QUAL É O SEU ESTILO?
Para encontrar o próprio visual e deixar de ser refém da moda, que nem sempre está a seu favor, só existe uma solução: enfrentar o espelho! O programa americano “Esquadrão da Moda”, que dá todas as dicas para que as candidatas encontrem um estilo próprio, tem como primeiro passo colocá-las por alguns minutos dentro de uma cabine com um espelho de 360 graus para o processo de “autoconhecimento físico”. Ou seja, encarar o próprio corpo em vários ângulos e aceitar como se é, realmente.
“A ficção e a realidade se confundem nas ruas. É comum ver nos grandes centros urbanos brasileiros pessoas que adotam a estética dos personagens de novelas. E onde ficam os seres humanos normais? Onde ficam os manequins que vão de 44 a 50? Onde ficam as baixinhas? Onde ficam as barrigudinhas? E os seios grandes? A solução está em um franco diálogo entre você e seu corpo”, completa Ruth.
Clinton Kelly e Stacy London são os apresentadores do “Esquadrão da Moda” e lançaram um guia, com o mesmo nome, para ajudar os leitores a descobrirem o seu estilo de roupa ideal. “Uma coisa é certa: estética não é um bicho de sete cabeças e está ao alcance de todos. Pois se vestir bem não significa comprar roupas caríssimas, de grife. Vestir-se bem é, sobretudo, encontrar um estilo próprio, que fale por você”, conclui Ruth Joffily.
O primeiro passo é determinar o seu tipo físico. Não é preciso sequer usar fita métrica, mas apenas parar diante de um espelho de corpo inteiro, vestindo uma roupa íntima – por mais assustador que isso possa soar – e observar-se atentamente. “Observe bem suas proporções. Analisem ombros, peito, cintura, quadril e altura. E não se esqueça de virar de costas e dar uma boa olhada no bumbum”, explica Stacy London.
Agora que você já tem noção de quais são as proporções do seu corpo vamos as dicas!
Grande na parte superior
Evite acentuar o fato de a porção inferior do seu corpo ser mais estreita não usando calças e saias justas – isso apenas aumentaria a falta de proporção entre as duas metades do corpo, fazendo seu dorso parecer maior.
Aposte num visual mais equilibrado acrescentando um pouco de volume (não em excesso) na parte inferior.
Essencial: compre o melhor sutiã que você puder. E uma saia linha A terminando logo abaixo do joelho. Sim, mulheres de todas as alturas devem usar esse comprimento para contrabalançar o tórax largo.
Dicas importantes:
- A peça de roupa mais indicada para quem tem busto grande é o blazer de três botões. Ele acomoda e sustenta bem os seios, impedindo que invadam a área interna dos braços – um bom sutiã, aliás, consegue o mesmo feito. Desta forma, a distinção visual entre o tronco e os braços afina a silhueta.
- Dê preferência a vestidos de corte império, pois o recorte abaixo do busto garante sustentação aos seios e desvia os olhares para a região acima da cintura, alongando o corpo.
Grande na parte inferior
Evite blusas compridas demais que cubram o bumbum. Tudo o que fazem é encurtar as pernas.
Aposte em blusinhas que marcam a cintura e que cobrem o quadril.
Essencial: uma calça sem pregas, com a cintura alta média, que termine logo acima dos quadris.
Dicas importantes:
- As baixinhas de quadril largo geralmente sofrem para encontrar jeans com caimento perfeito. Opte por um modelo de cintura média para alongar as pernas. As calças de cintura baixa só irão diminuí-la ainda mais. Para disfarçar o volume das coxas e do quadril, prefira uma calça com lavagem escura uniforme, evitando a todo custo os desgastes ou desbotados nessa região ou próximos a ela – o que na verdade enfatizaria o que você está tentando disfarçar.
- O tomara-que-caia é uma excelente opção para destacar os ombros e a porção superior do corpo.
- O casaco ¾ discretamente acinturado, com abotoamento simples e ombros estruturados, disfarça a região do quadril, criando uma cintura logilínea.
Barriguinha em excesso
Evite acentuar a finura das pernas com calças e saias justas. O resultado do contraste será a parte superior do corpo parecer ainda maior.
Aposte em blusas estruturadas, saias e calças com um pouco mais de volume para melhorar a proporção na região da cintura.
Essencial: uma jaqueta com um bom corte, abotoamento simples ou duplo, imediatamente acima da cintura.
Dicas importantes:
- Quando se tem costas largas e barriga saliente, equilibrar a silhueta exige um certo esforço. Como o peso se concentra no estômago e ao redor da cintura, é fundamental encontrar roupas que disfarcem esse problema, criando uma silhueta em formato de ampulheta. Uma única palavra: jaquetas. Elas compensam todos os tipos de desequilíbrio da silhueta.
- Experimente usar vestido tubinho levemente evasê para compensar o volume na região mediana do corpo. Cuidado com os modelos mais justos e afunilados, eles deixam a barriga em foco. Tornando-a a parte mais longa do corpo.
- Um sapato de bico fino e salto agulha médio alonga a linha das pernas, garantindo maior equilíbrio para os ombros largos e o excesso na área do estômago.
- Busque equilíbrio com o comprimento. Se o seu peso se concentra acima da cintura, é preciso cobrir as pernas o suficiente para contrabalançar, parecer mais magra e não ficar parecendo um “pirulito”. O que certamente não é nada atraente.
Curvilínea
Evite vestir peças com cintura baixa. Além de acentuar o quadril, elas formam aqueles pneuzinhos indesejáveis na cintura!
Aposte em peças que respeitem suas curvas naturais e acentuem o fato de ter cintura fina.
Essencial: um vestido transpassado, ou com falso transpassado, de algodão ou jérsei. Esse modelo destaca ainda mais a cintura e as curvas naturais sem ficar grudado.
Dicas importantes:
- “Ter uma silhueta curvilínea ou em formato de ampulheta tem altos e baixos. As curvas podem deixá-la sexy, mas se você não se vestir adequadamente, corre o risco de parecer maior do que realmente é”, explica Stacy.
- O fato de ter curvas tanto na parte de cima como na parte de baixo confere equilíbrio automático à silhueta. A saída então é tentar alongar as extremidades, definir e destacar ombros e cintura fina.
Curvas de menos
Evite roupas largas demais no busto e no bumbum ou dará a impressão de que você está tentando se empetecar.
Aposte em peças mais justas como malhas e calças de corte masculino para criar curvas.
Essencial: roupas ultra-sexy! Não será difícil usar peças sensuais sem parecer vulgar – aposte em modelos frente-única, tomara-que-caia e etc.
Dicas importantes:
- Opte por mangas que se projetam sobre os ombros para deixá-los mais largos – um ótimo artifício para criar uma silhueta mais feminina. As mulheres mais curvilíneas ou com braços mais gordinhos devem evitar este tipo de manga para não criar a ilusão de mais massa.
- Evite saltos altos demais, em vez de parecer sofisticada, podem pensar que você assaltou o armário da sua mãe. Tudo o que altera demais as proporções de uma pessoa de pequeno porte parecerá mais uma fantasia do que uma roupa de estilo.
- Para quem tem porte pequeno é fundamental que a roupa sirva com perfeição. As roupas muito largas dão a impressão de que foram emprestadas de uma irmã mais velha. Já as roupas pequenas demais ou que deixam a pele a mostra farão você parecer uma adolescente.
- As malhas mais justas são uma ótima opção para quem é pequenininha, pois aderem ao corpo e estão disponíveis em numeração menor.
- Os jeans desbotados ou com aspecto enrugado, as chamadas “wrinkles” (aqueles vincos criados artificialmente na região das coxas e da virilha), também destacam o quadril e o culote.
- Quando se tem busto pequeno (o mesmo valendo para um bumbum pequeno) deve-se optar por bolsos com aba ou com botões ou broches grandes. A característica tridimensional do bolso destacará a região, acrescentando um pouco mais de sex appeal.
Curvas demais
Evite exagerar nos babados e franzidos. E, embora em pouco de bordado seja bem-vindo, evite os modelos que deixem sua silhueta pesada. Nada de tecidos lânguidos nem finos demais., eles não têm forma definida; logo, você também não terá!
Aposte em peças com linhas retas e costuras discretas. Opte por tecidos mais encorpados e estruturados.
Essencial: Uma jaqueta estruturada de couro ou um outro tecido encorpado na altura do quadril.
Dicas importantes:
- O objetivo deve ser sempre erguer a linha do busto e disfarçar a barriga. Por isso, escolha um blazer acinturado com apenas um botão, que compõe uma silhueta mais próxima a de uma ampulheta. O abotoamento único forma um decote “v” profundo e um “v” invertido na parte inferior que, combinados, produzem um efeito alongador.
- Os casaquinhos e jaquetas curtos, na altura do quadril e com corte quadrado, alongam as pernas e criam ilusão de um torso mais fino.
- A calça jeans mais larga na perna dá equilíbrio ao corpo. Certifique-se apenas de comprar um modelo que seja reto e evite calças que alargam na boca – elas acentuam a largura da coxa e encurtam a perna.
- Se você tem reservas quanto aos seus braços, um xale é um acessório maravilhoso e dramático, e um recurso excelente para cobrir os braços. Mas é preciso cautela ao escolher tanto o tamanho do xale quanto o de sua estampa: se forem grandes demais, podem engolir você. Lembre-se que o objetivo é dar um toque para valorizar a roupa e camuflar o que lhe desagrada em seu corpo. O exagero pode dar a impressão de que está circulando por aí, envolta num saco de dormir.
- Opte por blusas de malha com decotes que não “engulam” o seu pescoço e que sirvam confortavelmente no ombro e no tronco.
- Uma cor sólida escura na parte superior e uma saia texturizada na porção inferior, consegue-se criar uma cintura no encontro das duas.
- Decida-se sempre por calças sem pregas. Os estilistas de roupas tamanho extragrande costumam criar modelos cheios de pregas, que não favorecem nada a silhueta.
Dicas universais:
- Caso você ganhe ou perca cerca de cinco quilos, não se esqueça de ajustar o tamanho dos seus sutiãs! O seu número pode alterar significativamente devido à variação de peso.
- Ao optar por preto e branco à noite, prefira jóias ou bijuterias transparentes: strass, cristais ou diamantes. As pedras transparentes são sempre elegantes e não competem com o contraste audacioso do preto e do branco.
- Os sapatos de bico fino ajudam a alongar ainda mais a perna e não precisam ser sem graça. Um sapato de salto bicolor, em tons contratantes é uma opção moderna e atual.
- Para disfarçar o excesso na parte central do corpo, à noite, lance mão do cabelo preso, brincos com pingentes e decotes mais pronunciados!
- Quando se é bem alta e mesmo assim deseja alongar as pernas, opte por uma sapatilha de bico fino ou um sapato tipo boneca.
- Quando encontrar o seu modelo de jeans preferido, compre mais de um. Mande ajustar a barra de um deles para usar com salto alto e do outro, para vestir com salto baixo. Assim você terá o jeans certo para todas as ocasiões.
*Ruth Joffily, jornalista e escritora. Autora de "Jornalismo e Produção de moda, da Editora Nova Fronteira; "Vista-se como você é", da editora L&PM e "O Brasil tem estilo?", editora Senac.
“A ficção e a realidade se confundem nas ruas. É comum ver nos grandes centros urbanos brasileiros pessoas que adotam a estética dos personagens de novelas. E onde ficam os seres humanos normais? Onde ficam os manequins que vão de 44 a 50? Onde ficam as baixinhas? Onde ficam as barrigudinhas? E os seios grandes? A solução está em um franco diálogo entre você e seu corpo”, completa Ruth.
Clinton Kelly e Stacy London são os apresentadores do “Esquadrão da Moda” e lançaram um guia, com o mesmo nome, para ajudar os leitores a descobrirem o seu estilo de roupa ideal. “Uma coisa é certa: estética não é um bicho de sete cabeças e está ao alcance de todos. Pois se vestir bem não significa comprar roupas caríssimas, de grife. Vestir-se bem é, sobretudo, encontrar um estilo próprio, que fale por você”, conclui Ruth Joffily.
O primeiro passo é determinar o seu tipo físico. Não é preciso sequer usar fita métrica, mas apenas parar diante de um espelho de corpo inteiro, vestindo uma roupa íntima – por mais assustador que isso possa soar – e observar-se atentamente. “Observe bem suas proporções. Analisem ombros, peito, cintura, quadril e altura. E não se esqueça de virar de costas e dar uma boa olhada no bumbum”, explica Stacy London.
Agora que você já tem noção de quais são as proporções do seu corpo vamos as dicas!
Grande na parte superior
Evite acentuar o fato de a porção inferior do seu corpo ser mais estreita não usando calças e saias justas – isso apenas aumentaria a falta de proporção entre as duas metades do corpo, fazendo seu dorso parecer maior.
Aposte num visual mais equilibrado acrescentando um pouco de volume (não em excesso) na parte inferior.
Essencial: compre o melhor sutiã que você puder. E uma saia linha A terminando logo abaixo do joelho. Sim, mulheres de todas as alturas devem usar esse comprimento para contrabalançar o tórax largo.
Dicas importantes:
- A peça de roupa mais indicada para quem tem busto grande é o blazer de três botões. Ele acomoda e sustenta bem os seios, impedindo que invadam a área interna dos braços – um bom sutiã, aliás, consegue o mesmo feito. Desta forma, a distinção visual entre o tronco e os braços afina a silhueta.
- Dê preferência a vestidos de corte império, pois o recorte abaixo do busto garante sustentação aos seios e desvia os olhares para a região acima da cintura, alongando o corpo.
Grande na parte inferior
Evite blusas compridas demais que cubram o bumbum. Tudo o que fazem é encurtar as pernas.
Aposte em blusinhas que marcam a cintura e que cobrem o quadril.
Essencial: uma calça sem pregas, com a cintura alta média, que termine logo acima dos quadris.
Dicas importantes:
- As baixinhas de quadril largo geralmente sofrem para encontrar jeans com caimento perfeito. Opte por um modelo de cintura média para alongar as pernas. As calças de cintura baixa só irão diminuí-la ainda mais. Para disfarçar o volume das coxas e do quadril, prefira uma calça com lavagem escura uniforme, evitando a todo custo os desgastes ou desbotados nessa região ou próximos a ela – o que na verdade enfatizaria o que você está tentando disfarçar.
- O tomara-que-caia é uma excelente opção para destacar os ombros e a porção superior do corpo.
- O casaco ¾ discretamente acinturado, com abotoamento simples e ombros estruturados, disfarça a região do quadril, criando uma cintura logilínea.
Barriguinha em excesso
Evite acentuar a finura das pernas com calças e saias justas. O resultado do contraste será a parte superior do corpo parecer ainda maior.
Aposte em blusas estruturadas, saias e calças com um pouco mais de volume para melhorar a proporção na região da cintura.
Essencial: uma jaqueta com um bom corte, abotoamento simples ou duplo, imediatamente acima da cintura.
Dicas importantes:
- Quando se tem costas largas e barriga saliente, equilibrar a silhueta exige um certo esforço. Como o peso se concentra no estômago e ao redor da cintura, é fundamental encontrar roupas que disfarcem esse problema, criando uma silhueta em formato de ampulheta. Uma única palavra: jaquetas. Elas compensam todos os tipos de desequilíbrio da silhueta.
- Experimente usar vestido tubinho levemente evasê para compensar o volume na região mediana do corpo. Cuidado com os modelos mais justos e afunilados, eles deixam a barriga em foco. Tornando-a a parte mais longa do corpo.
- Um sapato de bico fino e salto agulha médio alonga a linha das pernas, garantindo maior equilíbrio para os ombros largos e o excesso na área do estômago.
- Busque equilíbrio com o comprimento. Se o seu peso se concentra acima da cintura, é preciso cobrir as pernas o suficiente para contrabalançar, parecer mais magra e não ficar parecendo um “pirulito”. O que certamente não é nada atraente.
Curvilínea
Evite vestir peças com cintura baixa. Além de acentuar o quadril, elas formam aqueles pneuzinhos indesejáveis na cintura!
Aposte em peças que respeitem suas curvas naturais e acentuem o fato de ter cintura fina.
Essencial: um vestido transpassado, ou com falso transpassado, de algodão ou jérsei. Esse modelo destaca ainda mais a cintura e as curvas naturais sem ficar grudado.
Dicas importantes:
- “Ter uma silhueta curvilínea ou em formato de ampulheta tem altos e baixos. As curvas podem deixá-la sexy, mas se você não se vestir adequadamente, corre o risco de parecer maior do que realmente é”, explica Stacy.
- O fato de ter curvas tanto na parte de cima como na parte de baixo confere equilíbrio automático à silhueta. A saída então é tentar alongar as extremidades, definir e destacar ombros e cintura fina.
Curvas de menos
Evite roupas largas demais no busto e no bumbum ou dará a impressão de que você está tentando se empetecar.
Aposte em peças mais justas como malhas e calças de corte masculino para criar curvas.
Essencial: roupas ultra-sexy! Não será difícil usar peças sensuais sem parecer vulgar – aposte em modelos frente-única, tomara-que-caia e etc.
Dicas importantes:
- Opte por mangas que se projetam sobre os ombros para deixá-los mais largos – um ótimo artifício para criar uma silhueta mais feminina. As mulheres mais curvilíneas ou com braços mais gordinhos devem evitar este tipo de manga para não criar a ilusão de mais massa.
