CAFÉ

O QUE É O CAFÉ?

A palavra "café" vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa: o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um marrom escuro que lembra o grão de café torrado.

DE ONDE VEM O CAFÉ?
Segundo a lenda, há muito tempo atrás, um jovem pastor chamado Kaldi, tomando conta do seu rebanho de cabras em uma montanha árida e ressecada na Absínia, hoje Etiópia -onde somente algumas pobres moitas esqueléticas conseguiam incrustar suas raízes nas rochas -, observou que, durante a noite, alguns de seus animais desapareciam atrás da montanha durante algumas horas, e voltavam saltitantes. Kaldi ficou irrequieto, pois estava convencido que suas cabras estavam possuídas pelo diabo. Uma noite ele seguiu os seus animais e os viu pastarem com um notável prazer pelos pequenos grãos vermelhos que se encontravam sob o arbusto que nunca tinha visto. No final de alguns minutos desta refeição imprevista, as cabras e o "velho bode" começaram a dançar à luz da lua.
Kaldi recolheu alguns grãos e os comeu com tanto prazer que ficou na sua boca uma agradável sensação de frescor. O resultado foi inesperado: assim como os carneiros, Kaldi começou a dançar. Nunca houve na Terra um pastor Tão alegre. Kaldi comentou sobre os frutos com um monge da região, que decidiu os experimentar. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yêmen.

O CAFÉ TORRADO
O café, para seu consumo, necessita obrigatoriamente ser torrado. Antes de torrados, os grãos são selecionados, passam por triagem e calibragem. O processo de torra consiste em submeter o grão à elevação progressiva e rápida da temperatura, fazendo com que sua umidade interna chegue a 3%. Durante o processo, os grãos são mexidos continuamente para que a torra seja uniforme. Esta fase é determinante na característica final da bebida, pois o grau de torra evidencia e/ou esconde muitas propriedades do grão.
Para cada cliente ou mercado consumidor, para cada tipo de café (variedade e preparo) há um grau de torra diferente. Esta é a marca registrada de cada empresa e seus diferentes produtos. Depois de torrado o café precisa passar por um processo de desgaseificação e, depois deste descanso, ele será moído ou apenas embalado (café em grãos) dependendo do tipo de utilização a que se destina.

ALGUMAS FORMAS DE CONSUMO DO CAFÉ NO MUNDO
O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta. Apesar da preferência, as suas formas de consumo são tão diversas, que podem fazer com que o consumidor mais desavisado tenha grandes surpresas. Veja como o café é consumido em alguns lugares do mundo:
França: o produto, muitas vezes, é bebido juntamente com chicória;
Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly;
África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre;
Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que se derrete quando entra em contato com o café;
Itália: a preferência é pelo café expresso servido em xícaras pequenas;
Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada;
Cuba: o café é consumido forte e adoçado, e em um só gole;
Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces;
Alemanha: em algumas regiões é servido com leite condensado ou chantilly;
Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch";
México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

PORQUE O CAFEZINHO É CHAMADO DE BICA EM PORTUGAL?
Os primeiros expressos em Portugal foram vendidos no café A Brasileira, em Lisboa. Muitos clientes acharam o gosto do produto um tanto amargo. Para contornar o problema, a direção da cafeteria criou um slogan para atrair os clientes: Beba Isso Com Açúcar. A campanha deu certo e a frase ficou tão marcada que o uso das iniciais de cada palavra - bica - passou a ser sinônimo de cafezinho no país.

