no nariz e uma no queixo para ela.

- Marilyn Monroe oxigenava seus pêlos pubianos. "Se é para ser loira em cima, também precisa ser loira embaixo", dizia.

- Segundo uma amiga de Marilyn, a atriz gostava de relacionar todos os homens que já haviam passado por sua cama. Até o cientista Albert Einstein e o cantor Frank Sinatra entraram na lista.

- Joe DiMaggio 2º marido de Marilyn pagou o funeral da atriz e, por 20 anos, colocou seis rosas vermelhas (três vezes por semana) sobre o seu túmulo.
Antes de morrer, em março de 1999, as últimas palavras de DiMaggio foram: "Finalmente, verei Marilyn".

- Em 24 de novembro de 1998, Marilyn foi eleita a mulher mais sexy do século XX. A eleição foi promovida pela revista Playboy americana.
Marilyn foi capa da primeira edição da revista em 1944,quando tinha 22 anos.
Hugh Hefner,dono da Playboy,comprou um jazigo ao lado de onde ela está enterrada.

- O Museu de Cinema Italiano,em Turim,exibiu em junho de 2004 uma exposição com 155 fotos inéditas da atriz.A coleção fazia parte do acervo de um de seus amigos, Sam Shaw.Nela, a loiraça aparece ao lado de outras celebridades,como Marlon Brandon e Elizabeth Taylor.

- “Tenho uma boa cabeça. É verdade que não há nada dentro dela, mas mesmo assim é uma boa cabeça”, dizia.

- Marilyn cantou "Parabéns pra Você" no 45º aniversário do presidente John F. Kennedy, para uma platéia de 15.000 mil pessoas, no Madison Square Garden,em Nova York.

- O relógio que ela deu ao presidente J.F.Kennedy foi leiloado em 25 de junho de 2004 por 5 milhões de dólares. O presente, oferecido ao político por ocasião de seu aniversário de 45 anos, contém a inscrição "Jack, with love always,from Marilyn" (Jack, sempre com amor, de Marilyn)e a data, no verso a inscrição "let passion burn on lips and eyes" (deixe a paixão queimar seus lábios e olhos) gravado no mostrador.

- Kennedy sentiu-se envergonhado com o presente e deu instruções a um dos seus ajudantes, Kenneth O'Donnel, para que se "livrasse dele". O relógio foi passando de geração em geração na família O'Donnel, que manteve o segredo sobre a sua existência até agora.

O relógio estava guardado numa caixa de ouro que tinha gravadas na tampa duas pombas a beijarem-se e no seu interior uma almofadinha bordada com as palavras "Feliz aniversário, Senhor presidente". Dentro da caixa havia também um disco de papel em que estava escrito um poema intitulado: "Uma súplica muito sentida no teu aniversário" e que terminava com as palavras: "Deixa-me amar/ ou deixa-me morrer".

- 3 meses após a morte de Marilyn, J.F. Kennedy, de quem foi apontada como amante, foi assassinado em dallas.

- Um jornal norte-americano publicou em 2005 trechos das sessões de terapia da atriz. Nelas, a sex symbol assume que seus beijos com Clark Gable não eram nada técnicos. Também admite ter dormido com a atriz Joan Crawford. "Ela parecia possuída. Depois quis de novo e eu disse que não tinha muito prazer com mulher. Ela ficou rancorosa",disse.

- Antes de sua morte Marilyn passava por uma grave depressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY