SPFW



São Paulo Fashion Week - 11 Anos
Calendário Oficial da Moda Brasileira


A história da SPFW é feita de muitos números, informações, curiosidades e conquistas; conheça aqui alguns destes dados:

* O primeiro desfile de Gisele Bündchen no Calendário Oficial da Moda Brasileira aconteceu na primeira edição, em 1996, para a Viva Vida.
* Desde a primeira edição, foram desfilados aproximadamente 24.500 looks
* Cerca de 450 mil rolos de filme foram utilizados na cobertura fotográfica do evento nos últimos 11 anos. Imagine então o número de imagens clicadas depois do advento "câmera digital".
* A primeira edição do Calendário Oficial da Moda Brasileira começou a partir do MorumbiFashion Brasil, nome do evento até a 9ª edição, e que passou a ser SãoPaulo Fashion Week a partir da 10ª edição, em 2001
* Em janeiro de 1999, na 6ª edição, o Calendário Oficial da Moda Brasileira anunciou uma nova adequação de datas de lançamentos, antecipando as temporadas.
* O lançamento das coleções outono/inverno, eram tradicionalmente realizados na segunda quinzena de fevereiro e passaram a ser em janeiro.
* O Calendário sinalizou, também em janeiro de 99, a antecipação do lançamento das coleções primavera/verão para junho.
* A antecipação das datas, instituída pelo Calendário, foi um marco na história da moda no país, pois a mudança permitiu às confecções e aos estilistas melhor planejamento, possibilitando também que a produção / comercialização / entrega de coleções acontecessem de maneira mais adequada para o setor.
* Quando estreou no Calendário a marca Fause Haten chamava Der Haten.
* Somente na 12ª edição (Outono-Inverno 2002), POR DIA, foram 10 mil convites distribuídos; 3.800 cadeiras espalhadas por três salas de desfile; dois mil litros de água consumidos; 21,6 metros cúbicos de lixo retirados e mil rolos de papel higiênico gastos. Cerca de 4000 latas de energético Red Bull são consumidas a cada edição.
* Kate Moss veio para o Brasil especialmente para o Calendário, na 7ª edição (Primavera-Verão 99-2000), quando desfilou para a Ellus.
* A 8ª edição, ainda como MorumbiFashion Brasil, aconteceu no MorumbiShopping, o qual "vestiu" um de seus espaços especialmente para o Calendário. Nesta edição, a cenógrafa Loira transformou o local com uma linguagem clean, abstrata, construída a partir do trabalho de tensionamento de tecidos, resultando em formas inusitadas.
* Um túnel suspenso, com 6 metros de altura e 24 de extensão, foi construído para ligar a área de convivência às salas de desfile, com cenografia virtual, projeções em cinema 35mm, produzidas especialmente para o evento.
* A 5ª edição (Primavera-Verão 98-99) aconteceu no Jockey Clube e inovou os conceitos de ambientação. Foram montadas tendas para a realização dos desfiles, um recurso inédito na época, denotando uma evolução na estética das salas. Uma delas era a maior do mundo (com 15m de pé direito, 50m de comprimento e 40m largura) e tinha sido utilizada nas Olimpíadas de Atlanta. As tendas tinham capacidade aproximada para 1400, 1000 e 700 lugares, com 2 camarins e 1 sala de maquiagem em cada.
* Ao longo destes 11 anos de Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week foram realizados 491 desfiles.
* As marcas Alexandre Herchcovitch, Iódice, Fause, Ellus, Patachou, Reinaldo Lourenço, Zoomp, Gloria Coelho, Ricardo Almeida e Lino Villaventura desfilam desde a 1° edição ininterruptamente.
* A Rhodia patrocina o evento desde a 1ª edição.
* Até a 18ª edição foram investidos R$ 50 milhões.
* Na 4ª edição aconteceu uma exposição em homenagem a Lazar Segall... onde os estilistas interpretaram o ballet "Mandarim Maravilhoso"
* Na 8ª edição aconteceu a exposição "O Brazil já conhece o Brasil", apresentando criações originais de brasileiros que ditaram a moda no país nas décadas de 50 a 90 como: Dener, Clodovil, Conrado Segretto, Guilherme Guimarães; estas criações foram emprestadas do acervo pessoal de figuras como: Carmem Mayrink Veiga, Cristiana Neves da Rocha, Glória Kalil, Silvia Kowarik e a curadoria foi de Paulo Borges e Patrícia Carta
* Na 10ª edição foi lançada a parceria do evento com a campanha Fashion Targets e a primeira camiseta comercializada pela Hering foi de Alexandre Herchcovitch; a campanha foi um sucesso e permanece até hoje; diversos estilistas do Calendário são engajados na criação das camisetas, lançadas e comercializadas.
* Na 11ª edição, o evento lançou o projeto Evento x Escola, uma parceria com escolas de moda, oferecendo a oportunidade aos estudantes para atuarem nas diversas áreas do evento e permanece até hoje.
* O volume 1 do CD SPFW, parceria do evento com a gravadora Trama, foi lançado na 11ª edição.
* Na 10ª Edição aconteceu a exposição "Chica Chica Boom Chic" com peças e acessórios originais de Carmem Miranda; e com o apoio da Swarovski, foi recuperado parte do acervo do Museu Carmem Miranda no Rio de Janeiro.
* O SPFW lançou, apoiou e apóia diversos projetos de responsabilidade social como: Campanha do Agasalho, Núcleo Voluntariado de Moda - Favela Jaguaré, Projeto Gota - reciclagem, Fique Sabendo - diagnóstico HIV - Min da Saúde, Fome Zero, Carência Zero - Abit, Movimento Cuide - Instituto Akatu, Ofício Moda - ONG estrela Nova, Ação Educativa - Ver para Crer.
* Há dez anos existiam 3 cursos superiores de moda no Brasil e atualmente são 33.
* Gisele Bündchen desfilou para a Triton quando a marca estreou no Calendário, na 8ª edição(Inverno 2000).
* Desde a 10ª edição, quando adotou o nome atual de Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week, até hoje, o evento concentrou as principais marcas nacionais, aumentando de 21 para 46 o número de participantes.
* O público também aumentou, partindo de 30 mil pessoas - durante cinco dias - em 1996, para um total de 105 mil pessoas nos atuais sete dias do Calendário.
* Em 2001, o Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week gerou um total estimado de R$ 100 milhões em mídia espontânea, mais de 2.500 páginas de jornais e revistas e quase 200 horas de transmissão pela TV, entre canais abertos e por assinatura.
* Na 12ª edição (Inverno 2002), foram selecionados cerca de 30 sapatos históricos, de um acervo de 180, colecionados pela família di Pietro, para a exposição "Por Onde Andamos", com o propósito de retratar épocas e estilos de algumas personalidades brasileiras. Esta exposição contou, entre diversas "relíquias", com a chuteira usada por Pelé em seu milésimo gol, um sapato de Jânio Quadros, calçados que pertenceram à família real e outras preciosidades, algumas acompanhadas das cartas de doação assinadas por seus antigos donos.
* Em 2004, o Calendário homenageou os 450 anos de São Paulo em suas duas edições do ano - 16ª edição (Inverno 2004) e 17ª (Verão 2005), e para estas duas edições, convidou a diretora, figurinista e cenógrafa Daniela Thomas para assinar a curadoria artística do evento.
* A 3ª edição (Primavera-Verão / 97-98) aconteceu no Pavilhão das Artes Manuel da Nóbrega e teve 23 desfiles.
* Um leilão beneficente "virtual" foi realizado na 9ª edição (Primavera-Verão / 2000-2001), pelo site iBazar, com o empenho de todas as marcas participantes do evento, que doaram uma peça exclusiva da coleção Primavera-Verão 00/01. Após cada desfile, a peça doada era fotografada, anunciada no site e colocada em uma instalação especialmente para o público do evento, o qual ainda podia dar lances por meio de computadores do iBazar no próprio espaço do MorumbiFashion Brasil, a renda arrecadada com o leilão foi doada a APAE de São Paulo.
* Contando com 30 desfiles na 11ª edição (Primavera-Verão / 2001-2002), a organização do Calendário anunciou a expectativa de aumentar consideravelmente o número de apresentações até 2004 e antes mesmo do previsto, chegou a 40 desfiles na 14ª edição (Outono-Inverno 2003).
* O investimento do Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week evoluiu 500% na 9ª edição, quando foram investidos R$ 3,6 milhões, em relação ao da 1ª edição, com R$ 600 mil.
* Na 7ª edição (Primavera-Verão / 1999-2000) foi revelada mais uma top model brasileira - Isabeli Fontana.
* Desde a primeira edição, o evento já atraiu um público de 1,1 milhão de pessoas.
* Mais de 12 mil profissionais de imprensa, entre jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos foram credenciados desde a primeira edição.
* O Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week transformou São Paulo no centro de negócios de moda nacional, atraindo mais de 1000 (mil) showrooms de diversas marcas de todo o país durante a semana de realização do evento. Além disso, também conferiu à cidade o papel de pólo irradiador de tendências que norteiam todo o mercado de moda do Brasil.
* A indústria têxtil nacional é formada por 30 mil empresas que empregam 1,5 milhão de trabalhadores, com um faturamento de US$ 25 bilhões (em 2004), garantindo ao Brasil a 6ª posição entre os produtores têxteis mundiais.
* Por meio do Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week, a indústria têxtil viu seu renascimento no final dos anos 90, já que, no início da década passada, ainda estava despreparada para a abertura do mercado interno à concorrência internacional.Foram investidos US$ 10 bilhões na modernização do maquinário, em capacitação de mão-de-obra e em design, por meio de parcerias com estilistas brasileiros.
* Rompendo fronteiras geográficas, o design brasileiro conquistou o mercado externo, consagrando o São Paulo Fashion Week como o mais importante calendário de moda da América Latina e ocupando lugar de destaque como uma das principais capitais de moda do mundo, junto a Paris, Milão e Nova Iorque.
* Ao longo desses 11 anos, o Calendário já contou com diversos nomes do cenário artístico brasileiro, como Milton Nascimento, Rita Lee, Raul Cortez, Claudia Raia, Ney Latorraca, Vera Fischer, Edson Celulari, Xuxa, Marcello Antony, Marisa Orth, Adriane Galisteu, Naná Vasconcellos, Zeca Baleiro, Hermeto Pascoal, Rodrigo Santoro, Thiago Lacerda, Daniela Cicarelli, Fernanda Lima, Penélope Nova, Sidney Magal, Toni Tornado, Elke Maravilha, entre outros.
* Sucesso nos anos 80, a marca Giovanna Baby participou das duas primeiras edições do Calendário (Primavera-Verão 1996-1997 e Outono-Inverno 1997).
* A Cavalera estreou na 11ª Edição (Primavera-Verão 2001-2002).
* Em fevereiro de 1994, com o patrocínio da Phytoervas, Paulo Borges - criador do Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week - realizou o I Phytoervas Fashion, apresentando ao mercado os lançamentos dos novos criadores Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Walter Rodrigues, Jorge Kaufman, Jeziel Moraes e Marcelo Sommer, entre outros.
* Após dois anos, amadurecendo um antigo sonho, Paulo Borges partiu para o projeto que mudaria definitivamente os rumos da moda nacional. Com o patrocínio do MorumbiShopping e das empresas Editora Abril (Elle), Rhodia, Grendene, Natura, TVA e TDB, nasceu o Calendário Oficial da Moda Brasileira, tendo sua 1ª edição em 22 de julho de 1996, com o MorumbiFashion Brasil, o atual São Paulo Fashion Week.
* A estréia de Vera Fischer nas passarelas aconteceu no Calendário. A atriz desfilou para a Forum na 1ª edição do evento, exibindo um sensual vestido azul, com uma rosa estampada na frente.
* O Calendário foi plataforma para nossa primeira modelo brasileira "tipo exportação" - Shirley Mallmann. Após se consagrar nas passarelas nacionais do evento, a top brilhou nas passarelas internacionais na década de 90. Shirley afastou-se do trabalho para ter nenê, mas, mesmo casada e com o filho pequeno, voltou às passarelas em 2003.
* Na 14ª edição (Outono-Inverno 2003), a Fotografia ganhou destaque especial no evento, com uma exposição dedicada aos 40 anos de carreira do fotógrafo Luiz Tripolli. Para esta exposição, ele mesmo selecionou 40 fotos marcantes de sua trajetória, com temas que passaram da moda ao teatro, além de imagens retratando o trabalho de outros fotógrafos numa versão making-of.
* A importância do Calendário também refletiu no mercado consumidor ao longo destes 11 anos, aumentando de 26 para 37 o consumo de peças de roupa por habitante no Brasil.
* As modelos "levaram cães para passear" no desfile de Lorenzo Merlino na 14ª Edição (Outono-Inverno 2003). Esta foi a divertida proposta do estilista para apresentar sua coleção, mesclando o casting de tops com um "casting canino".
* Além das 47 marcas participantes da edição comemorativa aos 10 anos do Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week (19ª edição - Primavera-Verão 2005-2006), outras 31 marcas tiveram a oportunidade de apresentar suas coleções no evento.
* Acreditando no talento criativo brasileiro, o Calendário possibilitou uma plataforma de visibilidade amplamente construtiva para um total de 78 marcas ao longo destes 11 anos.
* O desejo de "estar" no mais importante evento de moda da América Latina envolve desde a cobertura da imprensa internacional, o interesse de compradores estrangeiros, até a presença de marcas internacionais nas passarelas do Calendário, como Trosman Churba - Argentina (10ª, 11ª e 13ª edições), Custo Barcelona - Espanha (17ª edição) e Basso & Brooke - Inglaterra, fazendo uma participação especial nesta edição (19ª).
* A partir da 9ª edição (Primavera-Verão 2000-2001), o Calendário inovou ao lançar o conceito de desfiles especiais para a moda masculina, contribuindo para a evolução deste segmento. As primeiras marcas que apresentaram dois desfiles, separando suas coleções - masculina e feminina - foram Alexandre Herchcovitch, Fause Haten e Ellus.
* Até a 12ª edição (Outono-Inverno 2002), o evento dedicava um dia de sua programação especialmente para a moda masculina, incluindo a marca Ricardo Almeida, participante desde a 1ª edição e específica para este público.
* Nenhum outro país e nenhuma outra semana de moda no mundo conta com um time de modelos figurando, há 11 anos, as mais importantes campanhas internacionais de moda e beleza, capas de revistas e estrelando os mais importantes desfiles. Esse "time" nasceu a partir da criação do Calendário, oferecendo ao Brasil o mérito de ter sempre as melhores top models em seus desfiles, com um casting 100% formado por modelos nativas. Quem poderia imaginar que estas meninas, nossa seleção de ouro, as super-modelos brasileiras, chegariam ao topo do mundo da moda.

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