CAFEOMANCIA: O CAFÉ E O ESOTERISMO
O café, além de ser um dos produtos mais consumidos no mundo, também marca presença no ambiente esotérico. Tal fato ocorre devido à tradição, entre muitos povos, de que a borra formada pelo café pode ter o poder de revelar fatos sobre o futuro de quem saboreou esta bebida. A leitura da borra é chamada de cafeomancia. Para que esta leitura seja feita, deve-se observar a figura que se formou no fundo da xícara. Hoje, este constume tem uma difusão forte entre alguns grupos isolados, como os ciganos, por exemplo. No entanto, relatos apontam que a cafeomancia já foi muito mais forte e responsável, inclusive, por algumas decisões de grande vulto na história. Em algumas regiões do mundo a mesma forma de consulta feita com café é efetuada com o chá.
Os manuais de cafeomancia, indicam que, para que uma consulta se inicie, é necessário que o ambiente seja purificado, com um copo de água com sal sobre a mesa na qual o processo será efetuado. No preparo do café deve ser utilizada uma xícara de água, uma colher de pó e uma de açúcar, sendo que a água deve ser fervida com os ingredientes e após um descanso, uma nova fervida deve ser efetuada. Só depois a bebida deve ser posta na xícara. Os manuais indicam que deve ser dada preferência para as xícaras de porcelana, com a boca mais larga que o fundo. Para facilitar a leitura, o fundo deve ser, de preferência, branco. A bebida não pode ser muito coada, já que os resíduos ajudarão na formação das "figuras".
Para se iniciar a consulta, deve se esperar que o café esfrie um pouco. O consultante deve começar a tomar lentamente e concentrar-se no que deseja saber. Assim que tiver terminado, a xícara deve ser coberta com um pires e virada de cabeça para baixo com um movimento rápido. Depois, usando a intuição deve-se observar as formas que irão aparecer. Os manuais de cafeomancia dispõem que uma boa leitura depende de dois fatores: o conhecimento do significado das figuras e o local em que elas aparecem na xícara. Se as imagens se formarem à esquerda da asa é sinal de que está sofrendo influência do passado. À direita, significa que está sob influência de fatos futuros; próxima da asa ou da borda, indica que o resultado da sua leitura aparecerá mais rápido; nas laterais, os acontecimentos serão mais para o futuro.

Para que a leitura se efetive, cada imagem observada tem um significado. Seguem abaixo alguns exemplos:

Âncora: sucesso nos negócios;
Arco: se não estiver bem definido, significa que aparecerão oportunidades inesperadas. Se estiver bem definido, os desejos do consultante poderão ser realizados;
Árvore: objetivos alcançados em breve;
Bailarina: receberá ajuda de uma mulher;
Bengala: simboliza uma ajuda inesperada;
Boca: insatisfações no campo sexual;
Boi: novo emprego com auxílio de pessoa obesa;
Buquê: alegria no casamento ou com amizades;
Cachimbo: poderá viver um amor proibido;
Cadeado: mudanças na cidade;
Caixa: um velho amor deverá procurar o consultante novamente;
Castelo: felicidade no amor;
Chaleira: período tumultuado no romance;
Círculos: grandes, representam o fim de um relacionamento. Pequenos, indicam casamento;
Cobra: possibilidade de traição;
Concha: família deverá apoiar planos no setor profissional;
Coração: paixão a caminho que poderá mudar a vida do consultante;
Coroa: subir de cargo no trabalho e recebimento de dinheiro extra;
Cruz: brigas e problemas futuros;
Escada: dificuldades pela frente;
Espiral: pessoa querida poderá estar pensando em você;
Estrela: felicidade em todos os setores;
Ferradura: sinal de ganhos inesperados;
Flecha: notícias novas chegarão; se houver pontos em volta, são sinais de más notícias financeiras;
Folha: período de esfriamento amoroso;
Garrafa: consultante é muito dependente no setor afetivo;
Linhas curvas: indicam dificuldades futuras;
Linhas paralelas: indicam que seus caminhos estão abertos para a prosperidade;
Linhas retas: são sinal de determinação;
Lua: romance em breve;
Macaco: sinal de que a fase é favorável para aplicar dinheiro;
Montes: sucesso profissional;
Nota musical: grande felicidade ao lado de amigos;
Ovos: consultante está sendo traído;
Ponte: viagens agradáveis;
Pontos: representam dinheiro que pode vir de herança ou aumento de salário;
Porta: oportunidades futuras;
Prédio: problemas com dinheiro;
Quadrado: momentos de insatisfação e solidão no futuro;
Sol: sorte e felicidade;
Traços: são o indício de um novo projeto que se aproxima;
Trem: pessoa querida pode chegar;
Trevo: prosperidade na vida em geral;
Triângulo: indica grande sorte no amor com um novo relacionamento;
Vela: fim de um romance.

DEFINIÇÃO DE BARISTA
Barista é o profissional tecnicamente habilitado para preparar e servir café e bebidas a base de café, sendo o Espresso o seu principal objetivo.

Como pedir "um café" em vários lugares do mundo
Alemanha
KAFFEE
França
CAFE
Iraque
QAHWA
China
KAFEI
Grécia
KAFES
Israel
KAVAH, KAFFEE
Dinamarca
KAFFE
Havaí
KOPI
Itália
CAFFE
Egito
MASBOUT
Holanda
KOFFIE
Rússia
KOFE
Espanha
CAFÉ
Hungria
KAVE
Tailândia
KAFE
Finlândia
KAHVI
Inglaterra
COFFEE
Turquia
KAHVE
Noruega
KAFFE
Croácia
KAVA

Dose ideal de café para consumo diário
Consumo de Café Início da Manhã Meio da Manhã Início da Tarde Meio da tarde
Até 10 anos 50ml 50ml 50ml 50ml
10 a 15 anos 100ml 50ml 100ml 100ml
15 a 20 anos 100ml 100ml 100ml 100ml
20 a 60 anos 150ml 150ml 150ml 150ml
Acima dos 60 anos 150ml 50ml 100ml 50ml

CLASSIFICAÇÃO DO CAFÉ
A classificação de um café é feita por profissional especializado, denominado “classificador e degustador de café”, o qual define todos os itens qualitativos dos grãos. Este procedimento é realizado por meio de uma amostra que representa um lote de café, que obedece ao rigoroso critério que prevê que os grãos são colhidos, preparados e armazenados em seu local de origem.
Esta porção representativa do lote é enviada para o classificador e degustador de café, que, por sua vez, a examina, definindo todos os itens que caracterizam sua qualidade:

Bebida: mole, duro, riado, rio. Além da bebida, ainda são classificados o gosto, a acidez, o corpo, a doçura, o amargor, entre outros itens;
Torra(aparência): ótima; boa; regular; fraca.
Torra (cor): clara; média; escura;
Tipo: 2 até 8 (Tabela COB – Classificação Oficial Brasileira);
Peneira: 8 até a 19 (chata); 8 a 12 (moka). Os números são a definição do tamanho do grão;
Cor: verdes, esverdeados, claros e amarelos;
Aspecto: ótimo; bom; regular; fraco;
Safra: ano de produção;
Origem: região onde foi produzido;
Espécie: arábica e robusta (conilon).

Qual é o blend ideal para o expresso?
A base precisa ser um café doce; a mistura deve conter alguns grãos mais ácidos, provenientes de altitudes elevadas. O equilíbrio é crucial. A acidez atribui vivacidade e emoção à bebida - não estou falando do gosto amargo do café que foi colhido antes de amadurecer. O arábica brasileiro fornece boa base, pois não é ácido. Por isso costuma ser muito apreciado e usado pelos italianos, os maiores entusiastas de expresso do mundo. Temperam-no com grãos ácidos cultivados na América Central e África.

Como identificar um bom expresso?
O equilíbrio é importante. Não pode ser ácido demais, nem muito doce e não deve ter um final amargo. A qualidade está na harmonia entre aroma, corpo, acidez, sabor e retrogosto.

MEMÓRIA
Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas idosas que bebiam uma xícara de café convencional antes de se submeterem a um teste de memória obtinham melhores resultados do que pessoas da mesma idade que optavam por sucos naturais. De acordo com os pesquisadores, produtos ou atitudes que reforçam os níveis de energia do corpo, como o próprio café ou uma sesta durante a tarde ou até um passeio, podem melhorar a memória. Outros aspecto interessante da pesquisa revela que tal fato pode não se aplicar a pessoas que não sejam consumidoras regulares de café.

RECEITAS

Café com sorvete
Ingredientes:
1/4 xícara (chá) de café forte
2 1/2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de sorvete de baunilha ou de chocolate
Modo de preparo:
Misture o café, o açúcar e o leite e divida o líquido em 2 copos grandes. Coloque 3 colheres (sopa) sorvete em cada copo, misture e sirva com canudinhos.

Refresco de café
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher de café
Gelo picadinho
Modo de preparo:
Colocar no liquidificador o leite condensado com a mesma medida de água e o café. Bater bem, distribuir os gelos em copos altos (long drink) e despejar a mistura de café, sirva a seguir.

Tangerina Coffee
Ingredientes:
300 ml de café bem quente
2 colheres (sopa) de licor de laranja
2 colheres (sopa) de creme de leite batido (chantilly)
4 gomos de tangerina
tiras de casca de tangerina
açúcar a gosto
Modo de preparo:
Coloque o café em duas taças. Junte uma colher de licor em cada uma. Adoce a gosto. Cubra com o chantilly. Decore com as tiras de casca e os gomos de tangerina. Sirva imediatamente.

Pudim de café
Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
2 latas (medida do leite condensado) de leite
3 ovos
4 colheres de café bem forte
1 xícara de chocolate em pó solúvel

Modo de preparo:
Caramelize uma forma para pudim com 1 xícara (chá) de açúcar. Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado, o café, o chocolate em pó, o leite e despeje na forma. Tampe com papel laminado e cozinhe em banho-maria por 1 hora e meia. Deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva bem gelado.
Mousse de Café
Ingredientes:
5 ovos separados
4 colheres (sopa) de açúcar
200 g de chocolate meio amargo picado
100 g de manteiga ou margarina
1 xícara (café) de café bem forte
2 colheres de rum
Modo de preparo:
Coloque as gemas e o açúcar na batedeira e bata até que cresçam. Junte em outra tigela o chocolate, o café, a manteiga e o rum e leve ao fogo em banho-maria para que derretam. Misture com uma espátula e incorpore às gemas batidas. Misture bem. Bata as claras em neve bem firme. Junte delicadamente ao creme de chocolate. Distribua o mousse em taças individuais e leve a geladeira por 4 horas, decore com grãos de café torrados.

BEBIDAS:

BATIDA RUSSA
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de vodka
700 ml de café frio e forte
Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

CAFÉ AFRICANO
Ingredientes:
400 ml de café bem forte
1 lata de leite condensado
100 ml de Licor de Café
gelo
Modo de Preparo:
Coloque o café, o leite condensado e o licor em uma coqueteleira, tampe e misture bem. Sirva em copos altos com cubos de gelo.

CAFÉ HOT BRANDIED
Ingredientes:
1 colher (de chá) de açúcar.
1 colher (de chá) de chocolate em pó.
1/2 dose de conhaque.
1 Café espresso.
Creme chantilly.
Modo de Preparo:
No "shaker" misture o café, o conhaque e o chocolate. Coloque em copo especial para café e cubra com chantilly.

CAFÉ IRLANDÊS
Ingredientes:
1 colher (de chá) de açúcar.
1/2 dose de uísque.
1 Café espresso.
Creme chantilly.
Modo de Preparo:
No "skaker" misture o whisky, o café quente e o açúcar. Coloque em copo especial para café (com pé) acrescentado chantilly por cima, não necessitando misturar novamente.

CAFÉ PARIS
Ingredientes:
1/2 copo de café com leite gelado.
Açúcar a gosto.
2 bolas de sorvete de creme.
1/2 dose de licor de cacau.
1 cravo.
Creme chantilly.
Canela.
Cereja.
Modo de Preparo:
No "shaker" bata o café com leite e o açúcar. Acrescente o cravo e deixe descansar para que a bebida absorva o sabor do cravo. Coloque num copo Long Drink e acrescente o licor e o sorvete de creme misturando com cuidado. Cubra com chantilly, polvilhe canela por cima e enfeite com a cereja.

CAFÉ VIENENSE
1 colher (de chá) de açúcar.
1 colher (de chá) de chocolate em pó.
1/2 dose de creme de leite.
1 Café espresso.
Creme Chantilly.
Canela em pó.
Modo de Preparo:
No "shaker" misture o creme de leite, o açúcar e o chocolate me pó até formar um creme homogêneo. Coloque esse creme num copo long drink e adicione o café aos poucos. Cubra com chantilly salpicando canela em pó.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY