RODOLFO VALENTINO
Rodolfo Valentino, nascido Rodolfo Alfonso Raffaello Piero Filiberto Guglielmi Di Valentina d'Antonguolla,(Castellaneta, 6 de maio de 1895 — Nova Iorque, 23 de agosto de 1926) foi um ator italiano radicado nos Estados Unidos.
Foi o primeiro símbolo sexual do cinema. É considerado o grande "latin lover" do cinema mudo.
Rodolfo possuia uma imaginação fora do comum, era mau aluno e desafiava os professores.
Com quinze anos, tentou inscrever-se numa academia militar, mas foi recusado porque o seu volume pulmonar era pequeno.
Acabou por se diplomar em Agronomia mas, por morar muitos anos na França, tornou-se dançarino.
No Natal de 1913, partiu para os Estados Unidos. Em pouco tempo esgotou as suas economias, conhecendo a pobreza e sobrevivendo graças a pequenos trabalhos, como jardineiro, lavador de pratos e dançarino de salão.
Se destacava como dançarino por sua interpretação do tango argentino.
Em 1921, aos 26 anos, sua fotogenia e habilidade como dançarino lhe garantiram um lugar no elenco de "The Four Horsemen of the Apocalypse"(Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse).Imediatamente transformou-se em astro.
Também em 1921, fez "The Sheik" (O sheik), seu maior sucesso, seguido por outros dramas românticos, como "Blood and Sand" (Sangue e areia)de 1922 e "The Eagle" (A águia)de 1925.
Rodolfo causava um impacto sedutor colossal.
Seu magnetismo e erotismo, fascinava as mulheres e atiçava o ciúme dos homens.Mas mesmo assim, como aparecia cada vez mais maquiado nos filmes,foi acusado de feminilizar a imagem do homem americano.
Chegou a desafiar para um combate de boxe o crítico de um jornal de Chicago...
As biografias o apontam como bissexual.
Rodolfo era adulado pelas mulheres, rejeitado pelos críticos de arte, e considerado por muitos, um ator de poucos recursos (talvez ele tivesse crescido como ator se tivesse vivido mais).
Casou-se três vezes, mas vivia às turras com sua terceira esposa, Natasha Rambova (lésbica assumida) o que dava muito assunto para os colunistas da época.
Existem especulações de que ele teria vivido romances com o jornalista André Daveen e o ator Ramon Navarro. Dizem ainda, que sua maior tristeza foi não ter conquistado Carlos Gardel.
Em 1926 fez "The Son of the Sheik" (O filho do sheik), que seria seu último filme.
Sua precoce morte, ocorrida repentinamente (Caiu fulminado durante um passeio por Manhattan) após uma cirurgia de úlcera, causou manifestações de histeria, suicídios e grandes tumultos. Tinha 31 anos de idade.
Antes de sua morte Rodolfo Valentino andava falando que ia se casar com a atriz Pola Negri.
Rodolfo teve um longo caso com a dançarina Peggy Scott. E esta se suicidou ao saber de sua morte.
Seu funeral foi seguido por mais de 100 mil pessoas.
Após 10 anos de sua morte, ainda chegavam correspondências para ele no estúdio.
Comentários