CAVIAR E FOIE GRAS




CAVIAR
As ovas do esturjão resultam no melhor caviar do mundo. Essas ovas, ao lado da trufa e do "foie gras", constituem o símbolo máximo da alta gastronomia.
Uma pitada do caviar Beluga é um oceano de sensações e, por isso, deve ser degustado puro. Deve-se consumi-lo mediante o uso de colher de marfim ou madrepérola, para "evitar interferência no sabor da iguaria". Como acompanhamento, um copo de vodca gelada é imprescindível. Essa bebida derrete a gordura das ovas, dizem os amantes do Beluga.
O esturjão é um dos mais antigos animais do globo, com cerca de 200 milhões de anos. Os principais países produtores são o Irã e a Rússia, no Mar Cáspio. Eles respondem por 90% da produção mundial de esturjão.
O Beluga é uma das espécies do esturjão. A fêmea do beluga pode pesar mais de uma tonelada e carregar facilmente mais de 10 milhões de ovas. Mas a pesca desenfreada não permite ao peixe alcançar esse peso. Nos últimos anos, o peso máximo tem chegado a 400 quilos.
Na região do Mar Cáspio, existem três tipos de caviar: o Beluga, sabor exclusivo, com ovas maiores e negras; o Osetra, com tamanho médio e cor dourada; e o Sevruga, o menor e o mais barato de todos, com uma coloração acinzentada.
O caviar Beluga custa US$ 3 mil o quilo. Mas no mercado negro pode ser encontrado por US$ 55,00. Em 2002, os EUA compraram 3 mil quilos de beluga, 80% a mais das cotas legais de exportação. As Nações Unidas estipulam as cotas de exportação para evitar a pesca predatória e a extinção da espécie. Porém o contrabando é uma praga difícil de eliminar.
FOIE GRAS
O "foie gras" (fígado gordo) é uma iguaria finíssima, a ser servida no início de uma refeição, acompanhada tão somente do pão.
É o fígado de gansos ("oie"), forma mais requintada, ou de patos ("canard") criados em cativeiro, alimentados com milho.
O método de engorda aumenta drasticamente o tamanho do fígado: o peso médio de um fígado de pato varia entre 300 a 400 gramas, e o de ganso, entre 700 a 900 gramas. O fígado de pato possui uma cor ligeiramente mais escura e sabor mais pronunciado.
Os patês de "foie gras" mais apreciados provêm dos gansos criados na Alsácia e no Sudoeste da França, e os mais cobiçados são os "foi gras aux truffes" (fígado gordo com trufas).
Apesar de no começo do texto ter dito que a Trufa,o Caviar e o Foie Gras constituem o símbolo máximo da alta gastronomia.
Eu só recomendo as trufas.Pois apesar dos três possuirem sabores divinos,a forma como o Caviar e o Foie Gras são obtidos são de cortar o coração,devido ao sofrimento pelo qual passam os animais.
YES TRUFAS.NO CAVIAR & FOIE GRAS
Comentários