DIVÓRCIO
MADRI, 10 JUL (ANSA) - Após dois anos da entrada em vigor na Espanha da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, os divórcios entre os gays são proporcionalmente a metade dos entre casais heterossexuais, assim revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) em matéria publicada hoje no jornal "20 Minutos".
A relação entre divórcios gays e heteros é de um para 207. Dos mais de 3.400 casamentos homossexuais celebrados de 2005 até hoje, 0,59% (20) não deu certo. No mesmo período cerca de 430 mil casais heterossexuais se casaram e destas uniões 0,96% (4.149) não superaram os dois anos.
Em 2005 nenhum casal gay pediu divórcio, no ano seguinte apenas três e na primeira metade deste ano foram registrados 17. O primeiro divórcio gay aconteceu em junho de 2006 quando um casal se separou após 13 anos juntos e 1 ano de casamento. Neste caso ocorreu até uma batalha judicial para ver qual dos dois ficaria com a guarda dos cães.
Madri e Barcelona foram as cidades com mais divórcios homossexuais, com seis e quatro respectivamente. Assim como o casamento gay a lei sobre o "divórcio expresso" também completa dois anos. Esta lei permite aos casados há pelo menos três meses, pôr fim ao casamento sem alegar nada.
Comentários