BISSEXUALIDADE




Definição:
Bissexual é aquele(a) que sente atração física, emocional ou espiritual por pessoas de ambos os sexos.

Em geral, há incidências específicas de preconceito contra pessoas bissexuais partindo tanto de "certos" homossexuais quanto de "certos" heterossexuais.

A bifobia se dá quando pessoas consideram a bissexualidade um meio-termo confortável entre a heterossexualidade estabelecida e a identidade homossexual pela qual lutam por estabelecer.

Nos dias de hoje têm sido comum o uso do termo queer na denominação tanto de pessoas bissexuais como homossexuais numa tentativa de fugir do dualismo e subcategorização humana, englobando num único termo as pessoas que possuem uma orientação sexual divergente da heterossexualidade dominante.

Em termos históricos, o comportamento bissexual foi aceito e encorajado em determinadas sociedades antigas,como na Grécia, e em determinadas nações do Médio Oriente.

Para os bissexuais a sexualidade é composta não por duas alternativas únicas, a heterossexualidade e a homossexualidade, mas por um espectro de interesses e comportamentos sexuais, que tem as duas opções como extremos.E isto nada tem a ver com promíscuidade,pois esta atitude independe da opção sexual, e sim do caráter,trata-se de não se limitar ao sexo de quem lhe atrai e sim a pessoa que lhe atrai.

O mais famoso defensor da bissexualidade humana, foi o pai da psicanálise Sigmund Freud, que dizia que todos nascem com plena possibilidade de ser bi, mas são as experiências e a relação com a sociedade que vão moldando a sexualidade humana.

No tocante ao preconceito, o bissexual sofrem mas que os homossexuais,pois estes sofrem preconceitos só de héterossexuais enquanto o Bi sofre de ambos.

Muitos homens não assumem sua bissexualidade.
Para negar seu desejo homossexual eles preferem se colocar na posição de modernos, liberais. E com esta nova onda mercadológica de metrossexual, muitos jovens gays e bissexuais de classe média alta passam a assumir esta sigla como anteparo para não dar visibilidade a sua verdadeira orientação sexual.

A partir dos anos 90 a bissexualidade ficou em voga,o que em vez de ajudar os bi's a se assumirem como tal,fez com que um modismo fosse criado,dando margem para a deturpação desta opção sexual.

Estudo mostra que metade das pessoas eram bissexuais na década de 50 Kinsey, um estudioso da sexualidade humana, nos ajudou a entender os mecanismos da bissexualidade tanto de homens como de mulheres em Sexual behavior in the human male (1948) e Sexual behavior in the human female (1953), demonstrando através da escala Kinsey que avaliava o desejo, ou seja a orientação afetivo-sexual. Na década de 50, segundo essa escala, 46% dos entrevistados eram exclusivamente heterossexuais, 4% exclusivamente homossexuais e 50% não se apresentavam exclusivamente nem homo e nem heterossexuais, mas bissexuais.
Independente dele estar certo ou não...

Fica como dica para os que quiserem entender melhor sobre este grande estudioso da sexualidade humana, o filme Kinsey: vamos falar de sexo.

Respeito é obrigatório, em um mundo tão grande e repleto de diferenças de todos os gêneros como o nosso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thales Pan Chacon, Caíque Ferreira, Cláudia Magno e Lauro Corona: Saudades

SIGNOS EM SEX

PLAYBOY