- Evite saltos altos demais, em vez de parecer sofisticada, podem pensar que você assaltou o armário da sua mãe. Tudo o que altera demais as proporções de uma pessoa de pequeno porte parecerá mais uma fantasia do que uma roupa de estilo.
- Para quem tem porte pequeno é fundamental que a roupa sirva com perfeição. As roupas muito largas dão a impressão de que foram emprestadas de uma irmã mais velha. Já as roupas pequenas demais ou que deixam a pele a mostra farão você parecer uma adolescente.
- As malhas mais justas são uma ótima opção para quem é pequenininha, pois aderem ao corpo e estão disponíveis em numeração menor.
- Os jeans desbotados ou com aspecto enrugado, as chamadas “wrinkles” (aqueles vincos criados artificialmente na região das coxas e da virilha), também destacam o quadril e o culote.
- Quando se tem busto pequeno (o mesmo valendo para um bumbum pequeno) deve-se optar por bolsos com aba ou com botões ou broches grandes. A característica tridimensional do bolso destacará a região, acrescentando um pouco mais de sex appeal.
Curvas demais
Evite exagerar nos babados e franzidos. E, embora em pouco de bordado seja bem-vindo, evite os modelos que deixem sua silhueta pesada. Nada de tecidos lânguidos nem finos demais., eles não têm forma definida; logo, você também não terá!
Aposte em peças com linhas retas e costuras discretas. Opte por tecidos mais encorpados e estruturados.
Essencial: Uma jaqueta estruturada de couro ou um outro tecido encorpado na altura do quadril.
Dicas importantes:
- O objetivo deve ser sempre erguer a linha do busto e disfarçar a barriga. Por isso, escolha um blazer acinturado com apenas um botão, que compõe uma silhueta mais próxima a de uma ampulheta. O abotoamento único forma um decote “v” profundo e um “v” invertido na parte inferior que, combinados, produzem um efeito alongador.
- Os casaquinhos e jaquetas curtos, na altura do quadril e com corte quadrado, alongam as pernas e criam ilusão de um torso mais fino.
- A calça jeans mais larga na perna dá equilíbrio ao corpo. Certifique-se apenas de comprar um modelo que seja reto e evite calças que alargam na boca – elas acentuam a largura da coxa e encurtam a perna.
- Se você tem reservas quanto aos seus braços, um xale é um acessório maravilhoso e dramático, e um recurso excelente para cobrir os braços. Mas é preciso cautela ao escolher tanto o tamanho do xale quanto o de sua estampa: se forem grandes demais, podem engolir você. Lembre-se que o objetivo é dar um toque para valorizar a roupa e camuflar o que lhe desagrada em seu corpo. O exagero pode dar a impressão de que está circulando por aí, envolta num saco de dormir.
- Opte por blusas de malha com decotes que não “engulam” o seu pescoço e que sirvam confortavelmente no ombro e no tronco.
- Uma cor sólida escura na parte superior e uma saia texturizada na porção inferior, consegue-se criar uma cintura no encontro das duas.
- Decida-se sempre por calças sem pregas. Os estilistas de roupas tamanho extragrande costumam criar modelos cheios de pregas, que não favorecem nada a silhueta.
Dicas universais:
- Caso você ganhe ou perca cerca de cinco quilos, não se esqueça de ajustar o tamanho dos seus sutiãs! O seu número pode alterar significativamente devido à variação de peso.
- Ao optar por preto e branco à noite, prefira jóias ou bijuterias transparentes: strass, cristais ou diamantes. As pedras transparentes são sempre elegantes e não competem com o contraste audacioso do preto e do branco.
- Os sapatos de bico fino ajudam a alongar ainda mais a perna e não precisam ser sem graça. Um sapato de salto bicolor, em tons contratantes é uma opção moderna e atual.
- Para disfarçar o excesso na parte central do corpo, à noite, lance mão do cabelo preso, brincos com pingentes e decotes mais pronunciados!
- Quando se é bem alta e mesmo assim deseja alongar as pernas, opte por uma sapatilha de bico fino ou um sapato tipo boneca.
- Quando encontrar o seu modelo de jeans preferido, compre mais de um. Mande ajustar a barra de um deles para usar com salto alto e do outro, para vestir com salto baixo. Assim você terá o jeans certo para todas as ocasiões.
*Ruth Joffily, jornalista e escritora. Autora de "Jornalismo e Produção de moda, da Editora Nova Fronteira; "Vista-se como você é", da editora L&PM e "O Brasil tem estilo?", editora Senac.
Comentários